Martin Heidegger

Heidegger: 1889-1976/ propõe estabelecer de modo adequado o sentido do ser [Fenomenologia = conceito de método à a ciência da essência do conhecimento – um caminho para o conhecimento. Retorno as próprias coisas]
Ser e tempo / existencial, não há sujeito sem mundo, ter cuidado com os outros / Dasein = ser-aí – existência
Existência: àser-no-mundo/àser-com-os-outros/àser-para-a-morte
Coloca a questão do ser (o ser é universal à ‘obscuro’, é indefinível à ‘qual o sentido’, é evidente à ‘repetir o sentido)
Todo questionamento se tem um questionado e se tem uma prévia noção, se tem um rumo
Quem pergunta? Ente / Quem é interrogado? Enteàsituado / Como perguntar? Qual o sentido?
Ôntico – ontológico / ontológico – sentido do ser do ente
Analítica existencial –
àMUNDO à ser-no-mundo / -cotidianoà a essência do homem é a existência / possibilidade – poder ser
MUNDANIDADE à coisas à instrumentos
àcompreensão / àprojeto – me encontro no mundo como projeto / interpretação / fomos lançados no mundo
Autenticidade e inautenticidade = Autenticidade (cura ‘sorge’, cuidado do ser) inautenticidade (falatório, curiosidade, ambiguidade) / man-se (indefinido, genérico)
Ser-para-a-morte: morte e decisão – tempo/temporalidade
àOposição: vida e morte
- morte é problema enquanto estamos vivos – ser-para-a-morte / esta remetida – a morte / possibilidade – privilegiada / existenciais – antecipadas – possibilidade / autenticidade / a possibilidade de não-ser / finito

A morte não se apresenta, convivemos com ela o tempo todo

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