7 a 12 anos - Faze Escolar - Psicologia

Desenvolvimento Biossocial
A cada ano a criança nesta idade escolar bem nutrida ganha 2,5 quilos e cresce por volta de 6 cm; por volta dos 10 anos, ela pesa aproximadamente 32 quilos e mede 137 cm.
Em geral as crianças parecem mais magras à medida que ficam mais altas, os membros se alongam e as proporções do corpo se modificam.
Os músculos se tornam mais fortes. A criança média de 10 anos, por exemplo, lança a bola duas vezes mais longe que uma criança média de 6 anos.

Fatores
Nutrição - hábitos familiares (Nessa faze as crianças já determinam seu gosto);
Hereditariedade;
Doenças - problemas respiratórios, ortopédicos;
Obesidade Infantil - causada pela interação de genes, pela falta de atividade, pelos hábitos de família, pela pressão psicológica sobre a criança;
Mais exercícios;
A maioria das crianças em idade escolar é bastante saudável.

Desenvolvimento das humanidades
As crianças em idade escolar podem dominar qualquer habilidade motora contando que esta não exija a força e o tamanho do adulto.
As diferenças entre uma criança e outra são mais questão genética, prática, cultural e maturação do que do sexo.
Todas as crianças devem ser fisicamente ativas, com atividades específicas direcionadas as atividades motoras grossas e com as atividades motoras finas (movimentos maiores e depois os movimentos finos, delicados).
Um crescente interesse nas diferenças individuais e internacionais no desempenho intelectual nos anos escolares é responsável pelo uso cada vez mais difundido de teses padronizados de desempenho e de aptidão, inclusive testes de inteligência, para crianças em idade escolar.
Os testes de desempenho indicam o quanto a criança aprendeu e os testes medem o potencial cognitivo.
Howard Garned afira que existem muito mais tipos de inteligência e meios de avaliar o desempenho do que os testes tradicionais refletem.

Anos escolares e o desenvolvimento cognitivo
Os processos de raciocínio das crianças em idade escolar são inteiramente diferentes dos processos de crianças mais novas. A compreensão do jogo do pensamento, dá às crianças nessa idade a capacidade de direcionarem o pensamento e se tornarem aprendizes mais eficazes em instalações formais como a sala de aula.
A abordagem do processamento da informação examina como a pessoa recebe, recorda, e processa novas informações. Essa abordagem é inspirada no modelo do computador, considera a memória de trabalho e os processos de controle em particular progridem na meia infância.

Desenvolvimento Cognitivo
Uma notável melhora ocorre na capacidade das crianças de se centrar na tarefa em andamento e ignorar as distrações. Um aumento significativo de capacidade de raciocínio mais rápido. A base do conhecimento cresce a cada ano escolar, tornando mais fácil a assimilação de novas informações.
Alguns dos processos são consequências da maturação do cérebro. No caso da maioria, entretanto, a experiência acumulada, a prática motivada e a instrução explícita ajudam as crianças a desenvolver habilidades meta cognitivas.

Estágios do pensamento
Para Piaget, a mudança dos 5 para os 7 anos implica a mudança era o pensamento pré-operacional concreto. Nesses anos, as crianças tornam-se capazes de aplicar princípios lógicos como identidade e reversibilidade a problemas de conservação, matemática, ciências e conhecimento.

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