Todos os homens têm igual direito à satisfação das suas necessidades e ao usufruto de todos os bens da natureza, e a sociedade”.



Todos os homens têm direito a tudo. E tanto Durkheim quanto Weber e Marx fundamentam estes direito.
                Para o sociólogo Durkheim, a educação emprenha uma importante tarefa na adequação dos povos, e a partir desta educação se aprende seus direitos. Depende dos fatos sociais que existem, atuam e independem da vontade dos indivíduos. É precioso a laicização do pensamento humano.
                Já para Weber, existe uma hierarquia, como o poder que é a imposição, a dominação que probabiliza a obediência e esta que relaciona os dominadores e o domínio. Fala que nenhum domínio se contempla com a obediência que não passa de submissão exterior pela razão.
A burocracia é o princípio fundamental que rege a vida das organizações e do estado moderno, e muitas das vesses essa burocracia impede que as famílias percam algo que seja necessário para a sobrevivência como, por exemplo, o hospital, quando um indivíduo esta doente e vai para uma clinica, existe uma burocracia muito grande, principalmente para os mais necessitados. Existe uma busca racional por seus interesses e por interesses coletivos.
                Uma das coisas que dificultam mais hoje em dia e sempre dificultou a vida dos cidadãos, foi as classes sociais que Karl Marx não concordava, nem ele nem muitos outros sociólogos. As desigualdades sociais é provocada pela relação do capital, a qual tem os homens como forma de propriedade e não proprietários dos meios de produção.
 A mais valia dificultou muito a vida dos trabalhadores e Marx indignou-se porque segundo ele o dinheiro tirado como lucro deve ser dividido em partes iguais ou de acordo com a necessidade de cada um, mas sempre entregue aos trabalhadores que merecem pelo esforço que tiveram.

Contudo corre serio risco de ser alienado pela sociedade porque de toda forma ela impõe algo e não se tem o direito de escolha, o que há é o direito social de cada um. Muitas das vezes estes direitos não são respeitados pelas autoridades e/ou por alguém do nível superior financeiro. Cada um tem o direito de reivindicação e o dever de fiscalizar se esta sendo cumprido ou não.

Comentários