Metafísica na Filosofia Existencial (Existencialismo)

Sören Kierkegaard (1813-1855).
  • Existência;
  • Indivíduo;
  • Angústia = na fé (Abraão: escolher).
É no processo de nadificação que se dá a angústia, pois quando uma pessoa se depara com a escolha, há diversas possibilidades e ele escolhe apenas uma, o nada são as que ele deixou de escolher para escolher apenas uma.

Martin Heidegger (1889-1976): (1º) 1935.
Ser e Tempo (1928): "Por quê existe antes o ente e não o nada?". Pretérito presente hoje. Época: ciência-técnica.
Heidegger vai falar que todo o problema da história da filosofia é um problema de imanência e de transcendência.
O ser não está de forma alguma desligada da nossa vida. Por isso filosofia existencial.
  • Homem - Comunhão com o ente [ser-com-outros];
       Comércio com o ente [ser-no-mundo].
O homem, é o ser que está em comunhão e em comércio com o ente.
O ente é tudo e é nada. Tudo: tudo que é, é ente. Nada: o nada é (como conceito) = [Mundo ôntico].
Está no mundo ôntico, num mundo imanente, no mundo da contingencia.
  • Ser: Modo de ser do ente;
        Fundamento/possibilidade da essencialização do Ser (ab grund).
O ser em Heidegger vai ter suas concepções, vai ser um termo ambíguo, pois tem duas maneiras de ser dito. O ser é modo de ser do ente. O modo de ser do ente, é aquilo que é do ente, o ser é a essência do ente.
Fundamento é a possibilidade da essencialização do Ser. É aquilo que faz com que o modo de ser do ente, seja. Para que o ser do ente seja o ser do ente, é necessário que exista um fundamento que possibilite.
  • Diferença ontológica
  • Distinção: ente - ser do ente - ser / Fundamento;
Sentido do ser;
Condição para manifestação do ser do ente.
  • Esquecimento do ser é a não distinção. Distinção entre: ente, ser do ente e ser.
Cada ente tem o seu ser, o ser do ente. E o ser do ente é o ser no seu modo de ser, ou o ser na sua essencialização.
Segundo Heidegger, temos o fundamento para que o ser do ente seja.
O ôntico é tudo que é imanente, tudo que é no mundo, tudo que é; o imanente é possibilidade para que tudo exista, é o Ser em Heidegger.
  •  "Por quê existe antes o ser e não o nada?"
Elementos - A Questão;
 Resposta: pré-compreensão;
 Para quem?
 Quem?
Fenomenologia: Edmund Husserl - Epoché = ir as coisas em si mesmas.
Esse movimento, é o movimento da consciência das coisas, é o movimento de intencionalidade, intencionalidade da consciência.
A metafísica tem que sair do campo da pura racionalidade, e sair para a vida.
Quem põe a questão sobre o ser é o homem, o homem que existe.
Ontologia fundamental, pois dá a resposta do Ser do ente.
O único existente é o homem. O homem existe e as coisas são. Ele é o único ser que põe a questão do ser, é o único que tem a compreensão do ser, o único que responde a questão do ser.
O homem é ente na medida em que ele tem o corpo. Mas o homem tem o ser do ente.
Modos de ser do Dasein.
Ser-no-mundo = existência autêntica.
Ser-com-os-outros.
Ser-para-morte.

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