Autores da Fenomenologia e do Existencialismo

Fenomenologia – busca apurar a realidade efetiva das coisas além do modo que se aparece – ela transcende as coisas, ela olha através da realidade, a partir do método da Epoché

Husserl: 1859-1938/ criou a fenomenologia [Fenomenologia = conceito de método à a ciência da essência do conhecimento – um caminho para o conhecimento.]
O conhecimento começa com a experiência de coisas concretas existentes, de fatos, de fatos contingentes, que se nos apresentam aqui e agora. Mas quando um fato se apresenta à consciência, nós no fato captamos sempre uma essência. As essências são os modos típicos do aparecer dos fenômenos à consciência.
Intuição eidética / essência=modo de aparecer do fenômeno / Epoché-educação fenomenológica
A intuição vem pelo fato e pela essência / ao captar o fato, capta a essência. O captar a essência não é feito imediato (por mediação), é captado por intuição
Intencionalidade da consciência
Epoché – devo suspnder as aparências, deixar a vivência fazer Epoché significa suspender os juízos, as atitudes naturais. O objetivo da Epoché é o desocultamento
Transcendental (vem da minha cabeça), para Husserl, o transcendente não é deus nem nada divino, o transcendente vem da cabeça / Uma coisa pode existir, mas para mim, só é significante quando tomo consciência, quando transcende

Max Scheler: 22.08.1874-19.05.1928/ tem aversão pelas coisas abstratas/ fundador da sociologia do conhecimento
Capacidade intuitiva de captar a verdade das essências
Nietzscheàvalores – moral e ética
Husserl – enfoque fenomenológico/intuição emocional
Historicismo – “filosofia da vida”
Ser (a realidade):
1. Esfera espiritual (do absoluto) àracional (campo da lógica) e emocional puro (campo dos valores)
2. Esfera vital (do relativismo) àBiológica e psíquica
Bipolaridade=bom-mau/belo-feio / éticos – pessoas
5 elementos de como fazer hierarquia:
*Duração, *divisibilidade, *satisfação, *fundamentação, *relatividade
Sucessão hierárquica dos valores (cada pessoa se encontra encarnado os valores):
1. valores sensoriais (alegria-tristeza, prazer-dor) gozador
2. valores da civilização (útil-danoso) técnico
3. valores vitais (nobre-vulgar) herói
4. valores culturais ou espirituais        gênio
            a. estéticos (belo-feio) artístico
            b. ético-jurídicos (justo-injusto) legislador
            c. especulativos (verdadeiro-falso) sábio
5. valores religiosos (sagrado-profano) santo
Na lista dos valores, se tem preferência dos valores religiosos aos sensoriais, esses valores são captados ou reconhecidos pela intuição ou visão emocional

Heidegger: 1889-1976/ propõe estabelecer de modo adequado o sentido do ser [Fenomenologia = conceito de método à a ciência da essência do conhecimento – um caminho para o conhecimento. Retorno as próprias coisas]
Ser e tempo / existencial, não há sujeito sem mundo, ter cuidado com os outros / Dasein = ser-aí – existência
Existência: àser-no-mundo/àser-com-os-outros/àser-para-a-morte
Coloca a questão do ser (o ser é universal à ‘obscuro’, é indefinível à ‘qual o sentido’, é evidente à ‘repetir o sentido)
Todo questionamento se tem um questionado e se tem uma prévia noção, se tem um rumo
Quem pergunta? Ente / Quem é interrogado? Enteàsituado / Como perguntar? Qual o sentido?
Ôntico – ontológico / ontológico – sentido do ser do ente
Analítica existencial –
àMUNDO à ser-no-mundo / -cotidianoà a essência do homem é a existência / possibilidade – poder ser
MUNDANIDADE à coisas à instrumentos
àcompreensão / àprojeto – me encontro no mundo como projeto / interpretação / fomos lançados no mundo
Autenticidade e inautenticidade = Autenticidade (cura ‘sorge’, cuidado do ser) inautenticidade (falatório, curiosidade, ambiguidade) / man-se (indefinido, genérico)
Ser-para-a-morte: morte e decisão – tempo/temporalidade
àOposição: vida e morte
- morte é problema enquanto estamos vivos – ser-para-a-morte / esta remetida – a morte / possibilidade – privilegiada / existenciais – antecipadas – possibilidade / autenticidade / a possibilidade de não-ser / finito
A morte não se apresenta, convivemos com ela o tempo todo

Existencialistas:
Sartre: 21.06.1905-15.04.1980/ “a consciência é abertura para o mundo, mas o mundo não é a existência”
Teve influencias de Husserl e Heidegger / Sartre escreve muitas obras incluindo obras de literatura, viveu de perto com a guerra, escreveu em 1943 sua principal obra – “o ser e o nada” que é um ensaio de uma ontologia fenomenológica. Filiou-se ao partido comunista francês o PC que rompeu mais tarde. Sofreu influencias do marxismo.
Fenomenologiaàintencionalidade=movimento em direção das coisas / àmétodo / à ”identificação de consciência e liberdade
O ser e o nadaè Em-Si= absoluto, completo / Para-Si= reflexividade, processo|projeto;temporalidade / Para-Outro= [alteridade] – olhar à objeto (sujeito) {-pudor|-medo|-vergonha/-conflitoà “o inferno são os outros” / Ser-Em-Si-Para-Si= paixão inútil| consigo alcançar o objetivo
Ser-em-si= completo, acabado, compacto – para-si= reflexividade, primeira instancia que é dada, processo, em direção a si mesmo / a consciência é sempre consciência de algo / a realidade humana é o ser cujo o ser está além de mim
Liberdade à -situada, - facticidade | liberdade é responsabilidade
Má-féèrenuncia de liberdade – não escolher-se a si mesmo / o homem não é uma essência fixa: ele é muito mais que o projeta ser. A existência precede a essência
A má-fé não tem conotação moral, mas sim como erro. Má-fé é não assumir a angústia / boa-fé é assumir a liberdade, vida sem desculpas
Não existe liberdade sem situação – toda liberdade é situada / “o homem inventa o homem” / a liberdade é uma liberdade absoluta, a liberdade sarteriana é absoluta e a responsabilidade que Sartre atribui ao homem é total

Escola de Frankfurt – Teoria Crítica: 1920/ a teoria crítica é uma ligação entre hegelianismo, marxismo e freudismo
Teoria crítica da sociedade = é a teoria de Frankfurt, contrária ao tipo de trabalho da sociologia empirista americana / para os de Frankfurt [Adorno, Horkheimer, Marcus, etc.], a sociologia não se reduz nem se dissolve em pesquisas setoriais e especializadas, em pesquisas de mercado [típicas, estas, da sociedade americana]
A pesquisa social para eles é, ao contrário, “a teoria da sociedade como um todo”, uma teoria posta sob o signo das categorias da totalidade e da dialética, e dirigida ao exame das relações existentes entre os âmbitos econômicos, psicológicos e culturais da sociedade contemporânea
Tal teoria é crítica enquanto dela emergem as contradições da sociedade industrializada moderna e particularmente da sociedade contemporânea
Para maior precisão: o teórico crítico “é o teórico cuja única preocupação consiste em um desenvolvimento que leva a uma sociedade sem exploração
O primeiro trabalho importante da Escola de Frankfurt é o volume coletivo Estudos sobe a autoridade e sobre a família (1936): a família – assim como a escola ou instituições religiosas – é vista aqui como trâmite da autoridade e da inserção desta na estrutura psíquica dos indivíduos
Um trabalho análogo será sucessivamente projetado na América: seus resultados estão publicados no volume A personalidade autoritária

Teoria Crítica da sociedade
a. métodos de pesquisa – globalidade – interdisciplinaridade /
b. crítica pragmática [faz parte do programa a dimensão crítica] / c. princípios – os homens podem modificar a realidade [nunca aceitaras coisas como forma definitiva] / d. realismo e utópica – crítica [não oferece um programa] / e. denunciar os males do presente / f. sou capaz de dizer o que é falso, mas não sei o que é justo / g. impossibilidade de definir o BEM
“a escola de Frankfurt” é assim a etiqueta que serve para marcar um acontecimento [instituto de pesquisa social] um projeto científico [filosofia social] um atitude [teoria crítica] um acorrente ou movimentação teórica ao mesmo tempo – contínua - diversa

Horkheimer: 1895-1973/ o perfil desejado pelos capitalistas e o controle do plano desejado pelo comunismo sempre geram maior repressão. E tudo isso aconteceu porque a cultura industrial moderna está viciada por uma razão que renunciou à sua autonomia e que é serva da administração
Questão d teoria crítica, olha todo o contexto para resolver o problema que pode ser colocado o capitalismo. Ela busca o socialismo marxista
O povo tem que construir a sociedade sem o estado – isso é uma anarquia / ideologia do equilíbrio – busca superar – um pensamento que exige superação / o meio influencia na personalidade da pessoa, influencia para que mude ou se corrompa
- a teoria crítica veio questionar a mudança / o pensamento exige independência, a filosofia não se prende a uma verdade. A teoria crítica não se acomoda a si mesma à o ser humano se acomoda


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