A revelação em si mesmo.
A razão não é capaz
de se alto explicar. Deus se revela a si próprio e revela o homem ao homem. Se
não fosse isso, não seriamos capazes de saber quem somos, da finalidade de
nossa vida, da origem do homem, problemas sotereológicos.
A Revelação nos
informa sobre o projeto de Deus a respeito da nossa salvação. Nos revela que eu
estou indo a casa do Pai. Nos revela uma vida pós-morte, uma vida na presença
de Deus ressuscitado, nos revela a ressurreição da carne.
Preparação da revelação evangélica.
A primeira revelação
é a criação.
A última revelação é
a volta de Jesus (Paresia).
Devemos receber a
revelação com fé. A razão somente não é capaz de compreender todos os dados da
revelação, e a fé é apresentada como um dom de Deus.
Uma vez que pela fé
eu aceito os dados da revelação, aí entra a razão, pois não consigo compreender
só pela fé o dado revelado. Daí a importância da teologia, para sem estudar
essas questões, por meio da fé utilizando sua razão.
A teologia desde
sempre reconheceu que podemos conhecer Deus pela razão.
Diante da descrença
de Deus, o concílio reafirma que podemos conhecer Deus pela razão a partir das
coisas criadas.
Os apóstolos e seus sucessores, transmissores do
Evangelho.
A tradição é
fundamental na transmissão, explicação e maturação da sagrada Escritura.
A instituição se
desenvolveu a partir de um núcleo, uma doutrina, uma instituição e uma
hierarquia, e se desenvolve e adapta com o tempo.
A Tradição não é
Deus, mas reflete a imagem de Deus.
A teologia católica se estuda a partir da revelação. E
essa revelação foi transmitida na Sagrada Escritura e na Tradição apostólica.
Tudo que Deus
revelou não está só na Bíblia, mas também pela tradição (primeiramente aos
apóstolos), dando seguimento no magistério. A Tradição complementa a Sagrada
Escritura.
É a mesma verdade,
mas se chega até nós de dois modos, que no fundo falam a mesma coisa.
A sagrada Tradição
reflete Deus.
A tradição e as Escrituras.
Um dos assuntos da
sagrada escritura é a Tradição
A Igreja Católica se
apoia sobre essas duas pernas: Tradição e Sagrada Escritura.
O cânon que temos
hoje foi feito por meio da Tradição.
Revelação entre a sagrada Tradição e a Sagrada
Escritura.
Há apenas uma fonte,
que é Deus, e dois caminhos que são a Tradição e a Sagrada Escritura, tendo em
vista o mesmo fim: a salvação.
A diferença entre
uma e outra é que a Tradição foi falada e a Sagrada Escritura foi escrita.
Aquilo que foi
escrito e aquilo que foi falado, ambos foram transmitidos.
A Igreja de Jesus
Cristo se estabeleceu, não por meio de palavras, discursos, a força da Igreja
estava na vivência, no ser, eles viviam o que falavam, a pregação apostólica
fluiu do gesto, da vivência. Foi com o modo de ser, os fiéis se adequaram a
religião, formando aos poucos a Igreja.
O magistério da
Igreja é um carisma, e todo carisma está a serviço da Igreja.
O magistério é o
colegiado dos mestres.
Com magistério de se
entende os Papas e os Bispos.
O Magistério da
Igreja não é fonte de Revelação, mas ele está a serviço da revelação.
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Hermenêutica:
interpretação.
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