Berkeley e Hume

Hobbes
Locke
Rousseau
Homem-sociedade
Homem-sociedade
Homem-sociedade
Homem mal
Sociedade boa
Estado soberano - Lei
Ordem
Homem tende para o bem
Defende o indivíduo
Estado liberal - Lei
Liberdade
Homem bom
sociedade o corrompe
Estado - Lei
Igualdade
George Berkeley (1685-1753)
"Mostrando a vacuidade e a falsidade de muitas partes da ciência especulativa, induza o homem ao estudo da religião e de coisas úteis".
Visa combater o materialismo e a irreligião.
Teoria da visão: os objetos da visão, que são sinais, não estão fora do espírito, portanto são ideias.
As realidades que não depende de nós, depende de Deus. A afirmação de Deus.

David Hume (1711-1776)
Hume e a natureza humana (defesa do humano).
As paixões são rebeldes e nada as doma.
Empirista.
Homem-ideias/Homem nele mesmo.
Não é a razão que nos salva do ceticismo.
Corpo - algo permanente com "uma existência distinta da mente e da percepção.
Existem impressões e ideias.
Se apoia na autoridade de Descartes, Locke e Berkeley.
Três grupos de impressão: 1. (primária) extensão, figura, movimento; 2. (secundária) cores, sons, odores; 3. (sentimentos) dores e prazeres.
A experiência não pode nos atestar que as impressões sejam independente da mente.
Todos os objetos aos quais se atribui uma existência contínua tem uma constância particular.
Todas as vezes que volto a minha sala tenho percepções semelhantes.
É a imaginação que preenche as lacunas entre uma impressão e outra.
Os corpos são imediatamente percebidas pela imaginação.

1. Em que medida o conceito de fé é adotado por Hume, permite afirmar a existência dos corpos, mesmo quando não os percebemos?
2. O que é um corpo para Hume?
3. Como Hume explica a mente, na qual existem percepções?
4. Qual a estratégia de Hume para mostrar que não se distingue corpo e mente na experiência imediata?

Comentários