Avaliação de Metodologia Científica

AVALIAÇÃO BIMESTRAL
1.       Elabore um conceito para definir Metodologia Científica. 1.0
2.       Comente com suas próprias palavras sobre o sentido da pesquisa na construção do conhecimento. 2.0
3.       Quais são os tipos de conhecimento? Explique-os. 2.0
4.       Comente sobre os seguintes métodos: dialética, positivismo e fenomenologia. 2.0
5.       Faça uma síntese do texto: Métodos e técnicas de pesquisa (conforme indicado na aula anterior) expondo os tipos de pesquisa e técnicas. 3.0

1-      É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática.

2-      Pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem por objetivo gerar novos conhecimentos ou refutá-los, constituindo-se num processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza, quanto da sociedade, na qual esta se desenvolve.

3-      Tem vários tipos de conhecimento como o conhecimento empírico ou senso comum que é o conhecimento adquirido por ações não planejadas como, por exemplo, uma chave esta emperrada na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir um jeito de girar a chave sem emperrar. Outro tipo de conhecimento é o filosófico que é fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência como, por exemplo, “o homem é a ponte entre o animal e o além-homem”(Friedrich Nietzsche). Mais um conhecimento é o teológico que é revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmada ou negada. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo, como exemplo, acreditar que alguém foi curado por milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espíritos; acreditar em Cristo; acreditar em Buda e assim entre outros. Mais um tipo de conhecimento é o científico que é o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia cientifica. Pode-se então dizer que o conhecimento científico é racional e objetivo, atém-se aos fatos, transcende aos fatos, é analítico, requer exatidão e clareza, é comunicável, depende de investigação metódica, busca e aplica leis, é explicável, pode fazer predições, é aberto e é útil, como por exemplo, descobrir uma vacina que evite uma doença.

4-      Dialética: Dialética era, na Grécia Antiga, a arte do diálogo, da contraposição e contradição de ideias que leva a outras ideias. Aos poucos, passou a ser a arte de, no diálogo, demonstrar uma tese por meio de uma argumentação capaz de definir e distinguir claramente os conceitos envolvidos na discussão. Aristóteles considerava Zênon de Eléa, o fundador da dialética, outros consideraram Sócrates. A dialética alcançou reais dimensões nos tempos atuais na filosofia Hegeliana, do alemão Hegel.
Positivismo: abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética. Para Comte, o método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal.
Fenomenologia: O método fenomenológico se define como uma volta às coisas mesmas, isto é, aos fenómenos, aquilo que aparece à consciência, que se dá como objeto intencional. A Fenomenologia trata de descrever, compreender e interpretar os fenómenos que se apresentam à percepção. Propõe a extinção da separação entre "sujeito" e "objeto", opondo-se ao pensamento positivista do século XIX. Seu objetivo é chegar à intuição das essências, isto é, ao conteúdo inteligível e ideal dos fenómenos, captado de forma imediata.
5.  Quando se propõe a aprender sobrepondo o conhecimento, disponível nos livros, periódicos, dissertações e tese, e predispõe a buscar esse conhecimento a partir de problemas oriundos da prática cotidiana, valorizando as experiências existentes e necessárias métodos e técnicas que levam criteriosamente a resolver os problemas, frutos das necessidades enquanto profissionais das diversas áreas do conhecimento.
Almeida Júnior falar que os métodos são caminhos para orientar seu trabalho acadêmico para um saber sempre mais, para uma incorporação rica de informações, a fim de que, no domínio desse conhecimento, possa pensar globalmente a realidade e analisá-la com rigor e críticas.
É pertinente q a pesquisa científica esteja alicerçada pelo método e pela metodologia, o que significa elucidar a capacidade de observar, selecionar e organizar cientificamente os caminhos que devem ser percorridos para que a investigação se concretize.
O método pressupõe regras, tendo por objetivo normatizar e definir os procedimentos científicos.
Pádua diz que foi através do método que a ciência se propôs a construir um conhecimento sistemático, sendo necessária uma visão multidimensional do fenômeno humano.
Metodologia é a ciência dos caminhos a seguir e/ou uma doutrina filosófica que estuda as técnicas de pesquisa próprias de um determinado campo de saber.
A metodologia definida possibilita só pesquisador a identificar o tipo de estudo a ser realizado. Dentre os diversos tipos de estudo, se aborda a seguir, a título de ilustração a pesquisa bibliográfica, descritiva, histórica oral e experimental.
A pesquisa bibliográfica é uma investigação e promove o contato  do pesquisador com tudo o que já foi produzido na área de interesse. Prevê o levantamento das obras, principalmente livros e artigos científicos, fundamentais para o estudo em questão, a partir das palavras-chave elencadas como representantes do assunto.
Gil salienta que há vantagem neste tipo de pesquisa, pois considera que ela permite a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente.
Severino diz que esse tipo de pesquisa deve seguir cinco etapas como a análise textual, que prepara o texto, a análise temática que é a compreensão da mensagem do autor, a análise interpretativa que interpreta a mensagem do autor a partir da situação filosófica e influencias, a problemática que faz levantamento e discussões de problemas relacionados com a mensagem do autor e, por fim a síntese que reelabora a mensagem com base na reflexão pessoal.
A pesquisa descritiva esta interessada em descobrir e observar fenômenos, procurando descrevê-los, classificá-los e interpretá-los.
Na pesquisa descritiva, o pesquisador está interessado em conhecer a realidade, sem num primeiro momento interferir para modificá-la.
Há diversas formas de pesquisa descritiva e dentre elas pode aparecer a pesquisa documental que se assemelha à pesquisa bibliográfica, tendo como único diferencial o tipo de fonte pesquisada, a pesquisa de opinião que procura atitudes, pontos de vista e preferências que têm as pessoas a respeito de algum tema ou problema, e por fim o estudo de caso que prevê a descrição exaustiva de um determinado fenômeno.
Pesquisa em história oral é um tipo de pesquisa que valoriza, além dos dados escritos, os relatos orais, enfatizando a importância da memória e dos fatos contados a partir da mesma.
Ferreira diz que um dos objetos da história é oral, é preencher as lacunas deixadas pelas fontes escritas.
Dentre as formas em que se apresenta a história oral temos a história de vida que é um relato de um narrador sobre sua existência através dos tempos, tentando reconstruir os acontecimentos que vivenciou e transmitir a existência que adquiriu, e os depoimentos pessoais que está intimamente ligada à técnica de história de vida, e deve ser utilizada quando o pesquisador quer atingir um lapso de tempo mais reduzido, mais localizado.
Nesse tipo de pesquisa é solidificado que o pesquisador tenha um contato direto com o sujeito a serem investigados, e que possam os mesmos relatar livremente sobre sua vida.
A pesquisa experimental promove o conhecimento do fenômeno estudado a partir das causas e modos que o mesmo é reproduzido.
Gil, Rudio e tantos outros falam que um estudo reconhecido como pesquisa experimental pode apresentar como característica o estudo da relação entre fenômenos, como objetivo de saber se um é causa do outro. Propõe-se a admitir ou não vê racionalidade das hipóteses anteriormente levantadas. Prevê que o universo da pesquisa seja composto por dois grupos com característica semelhantes, sendo um denominado experimenta e o outro controle. Prevê que os grupos recebam tratamentos diversos, mas com acompanhamentos semelhantes. E por fim em função da comparação entre dois grupos, é necessário um tratamento estatístico complexo.
A técnica está associada aos instrumentos que vão auxiliar a busca dos resultados, ela define os procedimentos empregados pelo pesquisador para ao problema estabelecido.
Como exemplo de técnica, o questionário que é preciso considerar o fim e o propósito a ser alcançado, selecionando questões                que efetivamente representante o objetivo da investigação que acompanha a pergunta de fato, que são as que têm relação com o perfil do participante, a pergunta de ação é as que estão relacionadas ao comportamento e ações do presente e do passado, as perguntas de opinião elas são as que focam a opinião dos participantes em relação a um assunto, e a pergunta de intenção que é o relativo só futuro, buscando identificar as ações.
O questionário pode ser aplicado de duas formas, através do contato direito ou ser enviado pelo correio.
O formulário que se caracteriza por designar um rol de questões que são perguntadas e anotadas por um entrevistador, numa situação de face a face com o entrevistado. Constitui-se de perguntas fechadas, sendo mais adequadas à quantificação por serem mais fáceis de codificar e tabular.
Como desvantagem oferece menos liberdade de resposta e, se tem um risco de distorções, pela influência do aplicador, se tem menos tempo para responder às perguntas e mais demorado por ter que ser aplicado a uma pessoa de cada vez.
Outra usada é a de observação que é uma técnica de dados no campo, que tem por objetivo conseguir informações de determinados aspectos da realidade. Apenas ver e ouvir não são suficientes para que a investigação ocorra, mas também é preciso examinar com rigor os fatos ou fenômenos que estão sendo estudados.
E para concluir existe também a técnica de entrevista que pode ser a principal fonte de coleta de dados ou ser parte de outras formas de buscar as informações necessárias, permitindo tratar de temas complexos que dificilmente poderiam ser investigados adequadamente através de questionamentos ou outras formas de coleta.
Em geral utiliza-se um gravador para transição posterior, sendo necessária a autorização do entrevistado. As entrevistas podem ser estruturadas, semi-estruturadas, não-estruturadas ou mistas.

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