A revelação é um
princípio segundo o qual, sem ela não existe teologia.
Palavra humana é
sempre uma palavra transitória, não tem efeito criador.
A Palavra de Deus é
sempre criadora, eficaz, penetrante.
A experiência do
povo de Deus no Antigo Testamento é uma experiência audire (ouvir).
No Antigo Testamento
Deus fala e o homem ouve, não se vê a revelação de Deus.
No Novo Testamento,
temos a experiencia, não somente do ouvir, mas também do ver. Ele ver a
revelação através do Verbum Dei
encarnado: "quem Me vê, ver o Pai".
Temos uma
continuidade e uma plenificação da revelação. Enquanto no Antigo Testamento, há
apenas uma revelação audível, no Novo Cristo Revela a face de Deus.
O Pai se mostra ao
mundo através de seu Filho Jesus Cristo.
Deus é ao mesmo
tempo o sujeito (aquele que se manifesta: "Autocomunicação") e o
conteúdo (a mensagem, desígnio de Deus, plano salvífico), ao mesmo tempo ele é
a revelação e revelação.
A revelação de Deus
tem uma finalidade, e essa finalidade é a salvação do homem.
Pela revelação, Deus
mostra ao homem Deus e ele mesmo, o próprio homem, o projeto de salvação dos
homens, deles mesmos.
A revelação no Novo
Testamento se baseia sobre um fato: o evento Jesus de Nazaré.
Quando falamos de
revelação, falamos que Deus revela seu amor, manifesta no tempo e na história.
Não se manifesta num determinado período ou tempo. Deus revela sua bondade, seu
plano salvífico, revela sua graça ao homem, independentemente do tempo e do lugar.
É Deus que se revela
com a finalidade de salvar o homem. Essa é a bondade de Deus, com a finalidade
de unir o homem a si mesmo, a plenitude da vida, conduzir o homem ao destino
final de sua vida.
No Novo Testamento
Deus entra na história, entra na pessoa de Jesus Cristo. No Antigo Testamento é
uma experiência vaga de Deus, no Novo Testamento é uma experiencia completa,
Cristo nos mostra o rosto de Deus. É uma experiência na qual o povo ver Deus na
pessoa de Jesus de Nazaré. Jesus revela Deus que estava escondido no seu
próprio mistério, Jesus desvela deus, tira o véu.
Essa revelação não
tira o mistério de Deus, Ele ainda permanece como mistério, mas um mistério com
o qual podemos conviver, conhecer, tocar, pois agora Deus está presente de fato
na história e no tempo, vivo.
Kenósis - Rebaixamento, esvaziamento.
Na Kenósis o Verbo
continua sendo Deus, e assume a condição humana. O Verbo se esvazia, não da sua
divindade, mas se esvazia de sua dignidade, do seu véu. Fala ao homem de uma
maneira que ele pudesse compreender.
O Verbo Encarnado é
a grande hermenêutica de Deus. É a chave de leitura para o mistério de Deus.
Não há como conhecer Deus sem que seja por Jesus de Nazaré. Ninguém tem acesso
a Deus sem o Verbo Encarnado.
É na cristologia que
temos acesso a pessoa de Deus.
Queremos chegar a
uma verdade sobre Deus, e para chegar a verdade sobre Deus, o caminho é Jesus
Cristo.
É olhando para
Cristo que vamos entender ou buscar a entender quem é Deus.
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