Os Patriarcas

Patriarcas, Êxodo, conquista de Canaã, idade dos israelitas, monarquia sob Davi/Salomão.

1. Como se dividem os especialistas em história de Israel quando se trata de analisar a questões dos Patriarcas (quais são as teorias e linhas teóricas)?
R: Albrith, De Vaux, Speiser, Gordon e Benjamin Mazar se portavam a favor da historicidade bíblica, na veracidade da história bíblica, são considerados como "Maximalistas" (dão as narrações bíblicas o máximo de historicidade).
Wellhausesen, Van Seters e Thomas L. Thompson - As narrativas são compilações recentes, por volta do séc. VIII/VII a.C., mostram na figura patriarcal a questão política religiosa e social do período assírio e babilônico. São considerados "Minimalistas".
M. Noth - Os patriarcas seriam originalmente ancestrais isolados que foram agrupados como uma família como uma família para criar uma história unificada. Com o intuito de se enfatizar a primazia de Judá. Por volta de VIII/VII (800/700) a.C.

2. Quais são os elementos textuais da história bíblica dos Patriarcas que "desmentem" sua historicidade (o que está na Bíblia escrito e não bate com a história)?
R: A arqueologia defende a presença impossível de camelos e filisteus no mundo patriarcal e nomes de lugares com relação a Israel e Judá com reinos vizinhos no século VIII/VII, a ligação entre Abraão, Hebron e Jerusalém.
Ou seja, não corresponde à época relatada na historiografia bíblica. No período que relata a Bíblia, não corresponde a presença de camelos na época. Não tinham camelos na região, existiam em outra região distante dali.
Os filisteus chegam a Israel mais ou menos no séc. XII a.C. que é quando se data Moisés, mas é impossível se ter contato com os filisteus se eles inda não existiam na Palestina. Isso tudo são anacronismos. São realidades existentes na Palestina, mas não são realidades existentes no período patriarcal, eles entram depois da história e não no período historiográfico bíblico. Logo, a história dos patriarcas narrada em Genesis é inventada.

3. Quando e por que se "inventou" uma história dos Patriarcas (quando, como e por que se criou uma história)?
R: Segundo os dados históricos, os elementos patriarcais foram colocados por volta dos séculos VIII/VII a.C. baseados em tradições locais para se unificar questões religiosas, políticas e sociais.

4. O que se entende por "história Sequencial" e "Anacronismo"?
R: A história sequencial de Israel são: patriarcas, êxodo, conquista, vida tribal, monarquia unida, reinos divididos, exílio. História tal qual foi contada na Bíblia. A história de Israel começa com a história dos Patriarcas, inicia com a vocação de Abraão (Gn12).
Anacronismo é porque aparecem elementos que não estão de acordo, ou não correspondem com sua época, como por exemplo, a presença de camelos no período patriarcal. As narrações são mais recentes do que alguns pensavam.

As histórias eram transmitidas de forma oral. Desta forma, os contos bíblicos provavelmente foram criados a partir dessa tradição oral, de geração em geração.
Da tradição oral foram surgindo as histórias bíblicas.
A primeira faze da revelação bíblica é oral.

Comentários