Concepção cristã:
Imago Dei - homem,
imagem de Deus;
Semelhança de Deus -
liberdade, vontade, razão, sentimento, alma.
Ponto de partida
para compreender o homem - revelação divina.
Carne - fragilidade
Alma - vitalidade
Espírito -
superioridade
Coração -
profundidade
Antropologia patrística:
Patrística - Grega -
Orígenes;
Latina - Tertuliano, Agostinho.
A finalidade da
patrística é afrontar e harmonizar a fé e a razão. Defesa da fé.
Gnose -
conhecimento.
A gnose se opõe ao
cristianismo, porque o a gnóstico é muito racional.
Tem dificuldade na
divindade de Jesus, crer em um Deus que se fez homem.
A antropologia de Orígenes:
É um encontro do
cristianismo com o platonismo.
Cristianismo
|
platonismo
|
Verdades da fé
(revelação)
|
Dois mundos
(material e metafísico [ideal])
|
Visão de corpo e
alma
|
Corpo e alma
(dualismo)
|
Três influencias da
idade moderna:
Renascimento
Humanismo
Iluminismo
Concepção Moderna
Nicolau de Cusa:
- Representante dos fundamentos metodológicos (dissolução).
- Faz a passagem da Renascença para o Humanismo e o Iluminismo.
- Representa a ruptura e a transição, a ruptura do pensamento Medieval e a transição do Humanismo e o Iluminismo, uma passagem do pensamento teocêntrico para o antropológico. Nascendo assim o Racionalismo.
A concepção
racionalista do homem:
- Crítica ao vitalismo renascentista;
- Crítica - antiga a psyché (alma).
Antropologia de Descartes:
Homem = Metafísica
do espírito (alma).
Física do corpo (corpo).
- Método (dúvida) - duvido para chegar a uma verdade segura.
Apresentação de
trabalhos (antropologia filosófica contemporânea).
Em Artur Schopenhauer - Esse egoísmo e essa
tentativa de fuga do sofrimento, entra no mundo como vontade ou como
representação?
M. Representação - é
uma representação minha, como vejo e o corpo é o caminho;
M. Vontade - está
nas coisas singulares. É o fenômeno que traz a realidade das coisas.
Em Friedrich Nietzsche - como se dá o
super-homem?
Super-homem é o
responsável de si, o homem novo que redige e dita o que é e o que não é
necessário para si e para o mundo, pois ele se basta.
Outro olhar antropológico
Idade moderna:
Nível da ciência -
Revolução Copernicana (heliocentrismo)
Nível da filosofia -
Revolução Cartesiana (racionalismo) - há duas formas de conhecimento: indutivo
(particular ao universal) e dedutivo (universal para o particular).
A filosofia de
Descartes vai gerar dois traços, um moralista que traça o comportamento do
homem, e o humanismo que é um estudo aprofundado do ser humano.
Pascal - o
conhecimento não vem somente pela razão, mas através da experiência (O coração
tem razões que a própria razão desconhece).
Pascal usava o
pensamento mais para o bem-estar do homem e Descartes usa o pensamento pra
descobrir as coisas da natureza.
Para Pascal, há uma
oposição entre espírito e natureza.
O nascimento das
ciências humanas: Psicologia (trata da mente humana); Sociologia(estudo da vida
social); Psicanálise (campo clínico de investigação teórica da psique humana
independe da psicologia).
Duas direções que
Kant aponta em sua fenomenologia: religiosa e pedagógica.
Dois traços da
antropologia de Kant: ser natural e ser racional.
Avanço capitalismo -
Positivismo - o
conhecimento verdadeiro só é possível por meio da observação empírica do mundo.
k. Marx - o
materialismo histórico tende a história do homem, o materialismo dialético
trata de como se dá o movimento do homem na história.
Nasce do contexto pós guerra e trabalha com as
seguintes questões:
Quem sou eu?
De onde vim?
Para onde vou?
Qual o sentido da
vida?
Qual a origem do
sofrimento?
O plano de fundo da
filosofia contemporânea são as questões existenciais.
A filosofia
contemporânea vai ter a suspeita da modernidade. Mestres da suspeita (Freud -
Psicanálise, Marx - Socialismo, Nietzsche - Niilismo).
Alma vegetativa,
sensitiva e intelectual.
Comentários
Postar um comentário