Diferentes formas e concepções de Antropologia

Antropologia Cristã (Patrística e Medieval)
Concepção cristã:
Imago Dei - homem, imagem de Deus;
Semelhança de Deus - liberdade, vontade, razão, sentimento, alma.
Ponto de partida para compreender o homem - revelação divina.

Carne - fragilidade
Alma - vitalidade
Espírito - superioridade
Coração - profundidade

Antropologia patrística:
Patrística - Grega - Orígenes;
         Latina - Tertuliano, Agostinho.
A finalidade da patrística é afrontar e harmonizar a fé e a razão. Defesa da fé.

Gnose - conhecimento.
A gnose se opõe ao cristianismo, porque o a gnóstico é muito racional.
Tem dificuldade na divindade de Jesus, crer em um Deus que se fez homem.

A antropologia de Orígenes:
É um encontro do cristianismo com o platonismo.
Cristianismo
platonismo
Verdades da fé (revelação)
Dois mundos (material e metafísico [ideal])
Visão de corpo e alma
Corpo e alma (dualismo)

Três influencias da idade moderna:
Renascimento
Humanismo
Iluminismo

Concepção Moderna
Nicolau de Cusa:
  • Representante dos fundamentos metodológicos (dissolução).
  • Faz a passagem da Renascença para o Humanismo e o Iluminismo.
  • Representa a ruptura e a transição, a ruptura do pensamento Medieval e a transição do Humanismo e o Iluminismo, uma passagem do pensamento teocêntrico para o antropológico. Nascendo assim o Racionalismo.

A concepção racionalista do homem:
  • Crítica ao vitalismo renascentista;
  • Crítica - antiga a psyché (alma).

Antropologia de Descartes:
Homem = Metafísica do espírito (alma).
        Física do corpo (corpo).
  • Método (dúvida) - duvido para chegar a uma verdade segura.


Apresentação de trabalhos (antropologia filosófica contemporânea).
Em Artur Schopenhauer - Esse egoísmo e essa tentativa de fuga do sofrimento, entra no mundo como vontade ou como representação?
M. Representação - é uma representação minha, como vejo e o corpo é o caminho;
M. Vontade - está nas coisas singulares. É o fenômeno que traz a realidade das coisas.
Em Friedrich Nietzsche - como se dá o super-homem?
Super-homem é o responsável de si, o homem novo que redige e dita o que é e o que não é necessário para si e para o mundo, pois ele se basta.

Outro olhar antropológico
Idade moderna:
Nível da ciência - Revolução Copernicana (heliocentrismo)
Nível da filosofia - Revolução Cartesiana (racionalismo) - há duas formas de conhecimento: indutivo (particular ao universal) e dedutivo (universal para o particular).
A filosofia de Descartes vai gerar dois traços, um moralista que traça o comportamento do homem, e o humanismo que é um estudo aprofundado do ser humano.

Pascal - o conhecimento não vem somente pela razão, mas através da experiência (O coração tem razões que a própria razão desconhece).
Pascal usava o pensamento mais para o bem-estar do homem e Descartes usa o pensamento pra descobrir as coisas da natureza.
Para Pascal, há uma oposição entre espírito e natureza.

O nascimento das ciências humanas: Psicologia (trata da mente humana); Sociologia(estudo da vida social); Psicanálise (campo clínico de investigação teórica da psique humana independe da psicologia).
Duas direções que Kant aponta em sua fenomenologia: religiosa e pedagógica.
Dois traços da antropologia de Kant: ser natural e ser racional.

Avanço capitalismo -
Positivismo - o conhecimento verdadeiro só é possível por meio da observação empírica do mundo.
k. Marx - o materialismo histórico tende a história do homem, o materialismo dialético trata de como se dá o movimento do homem na história.

Nasce do contexto pós guerra e trabalha com as seguintes questões:
Quem sou eu?
De onde vim?
Para onde vou?
Qual o sentido da vida?
Qual a origem do sofrimento?
O plano de fundo da filosofia contemporânea são as questões existenciais.
A filosofia contemporânea vai ter a suspeita da modernidade. Mestres da suspeita (Freud - Psicanálise, Marx - Socialismo, Nietzsche - Niilismo).

Alma vegetativa, sensitiva e intelectual.

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