O movimento dos essênios e a comunidade de Qumran
Flávio Josefo - os
essênios representam uma terceira "filosofia", junto com as seitas
dos saduceus e dos fariseus.
Na segunda metade do
século II a.C. os essênios se separam do movimento dos hasidim/fariseus sob a
direção do "mestre da justiça".
Envolvida na revolta
de 66 d.C., a seita dos essênios e a comunidade de Qumran desapareceram mais ou
menos em 68 d.C.
A comunidade de
Qumran (essênios) se considerava como "resto santo" de Israel; lá se
conduzia uma vida comunitária que por muitos aspectos se assemelhará ao
posterior monacato cristão.
Os sacerdotes
governavam a comunidade junto à assembleia, tinham a palavra final em matéria
de religião e ética.
Depois de um ano de
prova fora da comunidade e dois anos vividos em Qumran, o "noviço"
era admitido na comunidade como membro, com todos os direitos e obrigações.
Aqueles que pecavam
gravemente eram expulsos depois da sentença de ao menos cem membros da
assembleia.
Na regra de Qumran
presa mais o pudor e a modesta, na regra não há nenhuma menção ao casamento.
Não há clareza da
presença de mulheres na comunidade. Mas provavelmente havia a presença de
mulheres, crianças e casados na comunidade.
Um ano de postulando
e dois de noviciado. No segundo ano de noviciado ele entregava seus bens ao
ecônomo, e se não ingressasse de fato na comunidade, os bens eram devolvidos.
Tanto Joao Batista
quanto os essênios agem longe do templo e do judaísmo oficial.
A instituição do
bispo; a comunhão de bens na Igreja de Jerusalém é devido a instituição de
Qumran; a fração do pão teve o exemplar na refeição sagrada dos essênios que
tinha o paio e o vinho e uma oração antes da refeição.
Na Igreja de
Jerusalém não existia a entrega total dos bens, a entrega era livre e por ato
de caridade.
Os essênios
esperavam dois messias, o messias de Aarão que era sacerdotal e o messias de
Israel que era desentende de David.
O messias sacerdotal
deveria ser superior ao messias de Israel que era desentende de David.
Para os essênios
Deus é só o salvados e os dois messias eram só instrumento de salvação que
tinha a função de exterminar os filhos das trevas.
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