Títulos cristológicos
- Jesus, o Profeta
- Jesus, o Senhor
- Jesus, o Logos
- Jesus, o Messias
- Jesus, o Filho de Deus
- Jesus, o Filho do homem - sua humanidade é integral, é um ser humano verdadeiro, faz também ao profeta Ezequiel, que está no tempo e tem a visão do Filho do Homem.
Cristologia de São Mateus
Cristologia
ascendente (de baixo para cima).
Se revela de maneira
mais pela no alto da cruz, quando o centurião reconhece Jesus como o Filho de
Deus.
Cristo não permite
que seu messianismo confundisse com os outros "messias" do tempo.
O foco do evangelho
de São Mateus são os cristãos vindo do judaísmo. Dentro do evangelho de Mateus
é presente várias expressões judaístas.
O Evangelho de
Mateus salvaguarda a tradição judaica, mas rompe com o nacionalismo judeu e
universaliza a vinda salvífica de Cristo.
Evangelho do
cumprimento da promessa.
Em Jesus se realizam
todas as promessas do Antigo Testamento - Mateus tenta descrever Jesus como
messias, mas que vem do judaísmo
Em Mateus a
continuadora da obra do Antigo Israel é a comunidade dos discípulos, essa
comunidade formada por Jesus Cristo é o Novo Israel. É em Cristo que se forma a
Nova Igreja, é em Cristo que se forma a comunidade.
É a Igreja a grande
missão de anunciadora o Salvador.
A Cristologia e a
Eclesiologia caminham juntas, pois é a Igreja que faz a experiencia do Cristo e
se torna a responsável por anunciar a Cristo aos povos.
Jesus é a
interpretação da lei.
A dinâmica de Mateus
é sempre um discurso (ensinamento) seguido de ação.
São Mateus
identifica Jesus como Filho de Deus.
O Evangelho de
Mateus é uma cristologia judaizante, mas ao mesmo tempo é uma cristologia
aberta, mais universal, porque se abre a outras nações, a outros povos.
Cristologia de São Lucas
Cristologia
descendente (de cima para baixo).
É um evangelho
Pneumatológico, narrando a relação que Cristo tem com o Espírito.
Bem-aventuranças.
Makarismos -
"ais". Lucas faz um paralelo.
Único evangelho que
traz as narrativas (breve) da infância de Jesus.
Apresenta um Jesus
mais humano, mais próximo, um Jesus do caminho, está em continuidade com o
judaísmo.
Lucas escreve para
os povos pagãos.
O Evangelho de São
Lucas é destinado ao amigo Teófilo, que pode ser uma pessoa, como a uma
denominação genérica: Teófilo = amados/amigos por Deus.
É o mais científico
dos Evangelhos.
Jesus é o profeta, salvador e senhor. Jesus é o
Kyrios, o Senhor presente na história.
Jesus é o profeta
que realiza suas ações no Espírito.
Lucas apresenta a
misericórdia de maneira universal, Deus é misericordioso para com Todos.
Lucas mostra Deus
como misericórdia.
Cristologia da
Misericórdia.
Cristologia de São João
Cristologia
descendente (de cima para baixo).
Não faz parte dos
sinóticos, é um Evangelho relacionado a Cristologia de Jesus.
Sofrimento de
Cristo.
"A hora"
--> "a minha hora".
Cristo é a Palavra,
o Logos, o Verbo divino, e é o Verbo que se encarna no mundo.
A encarnação é em
vista da Cruz. A glória de Deus é a cruz.
Em João há uma
cristologia da Cruz, onde o Cristo morre crucificado.
João também
apresenta um Cristo transcendental.
"Eu sou" -
manifestação transcendental de Deus.
Cristologia da
recriação do mundo. Em João Cristo é a chamada causa "exemplar" da
criação.
Cristologia da
glorificação, onde Cristo manifesta sua glória na cruz.
Cristologia da
encarnação.
Cristologia de Paulo
Pré-existência do
Verbo.
Em São Paulo existe
um Cristo que é igual a Deus.
- Cristologia da encarnação;
- Cristologia da pré-existência;
- Cristologia da cruz;
- Cristologia da redenção.
Cristo é a cabeça da
Igreja que é seu corpo.
Cristo é o novo
Adão. No primeiro Adão todos caíram, em Cristo todos se reconciliaram.
É em Cristo que a
humanidade descobre sua verdadeira vocação.
Cristo revela Deus e
o próprio homem ao homem.
É em Cristo que o
homem é redimido.
Resgata o Senhor
como dom da vida.
Paulo apresenta a
Teologia do sacrifício, a teologia do sacerdote.
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