Primeiro grande
teólogo do cristianismo.
Teólogo mais
importante do segundo séc.
Heresia de Montana -
mistura de Cisma e heresia (movimento carismático que queriam um cristianismo
puro e santo, para eles não deveria existir a instituição, pois o Espírito
Santo sopra onde ele quer). Queriam um cristianismo de perfeitos. Este
movimento estava no norte da África e chegou até Milão, onde Irineu trabalhava.
Irineu é nomeado
bispo depois que o Bispo de Lyon foi martirizado.
Escritos:
Combate as heresias,
de modo especial o gnosticismo.
Principal obra: adversus heresis, dá três regras para lutar
contra o gnosticismo.
Três motivos para
lutar contra o gnosticismo: apoiar no Antigo e
Novo Testamento, se esforça para eliminar
os ritos falsos e para crer na historicidade de Jesus Cristo, fala da sucessão apostólica da Igreja de Roma.
Um dos ritos falsos
é o docetismo, que nega a real encarnação do verbo.
O gnosticismo
combate a matéria - a matéria é má. Heresia dualista que sobreviveu nas seitas
maniqueias (maniqueus).
Irineu é conhecido
como o homem da história da salvação e como o homem da tradição.
Fundador da teologia
cristã.
Unidade da fé e
unidade da Igreja - isso por cauda da dualidade dos gnósticos. Para combater a
divisão dos gnósticos.
A Igreja ensina uma
verdade quando ela está unida.
Trata da doutrina
trinitária.
Utiliza a expressão
grega chamada trias.
Deus é aquele que dá
todas as ordens. Deus criador, pai do Logos.
Espírito Santo está
a serviço do Logos e inspirando os profetas.
Logos é o Verbo
Encarnado, Cristo.
Santo Irineu não
trata das relações entre as três pessoas.
Defende a monarquia
divina.
Cristologia:
A geração do Filho
pelo Pai é inenarrável, inexplicável.
Em Cristo de dá um
anova criação da humanidade.
Se recupera a imagem
e semelhança de Deus perdida pelo pecado em Adão e Eva.
Se destrói a morte e
o adversário que é o inimigo.
Em Cristo se
completa sua missão, que é restaurar todas as coisas.
Maria:
É a nova mãe da
humanidade - maternidade universal de Maria.
Nova Eva - mãe dos
viventes, nova mãe.
Eclesiologia:
Cristo é cabeça da
Igreja.
A imutabilidade da
doutrina recebida dos apóstolos se mantém por causa da ininterruptabiliade
desde os apóstolos. A doutrina da sucessão apostólica.
Descreve a Igreja
seguindo a doutrina dos Apóstolos (credo apostólico), e diz que essa Igreja é
Una, Santa, Católica, Apostólica, que é o corpo de Cristo.
É o defensor do
primado de Roma. Chama a Igreja de Roma a Igreja principal, Igreja que exerce
liderança, Igreja que é líder.
Os gnósticos não
seguem uma tradição, por isso a doutrina dele é falha.
Eucaristia:
Irineu crê
firmemente na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, presença que se
reproduz pela invocação de Deus, pela invocação do Espírito Santo no pão e no
vinho.
Há uma mudança de
substancia.
Crê que a
ressurreição da carne se deve a influência do Corpo e Sangue de Cristo na carne
de quem o recebe.
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