Revelação,
inspiração, Tradição/Magistério - Temas apresentado na Dei Verbum, e tudo está
relacionado a Sagrada Escritura.
O magistério da
Igreja é a única instituição que interpreta legitimamente a escritura. Quando
um fiel comum interpreta a Bíblia ele está fendo isso em comunhão com o
magistério.
- Revelação --> Divina;
- Inspiração --> Homens;
- Tradição/Magistério--> Igreja (Bispos e Papa);
- Cânon --> Lista de livros inspirados.
Quando a Sagrada
Escritura terminou de ser escrita?
Quando a Sagrada
Escritura foi concluída?
Quando se fala em
cânon, está sendo falado em critérios, regras, normas, para saber se os testos
sagrados são inspirados ou não. Lista de livros considerados pela Igreja
divinamente inspirados.
Três elementos que
estão nas origens de todo o texto bíblico:
- Evento fundador: no NT é Cristo;
- Uma palavra de revelação;
- Um ato de fé: adesão dos apóstolos e depois dos primeiros cristãos a Cristo.
Critérios de
canonicidade:
É da própria fé que
se consideravam ortodoxo.
1. Origem
Apostólica;
2. Aceitação
Universal;
3. Conteúdo
Ortodoxo;
4. Uso Litúrgico.
O uso litúrgico do
texto foi fundamental para discernir se o texto é revelado ou não.
Escritura - produto
da Igreja com realidade heterogênea.
O NT é fruto da
pregação apostólica.
As comunidades que
produziram e receberam os textos, os guardavam. A comunidade começa a formar
pequenas bibliotecas dentro das comunidades.
- Redação do texto;
- Acolhida da comunidade destinatária;
- Permuta dos textos entre as comunidades;
- Aceitação das comunidades
Nasce então o Novo
Testamento (mais ou menos por volta do ano 200).
O texto bíblico
surge a partir de uma dificuldade de uma comunidade. Para unificar o
cristianismo.
Para que a Igreja
pudesse ser fundada, foi-se necessário dos Apóstolos (hierarquia), fundação e
liturgia, Sagrada Escritura.
Terminologia
Protocanônicos (a
primeira lista): os primeiros livros a serem considerados canônicos sem sérios
problemas de aceitação nas diversas comunidades.
Deuterocanônicos (a
segunda lista): livros que entraram no cânon após certa relutância devido à não
certeza de sua inspiração:
- No AT: a saber Judite, Tobias, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, I e II Macabeus.
- No NT: Hebreus, Tiago, II Pedro, II e III de João, Judas e Apocalipse de São João.
Apócrifos: os
chamados apócrifos (escondidos) pela comunidade judaica e depois protestante
são os deuterocanônicos para as comunidades cristãs que seguem o cânon largo de
LXX.
A Bíblia hebraica
definiu seu cânon mais ou menos no ano 90 d.C. no concílio Jamnia.
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