Socialismo Utópico - História da Filosofia Contemporânea

Saint-Simon - Ciência e técnica base da nova sociedade (1760-1826)

Utópico --> Constata os problemas, denúncia os problemas, ideal, "boas intenções"
Cientifico --> Constata os problemas, denúncia os problemas, ideal, método - como chegar, proposta concreta

O socialismo utópico floresce especialmente na França, o berço é francês

O primeiro pensador que se destaca

História - Orgânica --> Cidades mais estáveis, definidos esforços, tem a religião como referência, força como referência   
                              Rei e Igreja
História - Crítica --> Tinha como referência a ciência e a técnica, instável, autoridades, industrial onde ocupa o maior número de pessoas

PROGRESSO Inevitável == novo cristianismo (1825), uma inclusão planejada, tem que haver projetos, deu dignidade filosófica


Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865)
(Reali III pg.175)

Gestão operária

1840 - Propriedade --> O que é propriedade  - é o roubo
JUSTIÇA - Imanente, a justiça é vista como lei do progresso, há um desenvolvimento no sentido se ficar mais claro de compreensão do que é justo

Se tem dois caminhos: O comunismo as reformas sociais
Nas reformas sociais se tem a gestão compartilhada

Socialismo científico
Karl Marx (05.05.1818-14.03.1883)

Formado em contato com a filosofia de Hegel, leva consigo o tema da dialética, tem contato com a esquerda hegeliana, se inspira em Hegel e depois vai contra ele, se inspira nos economistas ingleses, estava em contato com a alta sociedade

O dia-a-dia que move as ideias e não as ideias que movem o mundo
A superestrutura introduz um modelo de sociedade, uma parte teórica do que funciona no dia-a-dia
A essência do homem está na atividade produtiva

Alienação religiosa: práticas e políticas, prática no âmbito da produção
Bruno Bauer - "questão judaica" - 1843:
Marx escreve um texto também sobre a questão judaica, o problema da antítese entre judeus e cristãos, o problema não é o que um ou outro crer, o problema é o que os dois tem em comum, o problema é a religião
Filosofia do Direito de Hegel --:> Superestrutura (religião)
Religião é um modo falso de viver, é uma consciência invertida do mundo
A religião começa não por uma construção teórica de alguém, vem como que um produto no modo de produção de alguém
A religião aliena porque tira o homem de sua condição real
Toda alienação é perda, diminuição
A solução é o homem mudar a estrutura de produção e se se muda a estrutura cai a religião

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