Inspiração Bíblica

Canon - livros inspirados.
Hagiógrafo - autor sagrado, escritor bíblico.
Deus utilizou das faculdades mentais de cada autor, e inspirou-os a escrever os textos sagrados.

Deus revela ao homem, e o homem elabora. O autor principal é Deus e secundário é o homem, Deus revela, e o homem elabora e escreve.

É somente no interior da Igreja que se entende a revelação, porque ela foi comporta  e produzida para a Igreja. O mistério da sagrada Escritura está relacionado ao mistério da Igreja.

Deus --------------------- Homem
(causa principal) ------ (Causa instrumental)
 |
         Sagrada Escritura
      (Efeito)
A conexão de uma coisa e outra é a causa. O efeito nunca precede a causa, sempre alguém causa alguma coisa.
A Escritura é Palavra de Deus que chega até nós por meio do trabalho do homem, é uma comunhão de Deus com o homem.

Inerrância bíblica - não admite erro, é verdade e somente verdade.

Deus se revela ao homem inspirando, despertando-os.
Essas pessoas foram inspiradas, pois elas pertenciam a uma comunidade de fé. As pessoas que foram inspiradas eram pessoas de fé. Elas assumiam assim, a verdade de fé da comunidade, para orientar a comunidade. Com isso os textos foram transmitidos.

Canon - lista de livros considerados pela Igreja que são inspirados.
___________________
Todavia, para escrever os livros sagrados, Deus escolheu e serviu-se de homens na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e por eles, pusessem por escrito, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele queria.
Três elementos que estão na origem de todo texto bíblico:
  • Um evento fundador: no caso do NT é Cristo;
  • Uma palavra de revelação;
  • Um ato de fé: adesão dos apóstolos e depois dos primeiros cristãos a Cristo.

4 critérios fundamentais para decidir quais livros são inspirados ou não.
1. Origem apostólica; (tem origem dos apóstolos).
2. Aceitação Universal; (o texto tem que ser aceito em todas as comunidades consideradas cristãs aceitar).
3. Conteúdo Ortodoxo; (tem que ter uma pregação apostólica, sem disparates).
4. Uso Litúrgico. (o uso dos textos na liturgia usados com uso litúrgico).

Comentários