A Cristologia dos Evangelhos e Paulina


Títulos cristológicos
  1. Jesus, o Profeta
  2. Jesus, o Senhor
  3. Jesus, o Logos
  4. Jesus, o Messias
  5. Jesus, o Filho de Deus
  6. Jesus, o Filho do homem - sua humanidade é integral, é um ser humano verdadeiro, faz também ao profeta Ezequiel, que está no tempo e tem a visão do Filho do Homem.

Cristologia de São Mateus
Cristologia ascendente (de baixo para cima).
Se revela de maneira mais pela no alto da cruz, quando o centurião reconhece Jesus como o Filho de Deus.
Cristo não permite que seu messianismo confundisse com os outros "messias" do tempo.
O foco do evangelho de São Mateus são os cristãos vindo do judaísmo. Dentro do evangelho de Mateus é presente várias expressões judaístas.

O Evangelho de Mateus salvaguarda a tradição judaica, mas rompe com o nacionalismo judeu e universaliza a vinda salvífica de Cristo.
Evangelho do cumprimento da promessa.
Em Jesus se realizam todas as promessas do Antigo Testamento - Mateus tenta descrever Jesus como messias, mas que vem do judaísmo

Em Mateus a continuadora da obra do Antigo Israel é a comunidade dos discípulos, essa comunidade formada por Jesus Cristo é o Novo Israel. É em Cristo que se forma a Nova Igreja, é em Cristo que se forma a comunidade.
É a Igreja a grande missão de anunciadora o Salvador.
A Cristologia e a Eclesiologia caminham juntas, pois é a Igreja que faz a experiencia do Cristo e se torna a responsável por anunciar a Cristo aos povos.

Jesus é a interpretação da lei.
A dinâmica de Mateus é sempre um discurso (ensinamento) seguido de ação.
São Mateus identifica Jesus como Filho de Deus.
O Evangelho de Mateus é uma cristologia judaizante, mas ao mesmo tempo é uma cristologia aberta, mais universal, porque se abre a outras nações, a outros povos.

Cristologia de São Lucas
Cristologia descendente (de cima para baixo).
É um evangelho Pneumatológico, narrando a relação que Cristo tem com o Espírito.
Bem-aventuranças.
Makarismos - "ais". Lucas faz um paralelo.

Único evangelho que traz as narrativas (breve) da infância de Jesus.
Apresenta um Jesus mais humano, mais próximo, um Jesus do caminho, está em continuidade com o judaísmo.
Lucas escreve para os povos pagãos.
O Evangelho de São Lucas é destinado ao amigo Teófilo, que pode ser uma pessoa, como a uma denominação genérica: Teófilo = amados/amigos por Deus.
É o mais científico dos Evangelhos.
Jesus é o profeta, salvador e senhor. Jesus é o Kyrios, o Senhor presente na história.
Jesus é o profeta que realiza suas ações no Espírito.

Lucas apresenta a misericórdia de maneira universal, Deus é misericordioso para com Todos.
Lucas mostra Deus como misericórdia.
Cristologia da Misericórdia.

Cristologia de São João
Cristologia descendente (de cima para baixo).
Não faz parte dos sinóticos, é um Evangelho relacionado a Cristologia de Jesus.
Sofrimento de Cristo.
"A hora" --> "a minha hora".
Cristo é a Palavra, o Logos, o Verbo divino, e é o Verbo que se encarna no mundo.

A encarnação é em vista da Cruz. A glória de Deus é a cruz.
Em João há uma cristologia da Cruz, onde o Cristo morre crucificado.
João também apresenta um Cristo transcendental.
"Eu sou" - manifestação transcendental de Deus.
Cristologia da recriação do mundo. Em João Cristo é a chamada causa "exemplar" da criação.
Cristologia da glorificação, onde Cristo manifesta sua glória na cruz.
Cristologia da encarnação.

Cristologia de Paulo
Pré-existência do Verbo.
Em São Paulo existe um Cristo que é igual a Deus.
  • Cristologia da encarnação;
  • Cristologia da pré-existência;
  • Cristologia da cruz;
  • Cristologia da redenção.
Cristo é a cabeça da Igreja que é seu corpo.
Cristo é o novo Adão. No primeiro Adão todos caíram, em Cristo todos se reconciliaram.
É em Cristo que a humanidade descobre sua verdadeira vocação.
Cristo revela Deus e o próprio homem ao homem.
É em Cristo que o homem é redimido.
Resgata o Senhor como dom da vida.

Paulo apresenta a Teologia do sacrifício, a teologia do sacerdote.

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