As ciências da
Bíblia é mais a exegese e a hermenêutica.
A hermenêutica busca
entender, a partir do texto, o sentido do texto. Consegue entender o texto.
Os elementos
textuais do Pentateuco.
As narrações do
Pentateuco exemplificam o que sucede ao povo quando cumpre ou não a Lei dada
por Deus.
Torá = Lei =
instrução = Dom - é dada ao povo num contexto de libertação.
A lei é a única
garantia do povo de libertação total, a lei é um código de instrução.
A lei torna o povo
virtuoso, torna o povo santo.
No deserto Deus dá a
Lei, ela é dada no início da caminhada do povo hebreu no deserto. O Pentateuco
dá todo o processo histórico em que é dada a Lei.
A Lei é dada num
momento especial ao povo, exatamente depois da libertação do povo das mãos do
faraó. Deus dá a Lei no momento em que o povo está começando sua saga em busca
da terra prometida.
Essa Lei que é dada
no início do trajeto, ela deve orientar ao povo no trajeto e também lá na terra
em que o povo está a caminho, sem a lei, o povo volta a escravidão.
Interrupções de narração:
O fluxo normal de um
evento narrado é interrompido pela repetição narrativa desse mesmo evento, ou
por interpolações realizadas pelos redatores seguintes.
Duplicatas:
Duas narrativas
contanto a mesma história, um exemplo claro disso é a narrativa da criação em
Gênesis, também o dilúvio, a passagem do Mar Vermelho.
Diversidades de
nomes próprios: nomes de deus, nomes de montes, nomes de cidades, etc.
Os textos em que os
objetos sagrados são todos nominados, geralmente são sacerdotais, pois, são os
sacerdotes os responsáveis pelos templos.
O estilo dos textos
sacerdotais é mais seco, criteriosos e técnicos.
A parte narrativa do
Pentateuco praticamente coube aos javísta e aos eloístas.
Como que o javísta e
o eloísta, fazem uma trama bem-feita, expõe o espaço das ações.
Javísta:
No javísta há muita
vivacidade nas narrativas.
Os personagens vivem
mais drasticamente.
O Deus javísta é
mais acessível.
O grande foco da
história Javísta é a promessa. Deus aparece próximo do homem.
Não tem Javísta no
levítico nem em números.
Tema da promessa,
questão do mal, pecado original, patriarca.
Eloísta:
É mais moral, menos
psicológica, geralmente Deus aparece em forma de sonho.
O Deus eloísta é
mais transcendente e menos acessível.
Espiritualidade de
Deus, impossibilidade de ver Deus, Deus manifesta-se em sonhos.
Menos
antropomórfico, a ideia de Deus é mais abstrata. O grande tema do Eloísta é a
questão da aliança.
Aparece pela
primeira vez no cap. 15 de Gênesis.
Deuteronomista:
Reino do Norte na
cidade de Samaria por volta de 700 a.C.
É o núcleo original
do deuteronomista, a parte central do Deuteronômio tinha o Deuteronômio
primitivo.
Guardar os
mandamentos.
Povo escolhido. A
promessa se torna condicionada, impõe uma condição.
Deus ciumento,
unidade do santuário.
Josué até o fim dos
Reis.
Sacerdotal:
Sacerdotes exilados
de Jerusalém. Destinado a preparar a terra santa.
Exílio da Babilônia.
Sec. VI.
Capítulo primeiro do
Gênesis.
Salienta as alianças
de Deus com o homem (aliança com Noé, Abraão, Moisés).
Aliança e leis.
Levítico 1-7; 11-16;
17-23 é o grande código legislativo de Israel.
O primeiro capítulo
de Gênesis é sacerdotal.
O segundo capítulo é
javísta.
Dois estilos
antagônicos.
Perspectivas teológicas.
Javista - sec. VIII
- questão das promessas
Começa no início do
mundo até chegar em Abraão.
Eloísta -
concentra-se no tema da aliança
O Deuteronomista -
sec. VII - tema da eleição, apresenta uma teologia da palavra de Deus.
Sacerdotal - sec. VI
- Trabalha a questão da aliança, com Abraão que diz respeito ao povo de Deus.
A primeira
característica para fazer uma diferença entre o texto bíblico é o nome de Deus.
Javísta = Senhor
Eloísta = Deus.
- Nome de Deus;
- Antropomorfismo.
Gn 1-11: a origem do
universo; do homem; do pecado; Abel e Caim e o primeiro homicídio; o Dilúvio; a
Torre de Babel (Pré-História de Israel).
Gn 12-50: a origem e
a história de Israel: do chamado de Abraão até a história de José (os
Patriarcas).
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Parenética: ético
exortativo, código de ética, moral.
Cap. 8 Gn. Conclusão
do episódio do dilúvio.
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