Desenvolvimento Biossocial
A cada ano a criança
nesta idade escolar bem nutrida ganha 2,5 quilos e cresce por volta de 6 cm;
por volta dos 10 anos, ela pesa aproximadamente 32 quilos e mede 137 cm.
Em geral as crianças
parecem mais magras à medida que ficam mais altas, os membros se alongam e as
proporções do corpo se modificam.
Os músculos se
tornam mais fortes. A criança média de 10 anos, por exemplo, lança a bola duas
vezes mais longe que uma criança média de 6 anos.
Fatores
Nutrição - hábitos
familiares (Nessa faze as crianças já determinam seu gosto);
Hereditariedade;
Doenças - problemas
respiratórios, ortopédicos;
Obesidade Infantil -
causada pela interação de genes, pela falta de atividade, pelos hábitos de
família, pela pressão psicológica sobre a criança;
Mais exercícios;
A maioria das
crianças em idade escolar é bastante saudável.
Desenvolvimento das humanidades
As crianças em idade
escolar podem dominar qualquer habilidade motora contando que esta não exija a
força e o tamanho do adulto.
As diferenças entre
uma criança e outra são mais questão genética, prática, cultural e maturação do
que do sexo.
Todas as crianças
devem ser fisicamente ativas, com atividades específicas direcionadas as
atividades motoras grossas e com as atividades motoras finas (movimentos
maiores e depois os movimentos finos, delicados).
Um crescente
interesse nas diferenças individuais e internacionais no desempenho intelectual
nos anos escolares é responsável pelo uso cada vez mais difundido de teses
padronizados de desempenho e de aptidão, inclusive testes de inteligência, para
crianças em idade escolar.
Os testes de
desempenho indicam o quanto a criança aprendeu e os testes medem o potencial
cognitivo.
Howard Garned afira
que existem muito mais tipos de inteligência e meios de avaliar o desempenho do
que os testes tradicionais refletem.
Anos escolares e o desenvolvimento cognitivo
Os processos de
raciocínio das crianças em idade escolar são inteiramente diferentes dos
processos de crianças mais novas. A compreensão do jogo do pensamento, dá às
crianças nessa idade a capacidade de direcionarem o pensamento e se tornarem
aprendizes mais eficazes em instalações formais como a sala de aula.
A abordagem do
processamento da informação examina como a pessoa recebe, recorda, e processa
novas informações. Essa abordagem é inspirada no modelo do computador,
considera a memória de trabalho e os processos de controle em particular
progridem na meia infância.
Desenvolvimento Cognitivo
Uma notável melhora
ocorre na capacidade das crianças de se centrar na tarefa em andamento e
ignorar as distrações. Um aumento significativo de capacidade de raciocínio
mais rápido. A base do conhecimento cresce a cada ano escolar, tornando mais
fácil a assimilação de novas informações.
Alguns dos processos
são consequências da maturação do cérebro. No caso da maioria, entretanto, a
experiência acumulada, a prática motivada e a instrução explícita ajudam as
crianças a desenvolver habilidades meta cognitivas.
Estágios do pensamento
Para Piaget, a
mudança dos 5 para os 7 anos implica a mudança era o pensamento pré-operacional
concreto. Nesses anos, as crianças tornam-se capazes de aplicar princípios
lógicos como identidade e reversibilidade a problemas de conservação,
matemática, ciências e conhecimento.
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