Diacrônicos -
Métodos que buscam reconstruir a história da formação do texto. Pretendem
recuperar o texto original.
A diacronia é a leitura da Bíblia não a partir do texto pronto. Não se está preocupado com o texto pronto, mas sim em reconstruir os procedimentos do texto.
A diacronia é a leitura da Bíblia não a partir do texto pronto. Não se está preocupado com o texto pronto, mas sim em reconstruir os procedimentos do texto.
Sincrônico - o texto
pronto, encadernado, canonizado. Aí surge métodos para interpretar e entende o texto atual.
A crítica do texto
procura chegar o mais próximo do original, mesmo sem nunca ter acesso ao
original e sendo impossível de ter acesso, pois ele já se perdeu.
Crítica do texto: pesquisa para reconstruir o
texto, procurando chegar ao máximo à sua formação "original" = forma
base.
Crítica literária: procura analisar o texto nos
seus mínimos detalhes para descobrir se sua estrutura é homogênea ou não.
Crítica da forma: estuda as origens e evoluções
das diversas tradições orais divididas em determinadas formas literárias. A
forma de um texto é o modo como ele se apresenta ao leitor.
Crítica do gênero literário: como se classifica
um texto pelo seu estilo. São formas estilísticas e tipos de textos
recorrentes. É algo abstrato que se repete em outros textos.
Crítica da tradição: análise das diversas
etapas redacionais que o texto precisou passar para chegar à sua fase final, ou
seja, ser escrito.
Crítica da redação: etapas do método que estuda
o ponto de vista do redator (a sua mensagem). Considera-se o material que ele
tinha em mão e como o uso segundo os seus critérios pessoais e interesses.
Texto:
Quem escreveu?
(Autor/hagiógrafo)
Para que escreveu?
(Destinatário)
Quando escreveu?
(Tempo)
Onde escreveu?
(Lugar)
Como escreveu?
(Método --> Gênero literário)
O que escreveu?
(Conteúdo/Mensagem)
Para que escreveu?
(Objetivo/Finalidade)
- Em todo texto deve haver essas perguntas.
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