Os
desenvolvimentos e as conquistas da ciência na época helenística
- Renasceram do Aristotelismo: Andrônico de Rodes (Catalogar a metafísica)
- Médio platonismo em Alexandria
- neopitagorismo
Plotino e o
Neoplatonismo
Objetivo da
Filosofia neoplatonista:
Libertação da vida
terra, para unirem-se ao divino (união extático)
Plotino
A doutrina do uno: princípio supremo da unidade
Potencia produtora ilimitada; "acima do ser"
Caracterizações negativas inefáveis, "além de
tudo".
Uno como transcendente ao ser, razão de ser de toda
unidade, princípio simples; É o sumo bem, uno absoluto, causa de tudo.
É mais fácil dizer o
que não é o uno do que é o uno, é mais fácil negar que dizer, isso é
característica negativa
O uno como
transcendente
É o bem que se auto
se cria, atividade auto-produtora
Processão das coisas
- O uno gera e produz todas as coisas permanecendo firme devido a sua força operante, com a força operante que é absoluta liberdade
A segunda
hipótese: Nous ou Espírito
- Mundo das ideias = pensamento, cosmo inteligível
A
partir disso vamos ter corpo alma e espírito, é pensamento com supremo pensar
Deus
é espírito e entramos comunhão com Deus e Deus é espírito
O
mundo das ideia é pensamento, é cosmo do pensamento como espírito
Hipóstase
da Alma
- Alma deriva do espírito, atividade que procede do espírito e volta ao uno
- Alma: ordena, dirige, comanda. É o princípio de movimento divisa e indivisa, uma e múltipla
Herarquia: suprema
- Supra
- Todo
- particular
Processão
do mundo físico
Origem, natureza e
destino do homem - o grande mal da alma, o mal que a leva a esquecer-se de suas
próprias origens. O homem é a sua alma.
A própria sensação é
uma forma de contemplação do inteligível no sensível.
Os destinos da alma
consistem na reconjunção com o divino.
As ideias de Plotino
são ideias retomadas pelo cristianismo.
O que faz a alma, o
que faz o espírito, o que faz o corpo. Plotino meche com toda a antropologia
cristã.
O corpo pode ser
torturado, mas a alma não.
Primeiro tira tudo
que é sentido, fugir, tentar não pensar em nada, retirar-se.
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