ÉTICA NA MODERNIDADE – Por meio de Kant tem uma expressão ética em uma fase
madura na filosofia moderna.
A TEORIA
ÉTICA DE KANT: UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA – Considera-se que a ética kantiana é
deontológica porque defende que o valor moral de uma ação reside em si mesma e
não nas suas consequências. Kant defendia que o valor moral das ações depende unicamente
da intenção com que são praticadas. O que é uma ação com valor moral? É uma
ação que cumpre o dever por dever.
AÇÕES
CONFORMES AO DEVER X AÇÕES FEITAS POR DEVER – Objetivo desta distinção:
Defender que o valor moral das ações depende unicamente da intenção com
que são praticadas.
AÇÕES
CONFORMES AO DEVER – Ações que cumprem o dever não porque é correto fazê-lo mas
porque se evita uma má consequência – perder dinheiro, reputação – ou porque
daí resulta uma boa consequência - a satisfação de um interesse. João não age
por dever.
AÇÕES
FEITAS POR DEVER – Ações que cumprem o dever porque é correto fazê-lo. O
cumprimento do dever é o único motivo em que a ação se baseia. José age por
dever.
A LEI
MORAL E O DEVER – Princípio ético fundamental que exige que eu cumpra o dever
por dever, sem qualquer outra intenção ou motivo.
A LEI
MORAL É UM IMPERATIVO CATEGÓRICO – O que a lei moral ordena – cumprir o dever
por puro e simples respeito pelo dever – é, para Kant, uma exigência que tem
a forma de um imperativo categórico.
A BOA
VONTADE – A vontade que decide agir por puro e simples respeito pelo que a lei
moral ou imperativo categórico exige tem o nome de boa vontade.
ÉTICA
EM ROUSSEAU:
Jean-Jacques Rousseau (28 de Junho de
1712, Genebra - 2 de Julho de 1778, Ermenonville, perto de Paris) foi um
filósofo suíço, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata.
Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês, Rousseau é também um precursor
do romantismo. As ideias políticas de Rousseau tiveram grande influência nas
inspirações ideológicas da Revolução Francesa, com o desenvolvimento das
teorias Liberais, e com o crescimento do nacionalismo.
Sua herança de pensador radical e
revolucionário está provavelmente melhor expressada em sua mais célebre frase,
contida em O contrato social: «O homem nasce livre, porém em todos lados está
acorrentado». Inspirados nas ideias de Rousseau, os revolucionários defendiam o
princípio da soberania popular e da igualdade de direitos.
A contestação da sociedade tal como
estava organizada foi tema do ensaio Discurso sobre a Origem e os Fundamentos
da Desigualdade entre os Homens (1755), em que se vê a desigualdade e a
injustiça como frutos da competição e da hierarquia mal constituída. Foi um dos
primeiros autores modernos a atacar a propriedade privada. Rousseau questionou
a suposição de que a maioria está sempre correta e argumentou que o objetivo do
governo deveria ser assegurar a liberdade, igualdade e justiça para todos,
independentemente da vontade da maioria.
A ética rousseauniana. “Tudo é certo em
saindo das mãos do Autor das coisas, tudo degenera nas mãos dos homens”; Rousseau
contrariamente mostrará que é nesse estado de natureza que importa retomar,
pois na sociedade é que está o perigo: ela incita o indivíduo ao luxo, às
riquezas e à vaidade (a evolução social corrompe o homem).
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