Todo o pensamento é fruto de uma dedicação de alguém. Essa dedicação vem de um esforço intelectual que deve ser respeitado, independentemente do conteúdo. O que é o Saber? O saber é aquilo que está inserido no interior do homem, que pode vir de diferentes formas, uma delas é por meio a posteriori, que se adquire com o conhecimento externo ao ser, ou seja, através do estudo e do conhecimento adquirido, a outra forma de conhecimento é a priori, que já está no interior do homem, ou seja, é um conhecimento interno, intra-humano, pois, já está em seu intelecto.
Costumo falar que toda forma de conhecimento é válida, pois leva ao saber, e o saber não deve ser privado nem podado. O conhecimento, vindo de um livro, de um estudo ou mesmo da vivência pessoal, deve ser tomado como valido, pois são formas de conhecimento, leva a um aprendizado, seja ele científico adquirido, ou popular/comum que também é adquirido, só que de uma forma interna, que já está dentro de si.
Para finalizar esse breve esboço de reflexão que faço através de estudo pessoal, deixo aqui um incentivo. Mesmo que possa parecer de inicio que aquilo que você estuda/estudou não pareça ser necessário, ele será, pois estarás adquirindo conhecimento, mesmo que não o use no dia-a-dia, mas abrirá uma vasta janela possibilitando mais tarde, colocar aquilo que foi aprendido em prática, muitas das vezes para si mesmo, ou para fora de si, dependendo da situação.
Um exemplo disso tudo, é quando se aprende algo contrário do que se acredita, esse aprendizado não será em vão, ou inválido, levando em consideração, que você aprenderá o porque você é contrário aquilo que está aprendendo, terás mais consistência no pensamento. Desta forma, não é perca de tempo. Guarde bem, Toda forma de conhecimento é válida, pois se é conhecimento, deve ser aprendido e transmitido.
Comentários
Postar um comentário