Revelação e sua fundamentação bíblica

Autocomunicação - o discurso de Deus é um discurso sobre si mesmo. Deus envia seu Filho Ele quer se mostrar, dizer sobre si mesmo.
Para Rahner, antes das verdades da fé existe a autocomunicação de Deus.

O ponto de partida, quando se fala em teologia, é sempre a Sagrada Escritura.
Primeiro ponto de referência da teologia é a Bíblia.

Qual a peculiaridade da Teologia fundamental? Por que ela é chamada "fundamental?
A teologia da revelação, qualifica-se como "fundamental" precisamente por estar em condições de elaborar um a teologia da revelação a partir da própria revelação.
Nisto consiste, a peculiaridade central que faz com que ele seja "teologia" e "fundamental".
Por revelação, falamos em Sagrada Escritura, mas também falamos de criação, de história, tradição.

A Teologia fundamental é o Discurso sobre Deus que parte da própria revelação, por isso que é fundamental e indispensável.
O conteúdo da Teologia fundamental é a revelação de Deus.

Revelação como fundamento significa dizer que uma relação entre o "fundamento" e a realidade que sobre ela se constrói.
Jesus Cristo é a plenitude da revelação, porém, nossa compreensão dessa revelação não é plena. Ainda está sendo moldada para enfim se compreender.

O que é fundamento?
S. Tomás: o fundamento é o princípio a partir do qual algo deriva.
Significa reconhecer que a teologia deriva constitutivamente a ela deve referir-se para todo e qualquer forma real de saber.

A revelação tem um princípio de autoridade em que acredito na própria revelação e naquele que se revelou, por isso a revelação é o fundamento da teologia, porque ela é o princípio de autoridade em que eu depósito minha fé, minha crença.

A revelação precede todo e qualquer tentativa de formação de pensamento ou reflexão teológica sobre a própria revelação.

Dizer que a revelação é o fundamento da teologia, é o mesmo que recuperar o componente anterior a qualquer reflexão e prévio à teoria da revelação que permite pensá-lo como um novum dado e confiado à humanidade (R. Fisichela).
Por revelação não se devemos entender como fatos isolados. A revelação divina é um acontecimento que se deu desde a criação do mundo, e se culminou em Jesus Cristo.

O que é a relação?
Fé do cristianismo: Deus está voltado para a criação, compartilha a si mesmo com o ser humano e ele se revela a si próprio.
A categoria da revelação é uma expressão da fé em Deus dialógico.
Ela (revelação) conduz ao conceito fundante do cristianismo: a própria revelação.

Essa é a fé do cristianismo: Deus se revelou, Deus se comunicou.

"Revelação quer dizer a efetiva vir-à-manifestação da realidade divina. A totalidade do acontecer salvífico é o ser revelado do mistério, não no sentido de um desvelamento de um segredo intelectual, mas no sentido do drama salvífico divino. Nesta autocomunicação de Deus é concedida e recebida a participação". (Bottiheimer).

O conceito de revelação não designa eventos singulares no acontecimento da salvação, nem só o modo de compartilhamento e que o todo chega ao ser humano, mas a própria mais íntima e permanente essência do que foi compartilhado e do que se compartilha.

Na Bíblia e na interpretação bíblica posterior, o termo "revelação" será sempre um ponto controverso, pois é próprio do homem associar o conceito mental à realidade expressa pelo termo:
Revelação ----> Manifestação
(Fenômeno) -----> O que se ver

No Antigo Testamento a revelação é vista à luz de uma intervenção livre, soberana e poderosa de Deus.
A expressão que melhor designa essa intervenção divina é "Palavra do Senhor".
O homem bíblico anseia e busca "ouvir" a voz do Senhor, e não "ver". O "ver" será sempre uma linguagem metafórica.

A religião veterotestamentária é a religião da "palavra". É o Deus que fala e o povo que escuta.
_____________
Indicações: Leitura: 18/05 -- Dei Verbum. 08-22/06 -- Fides et Ratio; Livro: Felix Pastor. A lógica do inefável.
Palavra-chave: Teologia. Fundamental. Revelação. Palavra de Deus. Bíblia. Jesus Cristo. Deus. Autocomunicação.

Comentários