Livro III. A república de Platão
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O ideal politico
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A alma evola-se dos seus membros para a
mansão do Hades, gemendo a sua sorte, ao deixar a força da juventude.
Pg75-N386
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Como o fumo, a alma partira para debaixo da
terra, solando um pequeno grito. Pg75-N387
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Quanto mais poético, menos devem ser
ouvidas por crianças e por homens que devem ser livres, e temer a escravatura
mais do que a morte. Pg75-N387
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Nós afirmamos que o homem honesto não
considera terrível a morte de outro honesto, de quem é companheiro. Pg76-N387
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Logo, não o lamentaria como se tivesse
acontecido uma desgraça? Pg76-N387
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Não devem ser amigos de rir; portanto quase
sempre que alguém se entrega a um riso violento, tal farto causa-lhe uma
mudança também violenta. Pg78-N389
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Deve ter-se em alto apreço a verdade. Se,
se fato, dissemos bem há pouco, se na realidade, a mentira é inútil aos
deuses, mas útil aos homens sob forma de remédio, é evidente que tal remédio
se deve dar aos médicos, mas os particulares não devem os tocar-lhe.
Pg78-N389
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Quando são descritos ou executados atos de
firmeza antes todos os perigos, por homens ilustres, isso deve ver-se e
ouvir-se, como quando “batendo no peito, censurou o seu coração: aguenta,
coração, que já sofreste bem por. Pg80-N390
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Se deve consentir que os guerreiros recebam
presentes, nem que sejam ambiciosos. Pg81-N390
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É impossível que o mal venha dos deuses.
Pg82-N391
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Motivos por que deve pôr termos a
semelhantes históricos, não vão eles desencadear nossos jovens uma propensão
para o mal. Pg82-N392
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O homem que julgo moderado, quando, na sua
narrativa, chagar à contar um dito ou feito de uma pessoa de bem, quererá
exprimir-se como se fosse o próprio, e não envergonhará dessa imitação.
Pg88-N396
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A forma mista tem o seu encanto, e é muito
mais aprazível para crianças e preceptores e para a multidão em geral a
inversa da que tu preferes. Pg89-N397
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És capaz de dizer que a melodia se compõe
de três elementos: as palavras, a harmonia e ritmo. Pg90-N398
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Não teremos de sustentar artífices para
fabricar harpas, trígonos, e toda a espécie de instrumentos de muitas cordas
e de muitas harmonias. Pg91-N399
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Não sei que hei de dizer! Que existem três
espécies dessas, tal como há quatro tons, a partir das quais se entretecem
todas as harmonias, é coisa que podei afirmar, por a ter observado; mas que
espécie de vida imita cada um, não sei dizê-lo. Pg92-N400
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O bom e o mau ritmo seguem, imitando-o
aquele, o estilo bom, este o inverso; e do mesmo modo sucede com a boa e má harmonia, se o
ritmo e a harmonia se adaptam à palavra, como há pouco se disse, e não a
palavra a esses. Pg93-N400
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A boa qualidade do discurso, da harmonia, e
da graça e do ritmo depende da qualidade do caráter, não daquele a que, sendo
debilidade de espirito, chamamos familiarmente ingenuidade, mas da
inteligência que verdadeiramente modela o caráter na bondade e na beleza.
Pg93-N400
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O ritmo e a harmonia penetram mais fundo na
alma e afetam na mais forte, trazendo consigo a perfeição, e tornando aquela
perfeita, se se tiver sido educado. Pg94-N401
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Quem fizer convergir, intimamente, na sua
alma, boas disposições, que, no seu aspecto externo, condigam e se harmonizem
com aquelas, por participarem do mesmo modelo, tal pessoa será a mais bela
visão para quem poder contempla-la. Pg95-N402
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É na ginástica que se devem educar os
jovens. Pg96-N403
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A alma boa, pela sua excelência, permite o
corpo ser o melhor possível. Pg96-N403
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A ginastica é simples, e acima de tudo a
dos guerreiros. Pg97-N404
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A simplicidade na música gera a temperança
na alma, e a ginastica, a saúde no corpo. Pg98-N404
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Quando se tem com que viver, se pratica a
virtude. Pg100-N407
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Tudo o que mais o impede é esse excessivo
cuidado com o corpo, que ultrapassa o regime físico saudável. Pg101-N407
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O corpo não se trata por meio do corpo,
pois não seria possível que eles fossem ou se tornassem doentes, mas o corpo
por meio da alma, à qual, se já estiver ou ficar doente, não é possível
tratar com êxito seja do que for. Pg102-N408
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O bom juiz não deve ser novo, mas idoso,
tendo aprendido tarde o que é a justiça, tendo-se apercebido dela sem a ter
alojado na sua própria alma, mas tendo-a observado como coisa alheia nos
outros, durante muito tempo, para que, servindo-se do saber, e não da
experiência própria, compreende o mal que a ela é. Pg103-N409
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Os que praticam exclusivamente a ginastica
acabam por ficar mais grosseiros do que convém, e os que se dedicam apenas à
música tonam-se mais moles do que lhe ficaria bem. Pg104-N410
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Para estas duas faces da alma, a corajosa e
a filosófica, ao que parece, eu diria que a divindade concedeu aos homens
duas artes, a música e a ginástica, não para a alma e o corpo, a não ser
marginalmente, mas para aquelas faces, a fim de que se harmonizem uma com a
outra, retesando-se ou afrouxando até onde lhe conviver. Pg105-N411
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Uma pessoa se preocupa acima de tudo como
aquilo que ama. Pg106-N412
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Com certeza que amará sobre tudo aquilo que
julga vantajoso a si e aos seus interesses, e que, quando corre bem, entende
que também lhe traz prosperidade; se não, será o contrario. Pg106-N412
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Sofreram violência aqueles a quem qualquer
desgosto ou sofrimento fez mudar de opinião. Pg107-N413
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Quem tiver sido sempre posto à prova, na
infância, na juventude e na idade viril, e sair dela inalterável, deve ser
posto no lugar de chefe e guardião da cidade, devem prestar-se-lhe honrarias,
quer e vida, quer depois de morto, e cabe-lhe-ão as mais as mais altas
distinções na sepultura e demais monumentos a sua memória. Pg108-N413
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Vós sois efetivamente irmãos nesta cidade.
Pg109-N415
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Para os pastores, a coisa mais tremenda e
mais vergonhosa de todas é ciar cães para ajudarem a cuidar do rebanho, de
tal modo que, devido à falta de disciplina, à fome ou a qualquer outro mau
costume, se pusessem eles mesmos a tentar fazer mal às ovelhas e a
semelhar-se a lobos, em vez de cães. Pg110-N416
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Dentre os habitantes da cidade, não é
lícito manusear e tocar em ouro e prata, nem ir para debaixo do mesmo teto
onde os haja, nem trazê-los consigo, nem beber por taças de prata ou de ouro;
e assim se salvarão, a si e à cidade. Pg111-N417
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1. Educação dos responsáveis;
2. Constituição da Cidade-Estado;
3. Disciplina rígida aos Guerreiros
e defensores.
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