Métodos

Diacrônicos - Métodos que buscam reconstruir a história da formação do texto. Pretendem recuperar o texto original.
A diacronia é a leitura da Bíblia não a partir do texto pronto. Não se está preocupado com o texto pronto, mas sim em reconstruir os procedimentos do texto.
Sincrônico - o texto pronto, encadernado, canonizado. Aí surge métodos para interpretar e entende o texto atual.

A crítica do texto procura chegar o mais próximo do original, mesmo sem nunca ter acesso ao original e sendo impossível de ter acesso, pois ele já se perdeu.

Crítica do texto: pesquisa para reconstruir o texto, procurando chegar ao máximo à sua formação "original" = forma base.
Crítica literária: procura analisar o texto nos seus mínimos detalhes para descobrir se sua estrutura é homogênea ou não.
Crítica da forma: estuda as origens e evoluções das diversas tradições orais divididas em determinadas formas literárias. A forma de um texto é o modo como ele se apresenta ao leitor.
Crítica do gênero literário: como se classifica um texto pelo seu estilo. São formas estilísticas e tipos de textos recorrentes. É algo abstrato que se repete em outros textos.
Crítica da tradição: análise das diversas etapas redacionais que o texto precisou passar para chegar à sua fase final, ou seja, ser escrito.
Crítica da redação: etapas do método que estuda o ponto de vista do redator (a sua mensagem). Considera-se o material que ele tinha em mão e como o uso segundo os seus critérios pessoais e interesses.

Texto:
Quem escreveu? (Autor/hagiógrafo)
Para que escreveu? (Destinatário)
Quando escreveu? (Tempo)
Onde escreveu? (Lugar)
Como escreveu? (Método --> Gênero literário)
O que escreveu? (Conteúdo/Mensagem)
Para que escreveu? (Objetivo/Finalidade)
  •  Em todo texto deve haver essas perguntas.

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