Fichamento da República de Platão - Livro 8

Livro VIII. A república de Platão
Os tipos de governo
·         Concordamos então, Glauco, que, na cidade que quiser ser administrada na perfeição, haverá comunidade das mulheres, comunidades dos filhos e de toda a educação, e do mesmo modo comunidade de ocupações na guerra e na paz, e que dentre eles serão soberanos aqueles que mais se distinguiram na filosofia e na guerra. Pg239-N543
·         Depois de teres tratado da cidade em termos aproximadamente iguais aos presentes, dizias que terias na conta de boa uma cidade que se lhe assemelhasse, apesar de, ao que parece, seres capaz de nos falar de uma cidade e de um homem ainda mais belos. Pg239-N543
·         Desejo saber quais são essas quatro formas de governo a que te referes. Pg240-N543
·         A constituição, tão elogiada por muita gente, de Creta, e da Lacedemônia; a segunda, é também elogiada em segundo lugar, a chamada oligarquia, que é um estado repleto de males sem conta; a seguir vem aquela que lhe é oposta, a democracia; e a altaneira tirania, antagônica a todas estas, que é a quarta e última das enfermidades do Estado. Pg240-N544
·         Tudo o que nasce está sujeito à corrupção, nem uma constituição como essa permanecerá para sempre, mas há de dissolver-se. Pg241-N546
·         Ora, quando à fecundidade e esterilidade da vossa raça. Os que educastes para serem chefes da cidade, por mais sábios que sejam, não conseguirão nada pelo seu poder de observação e de cálculo, mas deixarão escapar essas ocasiões, e gerarão filhos quando não devem pg242-N546
·         Há uma característica evidente, devido a ser governada por um exaltado, que é a ambição e o gosto das honras. Pg244-N548
·         Tem de ser forçosamente mais confiante e mais avesso às Musas; embora dado a ouvir discursos, nada tem de orador. Pg244-N549
·         Que forma de governo entende por oligarquia? A forma baseada no recenseamento da propriedade, em que os ricos são soberanos e os pobres não participam do governo. Pg246-N550
·         Portanto, em vez de ambiciosos e desejosos de honrarias, acabam por tornarem avarentos e apreciadores de dinheiro, e louvam e admiram quem é rico e elevam-no ao poder, ao passo que ao pobre, desprezam-no. Pg247-N551
·         Quando um timocrata tem um filho, a princípio este sente emulação pelo pai e segue as suas pisadas; depois vê que ele embate de súbito contra o Estado, como se fosse um escolho, e que, após ter prodigalizado tanto os seus bens como a si próprio, ou na qualidade de general em campanha, ou de posse de qualquer outro elevado posto, o levaram ao tribunal delatores, e é condenado à morte ou exilado, privado dos seus direitos e de toda a sua fortuna. Pg249-N553
·         Temos de examinar a democracia, ao que parece, qual a forma como se origina, o seu caráter, a fim de que, depois de conhecermos a maneira de ser dessa espécie, o citemos em juízo. Pg251-N555
·         É que, parece-me, os que estão no poder nesse regime, como estão lá devido aos seus muitos haveres, não querem impedir por meio duma lei que os jovens fiquem impunes, para não lhes ser lícito dissipar os seus bens e perdê-los, a fim de adquirirem as suas propriedades e lhes emprestarem a juros, tornando-se mais rico e mais considerados. Pg252-N555
·         Da mesma maneira que um corpo enfermiço lhe basta levar um pequeno impulso externo para ficar doente, e por vez, mesmo sem causa exterior, entra em luta consigo mesmo, assim em Estado que se encontra na mesma situação, por qualquer pretexto, vindo atacantes de fora ajudar a cada um dos partidos, um Estado oligárquico, outro do democrático, adoece e entra na guerra civil; por vez, até a revolta surge sem auxílio do exterior. Pg253-N556
·         A consideração e ausência de qualquer espécie de existência, em ninharias, e desprezo por princípios que enumeramos com veneração, quando construímos a cidade, como aquele segundo o qual, a não ser que se tivesse uma natureza extraordinária, nunca uma pessoa poderia tornar-se um homem de bem, se logo, desde a infância, não brincasse no meio de coisas belas e não dedicasse a todas as atividades dessa qualidade. Pg255-N558
·         O desejo de alimentação é necessário por dois motivos, quer por ser útil, quer pela sua capacidade de evitar que a vida se extinga. Pg256-N559
·         Julgo eu, apoderar-me da acrópole da ama do nobre e de princípios verdadeiros, que são as melhores sentinelas e guardiões da razão nos homens amados pelos deuses. Pg527-N560
·         De que maneira, meu caro companheiro, se origina a tirania? Pois é quase evidente que provém de uma alteração da democracia. Pg259-N562
·         A liberdade é o que ouvirás proclamar num Estado democrático como sendo a coisa mais bela que possuem e que, por isso, quem é livre de nascimento só nesse deve morar. Pg260-N562
·         Quando, ao que me parece, a um Estado democrático, com sede de liberdade, se deparam maus escanções no governo e quando se embriagam com esse vinho sem mistura para além do que convém, então põe-se a castigar os chefes, a não ser que sejam extremamente dóceis e lhe proporcionem grande liberdade, acusando-se de miráveis e oligarcas. Pg260-N562
·         É natural que a tirania não se estabeleça a partir de nenhuma outra forma de governo que não seja a democracia, e, julgo eu, que do cumulo da liberdade é que surge a mais completa e mais selvagem das escravaturas. Pg262-N564
·         Quando vêem o povo, não porque este o deseje, mas por ignorância e iludido pelos caluniadores, a tentar fazer-lhes, então, quer queiram, quer não, tornam-se realmente oligarcas, não por sua vontade, mas porque essa desgraça a originou ainda o zangão, picando-os com o ferrão. 263-N565
·         É, portanto, evidente que, quando a tirania se origina, é da semente deste protetor, e não de outra, que ela germinou. Pg264-N565
·         Quando um homem que tem fortuna e que, devido aos seus bens, pode incorrer na acusação de inimigo do povo, vê tal coisa, então, meu amigo segundo o oráculo dado a Creso, foge ao longo do Hermom pedregoso, não faça à espera, nem se envergonha de parecer covarde. Pg265-N566
·         Se ele suspeitar que alguns deles acalentam pensamentos de liberdade que os afastam da obediência a ele, provocará essa desavença, com o pretexto de os deitar a perder, entregando-os aos inimigos. Por todos estes motivos, um tirano tem sempre necessidade de desencadear guerras. Pg266-N567
·         Mas vem0-lo, parece-me, a percorrer as outras cidades, reunindo multidões, reunindo vozes belas, grandíloquas e persuasivas, para arrastarem os Estados para a tirania e a democracia. Pg267-N568
·         Será exceder as conveniências, se dissermos que já analisamos satisfatoriamente como se dá a transformação da democracia em tirania, e o que ela é, uma vez constituída? É absolutamente satisfatório. Pg268-N569
1. O Declínio da Cidade-Estado;
2. Timocracia;
3. Oligarquia;
4. Aristocracia;

5. Tirania.

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