Fenomenologia – busca apurar a
realidade efetiva das coisas além do modo que se aparece – ela transcende as
coisas, ela olha através da realidade, a partir do método da Epoché
Husserl: 1859-1938/ criou a
fenomenologia [Fenomenologia = conceito de método à a ciência da essência do conhecimento – um caminho
para o conhecimento.]
O conhecimento começa com a
experiência de coisas concretas existentes, de fatos, de fatos contingentes,
que se nos apresentam aqui e agora. Mas quando um fato se apresenta à consciência,
nós no fato captamos sempre uma essência. As essências são os modos típicos do
aparecer dos fenômenos à consciência.
Intuição eidética / essência=modo
de aparecer do fenômeno / Epoché-educação fenomenológica
A intuição vem pelo fato e pela
essência / ao captar o fato, capta a essência. O captar a essência não é feito imediato (por mediação), é captado por intuição
Intencionalidade da consciência
Epoché – devo suspnder as
aparências, deixar a vivência fazer Epoché significa suspender os juízos, as
atitudes naturais. O objetivo da Epoché é o desocultamento
Transcendental (vem da minha
cabeça), para Husserl, o transcendente não é deus nem nada divino, o
transcendente vem da cabeça / Uma coisa pode existir, mas para mim, só é
significante quando tomo consciência, quando transcende
Max Scheler: 22.08.1874-19.05.1928/
tem aversão pelas coisas abstratas/ fundador da sociologia do conhecimento
Capacidade intuitiva de captar a
verdade das essências
Nietzscheàvalores – moral e ética
Husserl – enfoque fenomenológico/intuição
emocional
Historicismo – “filosofia da
vida”
Ser (a realidade):
1. Esfera espiritual (do
absoluto) àracional (campo da lógica) e emocional puro (campo
dos valores)
2. Esfera vital (do relativismo) àBiológica e psíquica
Bipolaridade=bom-mau/belo-feio /
éticos – pessoas
5 elementos de como fazer
hierarquia:
*Duração, *divisibilidade,
*satisfação, *fundamentação, *relatividade
Sucessão hierárquica dos valores
(cada pessoa se encontra encarnado os valores):
1. valores sensoriais
(alegria-tristeza, prazer-dor) gozador
2. valores da civilização
(útil-danoso) técnico
3. valores vitais (nobre-vulgar)
herói
4. valores culturais ou
espirituais gênio
a.
estéticos (belo-feio) artístico
b.
ético-jurídicos (justo-injusto) legislador
c.
especulativos (verdadeiro-falso) sábio
5. valores religiosos
(sagrado-profano) santo
Na lista dos valores, se tem
preferência dos valores religiosos aos sensoriais, esses valores são captados
ou reconhecidos pela intuição ou visão emocional
Heidegger: 1889-1976/ propõe
estabelecer de modo adequado o sentido do
ser [Fenomenologia = conceito de método à a ciência da essência do
conhecimento – um caminho para o conhecimento. Retorno as próprias coisas]
Ser
e tempo /
existencial, não há sujeito sem mundo, ter cuidado com os outros / Dasein =
ser-aí – existência
Existência: àser-no-mundo/àser-com-os-outros/àser-para-a-morte
Coloca a questão do ser (o
ser é universal à ‘obscuro’, é indefinível à ‘qual o sentido’, é evidente à ‘repetir o sentido)
Todo questionamento se tem um
questionado e se tem uma prévia noção, se tem um rumo
Quem pergunta? Ente / Quem é interrogado? Enteàsituado / Como perguntar? Qual o sentido?
Ôntico – ontológico / ontológico
– sentido do ser do ente
Analítica existencial –
àMUNDO à ser-no-mundo / -cotidianoà a essência do homem é a existência / possibilidade
– poder ser
MUNDANIDADE à coisas à instrumentos
àcompreensão / àprojeto – me encontro no mundo
como projeto / interpretação / fomos lançados no mundo
Autenticidade e inautenticidade =
Autenticidade (cura ‘sorge’, cuidado do ser) inautenticidade (falatório,
curiosidade, ambiguidade) / man-se (indefinido, genérico)
Ser-para-a-morte: morte e decisão
– tempo/temporalidade
àOposição: vida e morte
- morte é problema enquanto
estamos vivos – ser-para-a-morte / esta remetida – a morte / possibilidade –
privilegiada / existenciais – antecipadas – possibilidade / autenticidade / a
possibilidade de não-ser / finito
A morte não se apresenta,
convivemos com ela o tempo todo
Existencialistas:
Sartre: 21.06.1905-15.04.1980/ “a
consciência é abertura para o mundo, mas o mundo não é a existência”
Teve influencias de Husserl e
Heidegger / Sartre escreve muitas obras incluindo obras de literatura, viveu de
perto com a guerra, escreveu em 1943 sua principal obra – “o ser e o nada” que
é um ensaio de uma ontologia fenomenológica. Filiou-se ao partido comunista
francês o PC que rompeu mais tarde. Sofreu influencias do marxismo.
Fenomenologiaàintencionalidade=movimento em direção das coisas / àmétodo / à ”identificação de consciência e
liberdade
O ser e o nadaè Em-Si= absoluto, completo / Para-Si= reflexividade,
processo|projeto;temporalidade / Para-Outro= [alteridade] – olhar à objeto (sujeito) {-pudor|-medo|-vergonha/-conflitoà “o inferno são os outros” / Ser-Em-Si-Para-Si=
paixão inútil| consigo alcançar o objetivo
Ser-em-si= completo, acabado,
compacto – para-si= reflexividade, primeira instancia que é dada, processo, em
direção a si mesmo / a consciência é sempre consciência de algo / a realidade
humana é o ser cujo o ser está além de mim
Liberdade à -situada, - facticidade | liberdade é
responsabilidade
Má-féèrenuncia de liberdade – não escolher-se a si mesmo /
o homem não é uma essência fixa: ele é muito mais que o projeta ser. A
existência precede a essência
A má-fé não tem conotação moral,
mas sim como erro. Má-fé é não assumir a angústia / boa-fé é assumir a liberdade,
vida sem desculpas
Não existe liberdade sem situação
– toda liberdade é situada / “o homem inventa o homem” / a liberdade é uma
liberdade absoluta, a liberdade sarteriana é absoluta e a responsabilidade que
Sartre atribui ao homem é total
Escola de Frankfurt – Teoria
Crítica: 1920/ a teoria crítica é uma ligação entre hegelianismo, marxismo e
freudismo
Teoria crítica da sociedade = é a
teoria de Frankfurt, contrária ao tipo de trabalho da sociologia empirista
americana / para os de Frankfurt [Adorno, Horkheimer, Marcus, etc.], a
sociologia não se reduz nem se dissolve em pesquisas setoriais e
especializadas, em pesquisas de mercado [típicas, estas, da sociedade
americana]
A pesquisa social para eles é, ao
contrário, “a teoria da sociedade como um todo”, uma teoria posta sob o signo
das categorias da totalidade e da dialética, e dirigida ao exame das
relações existentes entre os âmbitos econômicos, psicológicos e culturais da
sociedade contemporânea
Tal teoria é crítica enquanto dela emergem as contradições da sociedade
industrializada moderna e particularmente da sociedade contemporânea
Para maior precisão: o teórico
crítico “é o teórico cuja única
preocupação consiste em um desenvolvimento que leva a uma sociedade sem
exploração”
O primeiro trabalho importante da
Escola de Frankfurt é o volume coletivo Estudos
sobe a autoridade e sobre a família
(1936): a família – assim como a escola
ou instituições religiosas – é vista aqui como trâmite da autoridade e da
inserção desta na estrutura psíquica dos indivíduos
Um trabalho análogo será
sucessivamente projetado na América: seus resultados estão publicados no volume
A personalidade autoritária
Teoria Crítica da sociedade
a. métodos de pesquisa –
globalidade – interdisciplinaridade /
b. crítica pragmática [faz parte
do programa a dimensão crítica] / c. princípios – os homens podem modificar a
realidade [nunca aceitaras coisas como forma definitiva] / d. realismo e
utópica – crítica [não oferece um programa] / e. denunciar os males do presente
/ f. sou capaz de dizer o que é falso, mas não sei o que é justo / g.
impossibilidade de definir o BEM
“a escola de Frankfurt” é assim a
etiqueta que serve para marcar um acontecimento [instituto de pesquisa social]
um projeto científico [filosofia social] um atitude [teoria crítica] um
acorrente ou movimentação teórica ao mesmo tempo – contínua - diversa
Horkheimer: 1895-1973/ o perfil
desejado pelos capitalistas e o controle do plano desejado pelo comunismo
sempre geram maior repressão. E tudo isso aconteceu porque a cultura industrial
moderna está viciada por uma razão que renunciou à sua autonomia e que é serva da administração
Questão d teoria crítica, olha
todo o contexto para resolver o problema que pode ser colocado o capitalismo.
Ela busca o socialismo marxista
O povo tem que construir a
sociedade sem o estado – isso é uma anarquia / ideologia do equilíbrio – busca
superar – um pensamento que exige superação / o meio influencia na
personalidade da pessoa, influencia para que mude ou se corrompa
- a teoria crítica veio
questionar a mudança / o pensamento exige independência, a filosofia não se
prende a uma verdade. A teoria crítica não se acomoda a si mesma à o ser humano se acomoda
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