Patriarcas, Êxodo,
conquista de Canaã, idade dos israelitas, monarquia sob Davi/Salomão.
1. Como se dividem
os especialistas em história de Israel quando se trata de analisar a questões
dos Patriarcas (quais são as teorias e linhas teóricas)?
R: Albrith, De Vaux, Speiser, Gordon e Benjamin
Mazar se portavam a favor da historicidade bíblica, na veracidade da história
bíblica, são considerados como "Maximalistas" (dão as narrações
bíblicas o máximo de historicidade).
Wellhausesen, Van
Seters e Thomas L. Thompson - As narrativas são compilações recentes, por volta
do séc. VIII/VII a.C., mostram na figura patriarcal a questão política
religiosa e social do período assírio e babilônico. São considerados
"Minimalistas".
M. Noth - Os
patriarcas seriam originalmente ancestrais isolados que foram agrupados como
uma família como uma família para criar uma história unificada. Com o intuito
de se enfatizar a primazia de Judá. Por volta de VIII/VII (800/700) a.C.
2. Quais são os
elementos textuais da história bíblica dos Patriarcas que "desmentem"
sua historicidade (o que está na Bíblia escrito e não bate com a história)?
R: A arqueologia defende a presença impossível
de camelos e filisteus no mundo patriarcal e nomes de lugares com relação a
Israel e Judá com reinos vizinhos no século VIII/VII, a ligação entre Abraão,
Hebron e Jerusalém.
Ou seja, não
corresponde à época relatada na historiografia bíblica. No período que relata a
Bíblia, não corresponde a presença de camelos na época. Não tinham camelos na
região, existiam em outra região distante dali.
Os filisteus chegam
a Israel mais ou menos no séc. XII a.C. que é quando se data Moisés, mas é
impossível se ter contato com os filisteus se eles inda não existiam na
Palestina. Isso tudo são anacronismos. São realidades existentes na Palestina,
mas não são realidades existentes no período patriarcal, eles entram depois da
história e não no período historiográfico bíblico. Logo, a história dos
patriarcas narrada em Genesis é inventada.
3. Quando e por que
se "inventou" uma história dos Patriarcas (quando, como e por que se
criou uma história)?
R: Segundo os dados históricos, os elementos
patriarcais foram colocados por volta dos séculos VIII/VII a.C. baseados em
tradições locais para se unificar questões religiosas, políticas e sociais.
4. O que se entende
por "história Sequencial" e "Anacronismo"?
R: A história sequencial de Israel são:
patriarcas, êxodo, conquista, vida tribal, monarquia unida, reinos divididos,
exílio. História tal qual foi contada na Bíblia. A história de Israel começa
com a história dos Patriarcas, inicia com a vocação de Abraão (Gn12).
Anacronismo é porque
aparecem elementos que não estão de acordo, ou não correspondem com sua época,
como por exemplo, a presença de camelos no período patriarcal. As narrações são
mais recentes do que alguns pensavam.
As histórias eram
transmitidas de forma oral. Desta forma, os contos bíblicos provavelmente foram
criados a partir dessa tradição oral, de geração em geração.
Da tradição oral
foram surgindo as histórias bíblicas.
A primeira faze da
revelação bíblica é oral.
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