Retomada histórica
- Metafísica clássica - Antiguidade grega
Escolástica
A metafísica
clássica é uma metafísica objetiva
O objeto buscado
pela metafísica é esterno, fora do sujeito
- Metafísica moderna:
Tem como pai Rene Descartes, é uma busca pelas causas e
princípios da realidade, essas causas e princípios são buscados dentro do
sujeito. Tudo aquilo que é esterno, tudo que é objetivo, tudo que é
experimentado pelos sentidos, Descartes considera duvidoso.
Há um retorno ao
sujeito.
"Cogito ergo
sum"
O Eu penso torna-se
a causa e o fundamento da verdade. Posso duvidar de tudo aquilo que é externo,
e não posso duvidar de uma coisa que é interna, de que estou pensando.
Agora a filosofia se
ocupa no processo do conhecimento. A filosofia agora é uma epistemologia, é uma
gnosiologia.
Heidegger vi buscar o fundamento da verdade na
existência, uma existência do da-sein.
"O ser do qual
nada de maior se pode pensar"
(Anselmo de Aosta)
Anselmo Coloca como
argumento ontológico a ideia de um ser, o pensamento de um ser.
A metafísica na aurora da modernidade
- Duns Scoto - o ser a ser analisado, não é um ser universal. O ser é esse ser situado. Scoto tem o ser como unívoco.
- Guilherme de Okcham - não se multiplica os entes sem necessidade. O ser é uno, o que existe é o ser no mundo.
- Francisco Suarez - apresenta o ser como conceito, um ser que é universal e particular.
O ser é máximo em
extensão e mínimo em compreensão.
- Modernidade
Na moderna tem o
predomínio da razão.
Contemporaneidade
tem a desconfiança da razão.
Nietzsche retorna Diógenes o cínico - retorno
ao homem natural, o homem segundo sua natureza.
Filosofia do
martelo, porque propõe quebrar toda a cultura ocidental, pois toda história
ocidental é uma história fracassada. Propõe toda a história que foi formada a
partir da racionalidade.
Vai propor uma
transvaloração dos valores.
A metafísica deixa
de ser além da física e passa a ser ontologia. A metafísica agora é um
problema, ora vai ser rejeitada, ora estudada, mas é vista como problema.
- Modernidade: caracterização geral
- Busca princípios subjetivos para postular a verdade
- Ser objetivo, se torna "ideia"
- Metafísica no Racionalismo
- Conhecimento inato
- Racionalismo - Dualista - Res Cogitans = Mente / Res Extensa = Corpo (R. Descartes)
Monista (Leibniz) - mônodas: substância
básica - Monismo idealista: Berkeley
Monismo neutro: Spinoza - Semelhante a
Deus
Monismo material: Thomas Hobbes
- Metafísica no empirismo
- David Hume
- John Locke
- George Berkeley
Sensações sensoriais
---> Ideias - Simples
Complexas
A base de toda e
qualquer ideia é a sensação.
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