Conceito de ciência:
conhecimento certo e sempre válido, resultado de dedução lógica. Certo, pois
procede de experiencias primeiras e indemonstráveis; dedutivo, pois articula as
conclusões como os princípios universalmente válido por meio de raciocínio; perfeito,
pois atinge as coisas em seus princípios essenciais e necessários. Ciência
pretende conhecer, de maneira certa, as causas ou razões.
Parte da experiencia
verificável, estuda os fenômenos, apoia na realidade da experiencia. A teologia
não cumpria essas condições de ciência e, por isso, era rejeitada como tal.
Com a objetividade,
se acredita que só com a ciência pode-se fazer experiencia da realidade, isso é
um tipo de presunção científica.
1. Dedução lógica,
dedutiva;
2. Experiências
verificáveis, objetividade, realidade;
3. Conjunto de
pressupostos conceituais, metodologia, Tradição e comunidade científica.
A ciência, enquanto
voltada para o mundo do fenômeno, do constatável, do verificável e, portanto,
sujeita ao processo de verificação e comprovação de suas verdades pela via da
experimentação, não corresponde à natureza da teologia.
Uma vez aceita a
pluralidade dos jogos linguísticos, dos diversos saberes, das diferentes
maneiras de conduzir o próprio método, de pautar seu rigor teórico e de fazer
parte de uma comunidade científica como expressão moderna, a teologia faz-lhe
pelo jus.
Características da Teologia:
- Revelação (Palavra de Deus);
- Reflexão Científica;
- Antropologia (resposta de fé);
- Eclesiologia (dentro de uma comunidade cristã).
Conceito:
- A Teologia é a ciência que Procura compreender Deus através de uma reflexão científica da Revelação ao homem na comunidade cristã.
A teologia é análoga
a filosofia.
Tirar a ideia
principal do texto:
De cada título tirar
um ou dois princípios que podem guiar para o estudante de teologia. O que vai
orientar, guiar.
A Teologia tem como
base a filosofia, o pensamento filosófico deve ajudar no pensamento teológico e
no seu desenvolvimento.
A razão filosófica é
a razão "veritativa", a razão da verdade absoluta: ela busca o
universal, o metafísico. Seu campo é o indisponível: o ser.
A razão das ciências
humanas é a razão "funcional", razão instrumental e prática: busca o
domínio das coisas. Permanece no reino dos disponíveis: os entes.
Estudo filosófico
inválido para a Igreja
A filosofia
problematiza a religião, e a maioria dos pensadores colocam em dúvida a
existência de Deus.
O estudo filosófico
trabalha o âmbito humano, colocando o homem como centro de tudo, não tendo
espaço para Deus.
O filósofo é muito
questionador, na maioria das vezes, subordina o saber teológico, e o saber
popular na comunidade, deixando o fiel confuso de sua fé.
Estudo filosófico inválido para a Igreja
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- A filosofia
problematiza a religião, e a maioria dos pensadores colocam em dúvida a
existência de Deus.
- O estudo
filosófico trabalha o âmbito humano, colocando o homem como centro de tudo,
não tendo espaço para Deus.
- O filósofo é
muito questionador, na maioria das vezes, subordina o saber teológico, e o
saber popular na comunidade, deixando o fiel confuso de sua fé.
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1. A filosofia ou
o pensamento filosófico é natural no homem, e a filosofia como estudo
obrigatório na Igreja, anterior a teologia, ajuda no pensamento e na
elaboração racional para se chegar no dado da existência de Deus.
2. O conhecimento filosófico ajuda no âmbito da fé, é por meio da filosofia que se chega a verdade absoluta, que se chega a Deus. Pelo estudo filosófico , se pode fazer reflexões teológicas como a teodiceia e epistemologia. 3. por meio da própria filosofia, com a busca do saber, ajuda a teologia no questionamento para se chegar na elaboração do conceito teológico. A fé deve ser vista também num âmbito racional, para que o fiel, tendo contato com o pensamento filosófico possa também se ter um conhecimento teológico. |
A teologia não é
considerada como ciência quando é voltada para o mundo do fenômeno, do
constatável do verificável.
A teologia
considerada como ciência no sentido, na compreensão, nos jogos linguísticos, na
comunidade científica e em sua metodologia. Pressupostos conceituais.
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