Estrutura do livro de Genesis:
Gn 1-11: a origem do
universo; do homem; do pecado; Abel e Caim e o primeiro homicídio; o Dilúvio; a
Torre de Babel (Pré-História de Israel).
Gn 12-50: a origem e
a história de Israel: do chamado de Abraão até a história de José (os
Patriarcas).
Temas teológicos:
A bondade ontológica
da criação.
A dimensão criadora
da Palavra (dabor divino/logos)
O homem, o chão, a
terra e o povo.
A fragilidade do
barro e amor gratuito de Deus.
O homem e a mulher:
imagem e semelhança de Deus.
A precedência dos
humildes: Abel ao invés de Caim; Noé ao invés do resto da humanidade; Abração;
Isaac ao invés de Esaú; José ao invés de seus irmãos.
As alianças com
Abraão: garantia de que as promessas serão cumpridas.
Um retrato da vida
no mundo oriental antigo: vida tribal e seus conflitos; conflitos familiares;
acordos matrimoniais; relações comerciais, etc.
Todos os personagens
da Bíblia, os patriarcas pré-Abraão não são pessoas cheias de dom, são os mais
fracos, de modo que se sobressaia a grandiosidade de Deus.
Estrutura literária:
Elementos textuais
(gramática: Sintaxe -> oração, frase; morfologia -> palavra; fonética
-> sons das palavras).
Poesia = rima,
refrão, estrofe.
A primeira coisa que
se tem que levar em conta do texto, é a moldura literária. (4a e 4b -
criar/fazer, Deus/Senhor Deus, terra e céu/céu e terra).
Quanto mais
conhecimento se tem, mais se consegue descobrir do texto
As estrofes do poema estão divididas por meio da
formula de abertura e formula de encerramento.
E Deus disse...
--> formula de abertura
Houve uma tarde e
uma manhã: dia... --> formula de encerramento.
I- 3-5:Criação da Luz = primeira condição:
sem luz não é possível a existência dos astros que iluminarão o dia e a noite,
que serão criados no quarto dia.
II- 6-8:Criação do Firmamento = separação das
águas; criação da abóboda celeste: condição para que precipite as chuvas e
existam as aves.
III – 9-13: Dia dividido em duas partes (Deus disse...
2x):
- 9-10: criação do continente e separação da terra
seca das águas = terra e mar: condição para que Deus chame à existência
o mundo vegetal, os animais terrestres e os aquáticos.
- 11-13: criação do mundo vegetal, possível
porque Deus anteriormente separou a terra das águas. Os vegetais, nessa
primeira fase da história, são os únicos alimentos permitidos por Deus, daí a
necessidade de criá-los antes de qualquer ser que deverá se alimentar.
IV- 14-19: Criação dos dois luzeiros (= Sol e Lua
- não nominados aqui para não confundi-los com divindades como de costume entre
os antigos: os dois astros, apesar da magnificência, não passam de meras
criaturas divinas).
V- 20-23: Criação
dos seres aquáticos (peixes, monstros marinhos) e das aves. A esse ponto, todas
as condições para que esses seres existam já foram criadas. Deus os abençoa e
lhes ordena a fecundidade e multiplicação.
VI- 24-31: Divisão
em duas partes (= parte III):
24-25: criação dos animais terrestres:
domésticos, repteis e selvagens.
26ss:
criação do ser humano
( = homem e mulher): percebe-se a mudança de
vocabulários (verbo fazer, no lugar de criar), sintaxe (o verbo deliberativo está
no plural, mesmo sabendo que o sujeito é um só – interpretações: plural
majestático; plural deliberativo; plural de intensidade: realmente desejamos
fazer...), tais mudanças pretendem chamar a atenção do leitor para algo
totalmente novo no projeto criativo de Deus: o ser humano é o último ser a ser
criado, pois todas as condições para sua existência já foram atendidas. Dessa
forma, o autor nos apresenta a criação do homem e da mulher como coroamento de
toda obra da criação. Ele é a sua imagem (צֶ֫לֶם = semelhança física)
e semelhança (דלְמָם = abertura à comunicação com Deus e à sua graça: capacidade de agir
como Deus); Deus os abençoa e os torna fecundos, incumbindo-os de submeter a
terra e dominar sobre todos os seres criados. Deus dá ao ser humano e aos
animais os vegetais por alimentos (=providencia). Se até agora o autor nos
informa que tudo o que Deus tinha criado era BOM, na conclusão de sua narração
nos diz que tudo era MUITO BOM = tudo estava concluído com perfeição
extraordinária.
2,1-3: Informação
sobre o sétimo dia: Toda a obra divina fora concluída, diante da maravilha
criada Deus abençoa tudo e depois descansa.
+
2,4a: Moldura literária // 1,1: Verbo CRIAR (passivo teológico) + Céu e Terra:
sujeito da ação, DEUS.
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