História da Igreja

Significado da palavra História: A história não só é o estudo dos fatos do passado, mas a história é os próprios fatos em si, os fatos concretos, aquilo que realmente aconteceu. Conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade e sua evolução, segundo o lugar, à época, o ponto de vista escolhido.
Disciplinas auxiliares: Entende-se por ciências auxiliares da história aquelas que, de formas variadas, contribuem para a evolução da mesma através do estudo e análise de uma das suas partes constituintes, podendo ser fontes consideradas oficiais ou subjetivas: radioatividade, termo-emanescência, termoluminescência, dendrocronologia, palinologia, linguística, filologia, heurística, literatura, paleografia, diplomática, genealogia, heráldica, bibliografia, crítica textual, cronologia, antropologia, fotografia, arquitetura, sigilografia, numismática, epigrafia, arqueologia, holografia.

A palavra história tem um significado subjetivo e objetivo.
É subjetivo enquanto estudo, conhecimento, especulação.
Quando usamos a palavra história para significar os fatos do passado, estamos usando no sentido objetivo, ou seja, pensando no objeto objetivo da história.

História da Igreja é uma ciência que estuda o desenvolvimento interno e esterno de toda atividade da Igreja como uma instituição divina e humana

A história pode ser cronológica e pode ser estudada pelos fatos, podemos eleger alguns acontecimentos e tratar desses acontecimentos.
Para se estudar história da igreja, pode ser por meio dos testos escritos, da tradição oral, das pinturas, dos restos. Tudo isso são fontes da história.
Os textos escritos constituem as fontes mais importantes. Produções filosóficas, produções religiosas, literárias científicas, inscrições feitas em documentos, moedas em fim. Cartas, periódicos, crônicas.
Tradição oral é importante, porém, menos segura que a escrita.

Disciplinas auxiliares da história: Geografia (espaços), Cartografia (mapas), Cronologia (tempo), Paleografia (textos antigos), diplomática (línguas, autenticidade), sigilografia (selos), epigrafia (estuda as inscrições de pedras), arqueologia (objetos e monumentos do passado), heráldica (escudos), genealogia, numismática (moedas), linguística.
Qual a utilidade do estudo da história? Conhecimento do passado como explicação do presente. Conhecimento do passado como veículo de cultura. Conhecimento do passado como lição para a humanidade.

Comentários