Os apologetas sai em
defesa do cristianismo e dos cristãos.
Os apologetas são
padres que escrevem para fora, para os governadores, cristãos, povo pagão,
escrevem para defender a fé cristã.
Os pagãos viam os
cristãos como inimigos do império, e os padres apologetas mostram que não são
inimigos. Os cristãos eram acusados de ateísmo, antropofagia, desordem moral ou
incestuosos, ódio ao gênero humano.
Os principais
escritores pagãos que escreveram para desprestigiar o cristianismo são:
Imperador Teodósio, Luciano de Salobata (obra chamada "De morte
peregrini"), Celso (Discurso verdadeiro) ele vê o cristianismo como uma
mistura de superstição e paganismo.
Segundo são Justino,
a origem da perseguição contra os cristãos é o ódio dos judeus ao cristianismo.
A posição dos
apologetas gregos diante aos ataques a Igreja e aos cristãos, eles dizem que os
cristãos não são inimigos do Estado, eles são parceiros. A Igreja não é um
perigo para o Estado.
Os apologetas
apresenta as principais verdades de fé: fé na ressurreição, na eucaristia. Eles
apresentavam o cristianismo como uma verdadeira filosofia de vida.
As apologias são
dirigidas as autoridades civis, aos imperadores, dirigidas aos judeus, aos
pagãos e a pessoas cultas.
Foram uma defesa da
liberdade de consciência necessária para o verdadeiro culto a Deus.
Justino enquanto
filósofo faz discípulos, dá aulas.
Escreveu a obra
chamado "O diálogo de Trifão", e duas apologias.
Justino apela ao
imperador em suas apologias em defesa aos cristãos, que faça um julgamento
justo, que os cristãos não sejam condenados simplesmente por serem cristãos.
Justino faz a defesa
de dois sacramentos: Batismo e Eucaristia.
Na obra "O
diálogo de Trifão", na primeira parte Justino faz um apanhado de sua vida,
depois, Justino defende que o Novo Testamento é uma continuidade do Antigo
Testamento, na terceira parte, Justino defende a divindade de Cristo, depois
mostra que a Igreja é o povo de Deus escolhido.
A teologia de Justino:
Deus é uno, é
princípio, incriado, é sem nome, é transcendente.
Para Justino, o
melhor adjetivo que podemos dar a Deus, é chamar Deus de Pai.
Sustenta a
transcendência absoluta de Deus, nega o panteísmo e a onipresença substancial
de Deus no mundo.
O Logs divino
preenche o abismo entre Deus e o mundo, porque o Logos é uma emanação de Deus,
uma projeção do interior de Deus.
O verbo é emanado, é
processado no interior de Deus proferido, colocado para fora. Segundo Justino,
o Verbo de Deus veio preencher esse abismo entre Deus transcendente e o mundo.
Deus cria e ordena
tudo pelo Verbo, que é o intermediário entre Deus e os homens.
Cap. 100 - Primeiro
autor cristão que aprofunda o paralelismo entre Eva e Maria, por um lado estão
a obediência e a fé de Maria, e por outro a desobediência e a morte de Eva.
Fala dos Anjos que
tem a função de cuidar da criação. E os demônios são os filhos de anjos e
mulheres, que eram castigados e jogados ao fogo eterno até a segunda vinda de
cristãos. Os hereges são instrumentos dos demônios.
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