Hobbes
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Locke
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Rousseau
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Homem-sociedade
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Homem-sociedade
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Homem-sociedade
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Homem mal
Sociedade boa
Estado soberano -
Lei
Ordem
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Homem tende para o
bem
Defende o
indivíduo
Estado liberal -
Lei
Liberdade
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Homem bom
sociedade o corrompe Estado - Lei Igualdade |
George Berkeley
(1685-1753)
"Mostrando a
vacuidade e a falsidade de muitas partes da ciência especulativa, induza o
homem ao estudo da religião e de coisas úteis".
Visa combater o
materialismo e a irreligião.
Teoria da visão: os
objetos da visão, que são sinais, não estão fora do espírito, portanto são
ideias.
As realidades que
não depende de nós, depende de Deus. A afirmação de Deus.
David Hume
(1711-1776)
Hume e a natureza
humana (defesa do humano).
As paixões são
rebeldes e nada as doma.
Empirista.
Homem-ideias/Homem
nele mesmo.
Não é a razão que
nos salva do ceticismo.
Corpo - algo
permanente com "uma existência distinta da mente e da percepção.
Existem impressões e
ideias.
Se apoia na
autoridade de Descartes, Locke e Berkeley.
Três grupos de
impressão: 1. (primária) extensão, figura, movimento; 2. (secundária) cores,
sons, odores; 3. (sentimentos) dores e prazeres.
A experiência não
pode nos atestar que as impressões sejam independente da mente.
Todos os objetos aos
quais se atribui uma existência contínua tem uma constância particular.
Todas as vezes que
volto a minha sala tenho percepções semelhantes.
É a imaginação que
preenche as lacunas entre uma impressão e outra.
Os corpos são
imediatamente percebidas pela imaginação.
1. Em que medida o
conceito de fé é adotado por Hume, permite afirmar a existência dos corpos,
mesmo quando não os percebemos?
2. O que é um corpo
para Hume?
3. Como Hume explica
a mente, na qual existem percepções?
4. Qual a estratégia
de Hume para mostrar que não se distingue corpo e mente na experiência
imediata?
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