Eu sou um filosofo: Passos para a filosofia, uma descoberta

Ao me depara com a revista veja, foliei-a e achei uma imagem interessante e intrigante, um senhor bem vestido que exemplificando o coloquei como um patão, olhando para baixo, outro vestido numa roupa social também olhando para baixo, outra pessoa vestida normal que olha para baixo e por fim uma pessoa menor que olha para cima.
Olhado para a imagem a primeiro momento achei como qualquer outra, mas olhando de um ângulo crítico imaginei como uma forma de opressão, nos dias de hoje o que tem mais poder manda mais, é como se fosse uma pirâmide, o de cima manda no de baixo e assim vai. O menor que esta sendo oprimido, senti-se mais cobrado, como se todo mundo fosse melhor que ele.
Ai vem a questão, o porquê a sociedade impõe, o porquê a sociedade cria essa “pirâmide” social?
Muitos podem pensar que, o que ela impõe faz parte de fazer parte dessa sociedade, mas para que essa sociedade que impõe não impor, cada um tem que fazer a sua parte. Analisando a imagem novamente, pode ser olhado de outra forma, se a primeira pessoa não tivesse sido imposta talvez não tivesse imposto e assim sucessivamente e a “pirâmide” não existiria.

Assim todo mundo respeita todo mundo e viveremos realmente em uma sociedade social, onde todos, respeitam, amam e vivem de verdade o livre arbítrio de cada um.

Comentários