Fideísmo -
Pensamento dogmático, tem aquilo como verdade.
O nível martirial
está no subjetivo, pois está diante do que você vive.
É possível conhecer
Deus, só o homem pode conhecer Deus, através da revelação. É a revelação que
possibilita o homem a fazer a experiência de Deus.
Como a teologia fundamental se
articula, como caminha, quais suas finalidades? A teologia fundamental surge
inicialmente como apologia, ou seja, defesa da fé. Se baseia em argumentos
racionais para demonstrar a invalidade ou inconsciência das sentenças
heréticas.
325 d.C. Concílio de
Nicéia.
Problema:
Subordinação/natureza divina de Cristo: Deus - Pai/Filho. (Heresia de Ario).
--> Defesa da
Igreja: Pai e Filho são da mesma natureza:: Homousius
A primeira fonte da
defesa da fé é a Sagrada Escritura, pois a Bíblia é a revelação.
- A tarefa da teologia fundamental é uma justificação reflexiva da fé na tentativa de demonstrar a consistência e a coerência interior da fé cristã na Palavra de Deus. Coerência e consistência são critérios essenciais da prova na fé da revelação.
Obras: 1. "A fé
em crise?": O cardeal Ratzinger se interroga. 2. A fé questionada:
Ratzinger x Habermas.
Reflexão ad intra e ad
extra: dentro das tarefas da Teologia Fundamental podemos distinguir
entre uma reflexão teológica sobre os fundamentos e uma justificação dos
fundamentos, isto é, uma autorreflexão ad intra
e uma afirmação ad extra.
Uma reflexão ad intra, o assunto da teologia fundamental
pode ser dividido em termos formais (estrutura do discurso) e materiais.
O método da teologia
fundamental é o de crer para depois conhecer.
Contradição
performativa: Existe uma contradição na forma do pensamento, não é um
pensamento lógico se fazer um discurso para se tentar negar a existência de
Deus ou de algo.
A teologia se
articula em colaboração com outras ciências, pois, não existe uma matéria
especifica, matéria enquanto sentido pelos sentidos.
- A teologia fundamental trabalha no limite das disciplinas de teologia. Está em constante diálogo com as instâncias da teologia, e fornece e está com a filosofia, na questão linguística. Ou seja, a teologia fundamental não tem uma linha específica, mas lida ou se articula com relação aos aspectos da teologia (bíblica, histórica, espiritualidade, pastoral, sistemática, canônica, litúrgica, linguagem, etc.).
Questão do método: toda ciência traz
consigo a necessidade de um método para afrontar seus problemas. A busca de um
método para a teologia como um todo não é uma coisa simples de se fazer, como
parece. Primeiro porque o objeto material da teologia não é propriamente
material, não é mensurável segundo o conceito moderno de ciência.
Segundo, a teologia
de hoje não goza de uma singularidade. É recorrente a categoria de "pluralidade teológica", isto é, existem
várias teologias ao interno da Teologia. Daqui já percebemos que não existe um
único método para abordar a problemática da teologia. Se temos várias
teologias, logo, temos vários métodos (teologia protestante, teologia da
libertação, teologia feminista, etc.).
Tradicionalmente, o
método da teologia segue o seguinte princípio: Sagrada Escritura, Tradição e
Magistério. Essa tríplice sempre constitui o critério de credibilidade da
reflexão teológica.
Depois falamos
também de uma teologia de orientação transcendental: parte de uma análise
antropológica para abordar as questões de Deus, sua revelação e mistério.
- Karl Rahner: "método transcendental em teologia".
É uma mudança de
método e não de teoria, usa a mesma teoria, porém com método diferente.
- Método de Teologia Transcendental: Primeiro se conhece o sujeito, e depois o objeto.
Teologia
Transcendental (Antropológica): Tomas de Aquino, Immanuel Kant -->
Valorização do sujeito/subjetividade.
- Para se ter a experiencia de Deus é preciso:
- Amor ao próximo;
- Morte;
- Esperança futura absoluta.
A experiencia de
Deus é uma experiencia subjetiva.
A morte é uma morte
que abre horizontes.
É preciso ter
esperança no futuro, seja esperança histórica quanto eterna.
Para Karl Rahner:
Os conceitos são
necessários, e usados pela Igreja. Mas em relação a salvação, é levado em conta
a vivencia.
Todo conceito é
limitado, pois são conceitos formulado de forma humana e por isso limitada, o
que é definido de limita.
Cristãos anônimos
são cristãos que mesmo não professando a fé cristã, tem a vivencia cristã de
fato.
- Métodos de fazer teologia:
- B. Lonergan (método em Teologia: Investigação; interpretação; doutrinas; sistemática e comunicações.
- Clodovis Boff; Francisco Aquino Jr. - Teologia Latino-Americano (Teologia da Libertação) =
- Elemento cognitivo: é a fé-palavra (fides quae);
- Elemento afetivo: é a fé-experiencia (fides qua);
- Um elemento ativo: a fé-pratica.
Melchior Cano: logi Theologici =
Logus Theológicus
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