Inácio de Antioquia e Hermas, o Pastor

Os docetistas negam a eucaristia e a oração, segundo eles, Deus já sabe o que queremos e o que precisamos, então, não precisamos rezar.
Só que o próprio Jesus ensinou os discípulos a rezarem.

Textos que os docetistas fundamentam seu pensamento: Lc 4,30, 24,31.

Texto anti-docetista: Jo 4,2, 1 Jo 1,1.
Inácio afirma claramente da presença real da carne e do sague de Cristo na Eucaristia, e sua realidade sacrificial, ele chama a Igreja de lugar do sacrifício.
É o primeiro a utilizar a expressão "Igreja Católica" no sentido de universal.
Quem não está em comunhão com o bispo, não está em comunhão com Cristo.
Nada se pode fazer sem o bispo. O próprio Inácio segue a doutrina paulina a respeito do matrimonio, que representa a aliança de Cristo com a Igreja, fala também da virgindade e a recomenda.
É o primeiro escritor não romano que reconhece o primado da Igreja de Roma.

Santo Inácio chama dos cristãos das comunidades que ele escreveu, para que eles sejam imitadores de Cristo.
1. Efésios
2. Tralianos
3. Magnésios
4. Esmirnence
5. Filadélfia
6. Policarpo
7. Romanos

Hermas - O Pastor.
No início do séc. II em Roma, um cristão arrependido de seus pecados, escreve uma obra para animar os fiéis da Igreja de Roma a voltar a um estilo de vida mais puro e exigente, como havia atido na sua comunidade na sua fundação.
Era irmão do Papa Pio I, ele escreveu uma obra chamada "O Pastor" para viver melhor a vida cristã no seu princípio.
Essa obra é um apocalipse, fala de revelações, foi escrito em 150 quando era bispo de Roma o seu Irmão Pio I. obra do gênero apocalíptico, usa muito de figuras, imagens e simbolismos para então transmitir sua mensagem.
Essa obra foi lida bastante no oriente.
Nesta obra fala da Igreja e da penitencia, mostra a Igreja como algo vivo. Esta Igreja é fundamental para a salvação.

Hermas era um escravo, que foi libertado por Robes e depois de convertido, tornou-se um pequeno comerciante de Roma, casou-se e teve filhos, e estes filhos apostataram da vida cristã, porque ele, concentrado no comercio, esqueceu da educação dos seus filhos, e como castigo, perdeu todos os seus bens.

O Batismo é o sacramento que realmente perdoa os pecados, tanto o original, quanto o temporal.
O sacramento da penitencia era feito apenas uma única vez, só a partir do quinto séc. esse sacramento era repetido.
A obra "O Pastor" está dividida em três partes, a primeira é composta de cinco visões, a segunda (parte mais longa e mais importante) contém 12 preceitos, e a terceira parte, chamada 10 alegorias ou semelhanças.
Na primeira parte, contém as 5 visões, e nessa parte aparece uma senhora anciã vestida de branco, esta senhora representa a Igreja, que convida os cristãos a fazer penitencia e a purificar de seus pecados, essa senhora anciã vai se rejuvenescendo, torna-se com isso uma nova criatura, e com isso, vai revivendo.
Os preceitos, que é a segunda parte, e as alegorias, são recomendações concretas para viver as virtudes necessárias, e essas virtudes necessárias são: a pureza, o temor de Deus, a fidelidade, a castidade, a humildade, a fé e a obediência e também a virtude da esperança.

A Igreja e a penitência.
A penitencia é o ponto central da obra de Hermas, toda a obra é uma exortação à penitência.
A Igreja Romana, havia nela o desejo de conservar a alma pura depois do Batismo.
Existia a prática de não falar aos batizados a possibilidade de receber o sacramento da penitência para não caírem no relaxamento.
Os cristãos deviam viver corretamente o seu batismo e não voltar mais ao pecado.
A Igreja é apresentada como necessária para a Salvação, é apresentada como uma torre e edificada sobre a rocha que é Cristo. Nesta obra também menciona os diversos graus da hierarquia, porém, sem ressaltar de mais a figura do bispo, porque ele via uma clara ambição do poder. Fala da Igreja pré-existente, da Igreja prefigurada na criação do mundo.

Comentários