Primeira narração:
Moldura literária -
repetição de elementos, tanto o início quanto no fim.
Antecedentes
temporais - quem vai fazer parte da história, quando. São situações que se dão
antes de acontecer a história.
Os poemas são
divididos por estrofes, de acordo com uma jornada de trabalho (1º dia, 2º
dia...), possuem uma formula de abertura e conclui.
Os principais ensinamentos do hexaémeron (do grego 6 dias- Gn 1,1-2,4a).
1. A respeito de Deus:
- Deus é Uno (estrito monoteísmo / diferente das antigas religiões que possuíam muitos deuses: politeísmo).
- Deus é eterno: não se tem notícias de sua origem.
- Deus é Todo-poderoso.
- Deus repousou de todo trabalho que fizera (Gn 2,2).
- Deus abençoou toda a criação.
2. A respeito do mundo:
- O mundo não é eterno.
- O mundo não se originou por si mesmo nem por acaso.
- As criaturas são boas: bondade ontológica da criação.
3. A respeito do homem:
- O ser humano é algo totalmente novo entre os demais:
- Imagem à representatividade/ símbolo.
- Semelhança à modo de agir.
- Igual dignidade entre homem e mulher: a humanidade completa.
- O matrimônio é algo santo.
- O trabalho é também abençoado por Deus.
- O sétimo dia é por Deus santificado (Gn 2,3): dia do repouso.
A benção de Deus
permite que as coisas sejam criadas.
O mundo tem um
princípio, ele não é eterno, não é fruto do acaso e é criado por Deus. Mesmo com a morte, a
criação continua sendo boa, mas o ser humano introduz na criação o pecado, mas
o pecado não interfere na bondade.
Ontologicamente o
ser é bom, o mundo e as coisas criadas por Deus são bons (inclusive Lúcifer),
mas moralmente, pelo pecado o homem pode cometer atos maus.
O homem é imagem de
Deus. Possui qualidades semelhantes da de Deus, com isso não o torna um deus,
mas o faz comunicar-se com Deus.
Sendo o homem imagem
e semelhança de Deus (símbolo, representação de Deus na terra), ele continua a
obra da criação. Quando o homem começa a destruir a obra da criação, ele está
saindo do projeto de Deus, pois o homem é o continuador da obra da criação, e
quando isso é corrompido pelo ser humano, ele desvirtua a obra de Deus.
O homem e a mulher
formam o ser humano completo, a humanidade - ambos são imagem e semelhança de
Deus, tem igual dignidade.
O princípio da
criação é caótico, a ordem é dada ao mundo a partir de quando Deus cria. Deus
não só cria as coisas, mas cria com ordem.
- Criação:
- Ontológico - Bom.
- Estético - Belo.
- Ético - Bom.
Tudo isso indica a
ordem perfeita da criação.
No dilúvio, o caos
primitivo volta novamente, quando se põe em risco a obra da criação (episódio
do dilúvio) é um retorno ao caos que antes Deus tinha acabado com a obra da
criação, de certa forma é um reflexo do pecado.
Deixando de agir a
imagem e semelhança de Deus, o homem come a agir de maneira contrária a Deus,
enquanto Deus ordena, dá ordem, com o rompimento ou desvio da imagem, o homem
só consegue desordenar o que Deus tinha ordenado, trazendo o caos.
Gn 1-2,4.
- Exílio babilônico - crise/criatividade.
- Novo relato da criação - sacerdotal.
Os sacerdotes se
tornam representantes do povo, e se tornam os responsáveis por manter a memória
viva, por isso organiza os escritos.
Festa de Akkitu (deus que era comemorado no início do
ano), despojamento das vestes do rei (humilhação).
Leitura do mito de Enuma Elish.
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