A Revelação de Deus

A revelação em si mesmo.
A razão não é capaz de se alto explicar. Deus se revela a si próprio e revela o homem ao homem. Se não fosse isso, não seriamos capazes de saber quem somos, da finalidade de nossa vida, da origem do homem, problemas sotereológicos.

A Revelação nos informa sobre o projeto de Deus a respeito da nossa salvação. Nos revela que eu estou indo a casa do Pai. Nos revela uma vida pós-morte, uma vida na presença de Deus ressuscitado, nos revela a ressurreição da carne.

Preparação da revelação evangélica.
A primeira revelação é a criação.
A última revelação é a volta de Jesus (Paresia).
Devemos receber a revelação com fé. A razão somente não é capaz de compreender todos os dados da revelação, e a fé é apresentada como um dom de Deus.
Uma vez que pela fé eu aceito os dados da revelação, aí entra a razão, pois não consigo compreender só pela fé o dado revelado. Daí a importância da teologia, para sem estudar essas questões, por meio da fé utilizando sua razão.

A teologia desde sempre reconheceu que podemos conhecer Deus pela razão.
Diante da descrença de Deus, o concílio reafirma que podemos conhecer Deus pela razão a partir das coisas criadas.

Os apóstolos e seus sucessores, transmissores do Evangelho.
A tradição é fundamental na transmissão, explicação e maturação da sagrada Escritura.
A instituição se desenvolveu a partir de um núcleo, uma doutrina, uma instituição e uma hierarquia, e se desenvolve e adapta com o tempo.

A Tradição não é Deus, mas reflete a imagem de Deus.
A teologia católica se estuda a partir da revelação. E essa revelação foi transmitida na Sagrada Escritura e na Tradição apostólica.
Tudo que Deus revelou não está só na Bíblia, mas também pela tradição (primeiramente aos apóstolos), dando seguimento no magistério. A Tradição complementa a Sagrada Escritura.
É a mesma verdade, mas se chega até nós de dois modos, que no fundo falam a mesma coisa.
A sagrada Tradição reflete Deus.

A tradição e as Escrituras.
Um dos assuntos da sagrada escritura é a Tradição
A Igreja Católica se apoia sobre essas duas pernas: Tradição e Sagrada Escritura.
O cânon que temos hoje foi feito por meio da Tradição.

Revelação entre a sagrada Tradição e a Sagrada Escritura.
Há apenas uma fonte, que é Deus, e dois caminhos que são a Tradição e a Sagrada Escritura, tendo em vista o mesmo fim: a salvação.
A diferença entre uma e outra é que a Tradição foi falada e a Sagrada Escritura foi escrita.
Aquilo que foi escrito e aquilo que foi falado, ambos foram transmitidos.

A Igreja de Jesus Cristo se estabeleceu, não por meio de palavras, discursos, a força da Igreja estava na vivência, no ser, eles viviam o que falavam, a pregação apostólica fluiu do gesto, da vivência. Foi com o modo de ser, os fiéis se adequaram a religião, formando aos poucos a Igreja.

O magistério da Igreja é um carisma, e todo carisma está a serviço da Igreja.
O magistério é o colegiado dos mestres.
Com magistério de se entende os Papas e os Bispos.
O Magistério da Igreja não é fonte de Revelação, mas ele está a serviço da revelação.
_________________
Hermenêutica: interpretação.

Comentários