Fichamento da República de Platão - Livro 7

Livro VII. A república de Platão
A ascensão da Alma
·         Imagina a nossa natureza, relativamente à educação ou à sua falta, de acordo com a seguinte experiência, suponhamos uns homens numa habitação subterrânea em forma de caverna, com uma entrada aberta para a luz, que se estende a todo o comprimento sessa gruta. Pg210-N514
·         Veja também ao longo deste muro homens que transportam toda a espécie de objetos, que o ultrapassam. Pg210-N515
·         De qualquer modo, pessoas nessas condições não pensavam que a realidade fosse senão a sombra dos objetos. Pg211-N515
·         Se alguém o forçasse a olhar para a própria luz, doer-lhe-iam os olhos e voltar-se-ia, para buscar refúgio junto dos objetos para os quais podia olhar, e julgaria ainda que estes eram na verdade mais nítido do que os que lhe mostravam. Pg211-N515
·         Finalmente. Julgo eu, seria capaz de olhar para o Sol e de contemplar, não á a sua imagem na água ou em qualquer outra parte, mas a ele mesmo, no seu lugar. Pg211-N516
·         Temos então de pensar o seguinte sobre esta matéria, se é verdade o que dissemos: a educação não é o que alguns apregoam que ela é. Pg213-N518
·         A educação seria, por conseguinte, arte desse desejo, a maneira mais fácil e mais eficaz de fazer dar a volta a esse órgão, não a de o fazer obter a visão, pois já a tem, uma vez que ele não está na posição correta e não olha para onde deve, dar-lhe os meios para isso. Pg214-N518
·         Se descobrires uma vida melhor do governa, para os que devem governar, podes conseguir um Estado bem administrativo. Pg216-N521
·         A verdade é que convém que vão para o poder aqueles que não estão enamorados dele; caso contrário, os rivais estrarão em combate. Pg216-N521
·         É preciso por tanto, que esta ciência junte a seguinte qualidade àquela que procuramos. Qual? Pg217-N521
·         A de não ser inútil a guerreiros. Pg217-N521
·         Aquela modesta ciência que distingue o um do dois e do três. Refiro-me, em resumo, à ciência dos números e do cálculo. É ela de tal modo que toda a arte e ciência é forçada a ter parte nela. Pg218-N522
·         E pode muito bem ser uma daquelas ciências que procuramos, e que conduzem naturalmente à inteligência, mas de que ninguém se serve corretamente, apesar de ela nos elevar perfeitamente até ao Ser. Pg219-N523
·         A alma de maior parte das pessoas não é forçada a perguntar ao entendimento a coisa é um dedo, porquanto em nenhuma ocasião a vista lhe indicou ao mesmo tempo que um dedo fosse algo de diferente de um dedo. Pg220-N523
·         Seria, portanto, conveniente, caro Glauco, que se determinasse por lei este aprendizado e que se convencessem os cidadãos, que hão de participar dos postos governativos, a dedicarem-se ao cálculo e a aplicarem-se a ele. Pg222-N525
·         Não seria fácil encontrar muitas ciências que proporcionam maior esforço na sua aprendizagem e na sua prática. Pg223-N526
·         Se aplica às questões de guerra, é evidente que nos convém. Pg223-N526
·         Se tem em vista o conhecimento do que existe sempre, e não do que a certa altura se gera ou se destrói. Pg224-N527
·         Portanto, meu caro, serviria para atrair a alma para a verdade e produzir o pensamento filosófico, que leva a começar a voltar o espírito para as alturas e não para baixo, como agora fazemos, sem dever. Pg224-N527
·         É de uma generosa audácia, me parece, a tua maneira de abordar o estudo das coisas celestes. Pg226-N529
·         Devemos servir-nos, portanto, dos ornamentos celestes, como exemplo, para o estudo das coisas invencíveis, tal como se alguém encontrasse desenhos feitos por Dédalo ou qualquer outro artista ou pintos, delineados e elaborados a forma excepcional. Pg227-N529
·         Que não tentem jamais que os nossos educadores aprendam qualquer estudo imperfeito e que não vá dar ao ponto onde tudo deve dar, como dizíamos há pouco a propósito da astronomia. Pg228-N530
·         O método da dialética é o único que procede, por meio da destruição das hipóteses, a caminho do autêntico princípio, a fim de tornar seguros os seus resultados, e que realmente arrasta aos poucos os olhos da alma da espécie de lado bárbaro em que está atolada e eleva-os às alturas. Pg230/231-N533
·         De toda a maneira, quero que penses que devem ser essas naturezas que têm de se escolher, devem preferir-se os mais firmes e corajosos e, até onde for possível, os mais formosos; além disso, devem procurar-se não só os de caráter nobre e másculo, mas também as características naturais condizentes como o nosso esquema de educação. Pg232-N353
·         Se formos buscar homens de boa constituição física e intelectual, para os educadores nestes estudos e treinos, a própria justiça não terá nada a censurar-nos, e salvaremos a cidade e a constituição. Pg233-N536
·         Desde criança que devem aplicar-se à ciência do cálculo, da geometria e a todos os estudos que hão de preceder o da dialética, fazendo que não sigam contrafeitos este plano de aprendizado. Pg234-N536
·         A melhor prova para saber se uma natureza é dialética ou não, porque quem for capaz de ter uma vista de conjunto é dialético; quem o não for, não é. Pg234/235-N537
·         Depois de terem refutado muita gente, e, por sua vez, terem sido refutados por vários, caem rapidamente e em toda a força na situação de não acreditarem nada do que dantes acreditavam. Pg237-N539
·         Ao passo que quem é mais velho não quererá participar desta loucura, imitará o que quer discutir para indagar da verdade, de preferência àquela que se entretém a contradizer, pelo gosto de se divertir; ele mesmo será mais comedido e tornará a sua atividade mais honrada, em vez de mais desconsiderada. Pg237-N539
·         Todos aqueles que tenham ultrapassado os dez anos, nas cidade, a esses mandá-los-ão todos para os campos; tomarão conta dos filhos deles, levando-os para longe dos costumes atuais, que os pais também têm, criá-los-ão segundo a sua maneira se ser e as suas leis, que são as que já analisamos. Pg238-N541
·         Não será já bastante a nossa discussão acerca desta cidade e do homem semelhante a ela? Pois também é evidente de que maneira determinaremos que seja. Pg238-N541
·         É evidente. E, conforme a tua pergunta, parece-me que atingimos o termo da discussão. Pg238-N541
1. A Ideia do Bem;
2. Educação dos filósofos;
3. Efeitos da ‘transcendência divinal’ na ordenação da alma;

4. A alegoria da Caverna.

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