Fichamento da República de Platão - Livro 3

Livro III. A república de Platão
O ideal politico
·         A alma evola-se dos seus membros para a mansão do Hades, gemendo a sua sorte, ao deixar a força da juventude. Pg75-N386
·         Como o fumo, a alma partira para debaixo da terra, solando um pequeno grito. Pg75-N387
·         Quanto mais poético, menos devem ser ouvidas por crianças e por homens que devem ser livres, e temer a escravatura mais do que a morte. Pg75-N387
·         Nós afirmamos que o homem honesto não considera terrível a morte de outro honesto, de quem é companheiro. Pg76-N387
·         Logo, não o lamentaria como se tivesse acontecido uma desgraça? Pg76-N387
·         Não devem ser amigos de rir; portanto quase sempre que alguém se entrega a um riso violento, tal farto causa-lhe uma mudança também violenta. Pg78-N389
·         Deve ter-se em alto apreço a verdade. Se, se fato, dissemos bem há pouco, se na realidade, a mentira é inútil aos deuses, mas útil aos homens sob forma de remédio, é evidente que tal remédio se deve dar aos médicos, mas os particulares não devem os tocar-lhe. Pg78-N389
·         Quando são descritos ou executados atos de firmeza antes todos os perigos, por homens ilustres, isso deve ver-se e ouvir-se, como quando “batendo no peito, censurou o seu coração: aguenta, coração, que já sofreste bem por. Pg80-N390
·         Se deve consentir que os guerreiros recebam presentes, nem que sejam ambiciosos. Pg81-N390
·         É impossível que o mal venha dos deuses. Pg82-N391
·         Motivos por que deve pôr termos a semelhantes históricos, não vão eles desencadear nossos jovens uma propensão para o mal. Pg82-N392
·         O homem que julgo moderado, quando, na sua narrativa, chagar à contar um dito ou feito de uma pessoa de bem, quererá exprimir-se como se fosse o próprio, e não envergonhará dessa imitação. Pg88-N396
·         A forma mista tem o seu encanto, e é muito mais aprazível para crianças e preceptores e para a multidão em geral a inversa da que tu preferes. Pg89-N397
·         És capaz de dizer que a melodia se compõe de três elementos: as palavras, a harmonia e ritmo. Pg90-N398
·         Não teremos de sustentar artífices para fabricar harpas, trígonos, e toda a espécie de instrumentos de muitas cordas e de muitas harmonias. Pg91-N399
·         Não sei que hei de dizer! Que existem três espécies dessas, tal como há quatro tons, a partir das quais se entretecem todas as harmonias, é coisa que podei afirmar, por a ter observado; mas que espécie de vida imita cada um, não sei dizê-lo. Pg92-N400
·         O bom e o mau ritmo seguem, imitando-o aquele, o estilo bom, este o inverso; e do mesmo  modo sucede com a boa e má harmonia, se o ritmo e a harmonia se adaptam à palavra, como há pouco se disse, e não a palavra a esses. Pg93-N400
·         A boa qualidade do discurso, da harmonia, e da graça e do ritmo depende da qualidade do caráter, não daquele a que, sendo debilidade de espirito, chamamos familiarmente ingenuidade, mas da inteligência que verdadeiramente modela o caráter na bondade e na beleza. Pg93-N400
·         O ritmo e a harmonia penetram mais fundo na alma e afetam na mais forte, trazendo consigo a perfeição, e tornando aquela perfeita, se se tiver sido educado. Pg94-N401
·         Quem fizer convergir, intimamente, na sua alma, boas disposições, que, no seu aspecto externo, condigam e se harmonizem com aquelas, por participarem do mesmo modelo, tal pessoa será a mais bela visão para quem poder contempla-la. Pg95-N402
·         É na ginástica que se devem educar os jovens. Pg96-N403
·         A alma boa, pela sua excelência, permite o corpo ser o melhor possível. Pg96-N403
·         A ginastica é simples, e acima de tudo a dos guerreiros. Pg97-N404
·         A simplicidade na música gera a temperança na alma, e a ginastica, a saúde no corpo. Pg98-N404
·         Quando se tem com que viver, se pratica a virtude. Pg100-N407
·         Tudo o que mais o impede é esse excessivo cuidado com o corpo, que ultrapassa o regime físico saudável. Pg101-N407
·         O corpo não se trata por meio do corpo, pois não seria possível que eles fossem ou se tornassem doentes, mas o corpo por meio da alma, à qual, se já estiver ou ficar doente, não é possível tratar com êxito seja do que for. Pg102-N408
·         O bom juiz não deve ser novo, mas idoso, tendo aprendido tarde o que é a justiça, tendo-se apercebido dela sem a ter alojado na sua própria alma, mas tendo-a observado como coisa alheia nos outros, durante muito tempo, para que, servindo-se do saber, e não da experiência própria, compreende o mal que a ela é. Pg103-N409
·         Os que praticam exclusivamente a ginastica acabam por ficar mais grosseiros do que convém, e os que se dedicam apenas à música tonam-se mais moles do que lhe ficaria bem. Pg104-N410
·         Para estas duas faces da alma, a corajosa e a filosófica, ao que parece, eu diria que a divindade concedeu aos homens duas artes, a música e a ginástica, não para a alma e o corpo, a não ser marginalmente, mas para aquelas faces, a fim de que se harmonizem uma com a outra, retesando-se ou afrouxando até onde lhe conviver. Pg105-N411
·         Uma pessoa se preocupa acima de tudo como aquilo que ama. Pg106-N412
·         Com certeza que amará sobre tudo aquilo que julga vantajoso a si e aos seus interesses, e que, quando corre bem, entende que também lhe traz prosperidade; se não, será o contrario. Pg106-N412
·         Sofreram violência aqueles a quem qualquer desgosto ou sofrimento fez mudar de opinião. Pg107-N413
·         Quem tiver sido sempre posto à prova, na infância, na juventude e na idade viril, e sair dela inalterável, deve ser posto no lugar de chefe e guardião da cidade, devem prestar-se-lhe honrarias, quer e vida, quer depois de morto, e cabe-lhe-ão as mais as mais altas distinções na sepultura e demais monumentos a sua memória. Pg108-N413
·         Vós sois efetivamente irmãos nesta cidade. Pg109-N415
·         Para os pastores, a coisa mais tremenda e mais vergonhosa de todas é ciar cães para ajudarem a cuidar do rebanho, de tal modo que, devido à falta de disciplina, à fome ou a qualquer outro mau costume, se pusessem eles mesmos a tentar fazer mal às ovelhas e a semelhar-se a lobos, em vez de cães. Pg110-N416
·         Dentre os habitantes da cidade, não é lícito manusear e tocar em ouro e prata, nem ir para debaixo do mesmo teto onde os haja, nem trazê-los consigo, nem beber por taças de prata ou de ouro; e assim se salvarão, a si e à cidade. Pg111-N417
1. Educação dos responsáveis;
2. Constituição da Cidade-Estado;
3. Disciplina rígida aos Guerreiros e defensores.

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