Gênesis e a primeira Criação

Primeira narração:

Moldura literária - repetição de elementos, tanto o início quanto no fim.
Antecedentes temporais - quem vai fazer parte da história, quando. São situações que se dão antes de acontecer a história.

Os poemas são divididos por estrofes, de acordo com uma jornada de trabalho (1º dia, 2º dia...), possuem uma formula de abertura e conclui.

Os principais ensinamentos do hexaémeron (do grego 6 dias- Gn 1,1-2,4a). 
1. A respeito de Deus:
  • Deus é Uno (estrito monoteísmo / diferente das antigas religiões que possuíam muitos deuses: politeísmo).
  • Deus é eterno: não se tem notícias de sua origem.
  • Deus é Todo-poderoso.
  • Deus repousou de todo trabalho que fizera (Gn 2,2).
  • Deus abençoou toda a criação.
2. A respeito do mundo:
  • O mundo não é eterno.
  • O mundo não se originou por si mesmo nem por acaso.
  • As criaturas são boas: bondade ontológica da criação.
3. A respeito do homem:
  • O ser humano é algo totalmente novo entre os demais:
    • Imagem à representatividade/ símbolo.
    • Semelhança à modo de agir.
  • Igual dignidade entre homem e mulher: a humanidade completa.
  • O matrimônio é algo santo.
  • O trabalho é também abençoado por Deus.
  • O sétimo dia é por Deus santificado (Gn 2,3): dia do repouso.

A benção de Deus permite que as coisas sejam criadas.

O mundo tem um princípio, ele não é eterno, não é fruto do acaso  e é criado por Deus. Mesmo com a morte, a criação continua sendo boa, mas o ser humano introduz na criação o pecado, mas o pecado não interfere na bondade.
Ontologicamente o ser é bom, o mundo e as coisas criadas por Deus são bons (inclusive Lúcifer), mas moralmente, pelo pecado o homem pode cometer atos maus.

O homem é imagem de Deus. Possui qualidades semelhantes da de Deus, com isso não o torna um deus, mas o faz comunicar-se com Deus.
Sendo o homem imagem e semelhança de Deus (símbolo, representação de Deus na terra), ele continua a obra da criação. Quando o homem começa a destruir a obra da criação, ele está saindo do projeto de Deus, pois o homem é o continuador da obra da criação, e quando isso é corrompido pelo ser humano, ele desvirtua a obra de Deus.
O homem e a mulher formam o ser humano completo, a humanidade - ambos são imagem e semelhança de Deus, tem igual dignidade.

O princípio da criação é caótico, a ordem é dada ao mundo a partir de quando Deus cria. Deus não só cria as coisas, mas cria com ordem.
  • Criação:
    • Ontológico - Bom.
    • Estético - Belo.
    • Ético - Bom.
Tudo isso indica a ordem perfeita da criação.

No dilúvio, o caos primitivo volta novamente, quando se põe em risco a obra da criação (episódio do dilúvio) é um retorno ao caos que antes Deus tinha acabado com a obra da criação, de certa forma é um reflexo do pecado.

Deixando de agir a imagem e semelhança de Deus, o homem come a agir de maneira contrária a Deus, enquanto Deus ordena, dá ordem, com o rompimento ou desvio da imagem, o homem só consegue desordenar o que Deus tinha ordenado, trazendo o caos.

Gn 1-2,4.
  • Exílio babilônico - crise/criatividade.
    • Novo relato da criação - sacerdotal.
Os sacerdotes se tornam representantes do povo, e se tornam os responsáveis por manter a memória viva, por isso organiza os escritos.
Festa de Akkitu (deus que era comemorado no início do ano), despojamento das vestes do rei (humilhação).
Leitura do mito de Enuma Elish.

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