Tarefas e métodos da Teologia Fundamental

Fideísmo - Pensamento dogmático, tem aquilo como verdade.
O nível martirial está no subjetivo, pois está diante do que você vive.
É possível conhecer Deus, só o homem pode conhecer Deus, através da revelação. É a revelação que possibilita o homem a fazer a experiência de Deus.

          Como a teologia fundamental se articula, como caminha, quais suas finalidades? A teologia fundamental surge inicialmente como apologia, ou seja, defesa da fé. Se baseia em argumentos racionais para demonstrar a invalidade ou inconsciência das sentenças heréticas.

325 d.C. Concílio de Nicéia.
Problema: Subordinação/natureza divina de Cristo: Deus - Pai/Filho. (Heresia de Ario).
--> Defesa da Igreja: Pai e Filho são da mesma natureza:: Homousius
A primeira fonte da defesa da fé é a Sagrada Escritura, pois a Bíblia é a revelação.

  • A tarefa da teologia fundamental é uma justificação reflexiva da fé na tentativa de demonstrar a consistência e a coerência interior da fé cristã na Palavra de Deus. Coerência e consistência são critérios essenciais da prova na fé da revelação.

Obras: 1. "A fé em crise?": O cardeal Ratzinger se interroga. 2. A fé questionada: Ratzinger x Habermas.

Reflexão ad intra e ad extra: dentro das tarefas da Teologia Fundamental podemos distinguir entre uma reflexão teológica sobre os fundamentos e uma justificação dos fundamentos, isto é, uma autorreflexão ad intra e uma afirmação ad extra.
Uma reflexão ad intra, o assunto da teologia fundamental pode ser dividido em termos formais (estrutura do discurso) e materiais.

O método da teologia fundamental é o de crer para depois conhecer.
Contradição performativa: Existe uma contradição na forma do pensamento, não é um pensamento lógico se fazer um discurso para se tentar negar a existência de Deus ou de algo.

A teologia se articula em colaboração com outras ciências, pois, não existe uma matéria especifica, matéria enquanto sentido pelos sentidos.
  • A teologia fundamental trabalha no limite das disciplinas de teologia. Está em constante diálogo com as instâncias da teologia, e fornece e está com a filosofia, na questão linguística. Ou seja, a teologia fundamental não tem uma linha específica, mas lida ou se articula com relação aos aspectos da teologia (bíblica, histórica, espiritualidade, pastoral, sistemática, canônica, litúrgica, linguagem, etc.).

           Questão do método: toda ciência traz consigo a necessidade de um método para afrontar seus problemas. A busca de um método para a teologia como um todo não é uma coisa simples de se fazer, como parece. Primeiro porque o objeto material da teologia não é propriamente material, não é mensurável segundo o conceito moderno de ciência.
Segundo, a teologia de hoje não goza de uma singularidade. É recorrente a categoria de "pluralidade teológica", isto é, existem várias teologias ao interno da Teologia. Daqui já percebemos que não existe um único método para abordar a problemática da teologia. Se temos várias teologias, logo, temos vários métodos (teologia protestante, teologia da libertação, teologia feminista, etc.).
Tradicionalmente, o método da teologia segue o seguinte princípio: Sagrada Escritura, Tradição e Magistério. Essa tríplice sempre constitui o critério de credibilidade da reflexão teológica.
Depois falamos também de uma teologia de orientação transcendental: parte de uma análise antropológica para abordar as questões de Deus, sua revelação e mistério.
  • Karl Rahner: "método transcendental em teologia".
É uma mudança de método e não de teoria, usa a mesma teoria, porém com método diferente.
  • Método de Teologia Transcendental: Primeiro se conhece o sujeito, e depois o objeto.
Teologia Transcendental (Antropológica): Tomas de Aquino, Immanuel Kant --> Valorização do sujeito/subjetividade.

  • Para se ter a experiencia de Deus é preciso:
    •  Amor ao próximo;
    • Morte;
    • Esperança futura absoluta.
A experiencia de Deus é uma experiencia subjetiva.
A morte é uma morte que abre horizontes.
É preciso ter esperança no futuro, seja esperança histórica quanto eterna.

Para Karl Rahner:
Os conceitos são necessários, e usados pela Igreja. Mas em relação a salvação, é levado em conta a vivencia.
Todo conceito é limitado, pois são conceitos formulado de forma humana e por isso limitada, o que é definido de limita.
Cristãos anônimos são cristãos que mesmo não professando a fé cristã, tem a vivencia cristã de fato.

  • Métodos de fazer teologia:
  • B. Lonergan (método em Teologia: Investigação; interpretação; doutrinas; sistemática e comunicações.
  • Clodovis Boff; Francisco Aquino Jr. - Teologia Latino-Americano (Teologia da Libertação) =
    • Elemento cognitivo: é a fé-palavra (fides quae);
    • Elemento afetivo: é a fé-experiencia (fides qua);
    • Um elemento ativo: a fé-pratica.
Melchior Cano: logi Theologici = Logus Theológicus

Comentários