Preâmbulo da Cristologia


  • A.T. Sinais prefigurativas - acontecimentos bíblicos que nos serve de sinal para a busca do Messias.
  • Patriarcas
  • Aliança
  • Moisés - libertação do Egito

O ser humano Jesus é uma criatura como toda a criatura que são obras de Deus.
Jesus era um homem de fé - a fé que Jesus tinha era a fé de um judeu praticante.
A esperança messiânica do povo de Deus começa quando há a primeira deportação do povo de Israel para o exílio, lá começa a surgir a teologia da esperança messiânica.
Messianismo sem messias, pois no terceiro afastamento do povo, o que veio para salvar o povo não era um israelita, Deus se usa um rei pagão para salvar o povo.

A libertação do povo de Israel tem um caráter, histórico, político, econômico e normativo.
Sai de uma esperança política para uma esperança escatológica.
Jesus é o messias esperado pelo povo de Israel, que veio para o povo trazer a esperança.

O intuito dos sinóticos é mostrar que Jesus é Deus e que Deus se encarnou no mundo, e Ele é Jesus de Nazaré.

  • Jesus Terreno
  • Cristo da fé
    • Narrações pós-pascais
    • Vida pré-pascal de Jesus
A cristologia/teologia hoje começa a resgatar a dimensão histórica de Jesus.
Há uma preocupação para provar a veracidade histórica de Jesus.
O centro da pregação de Jesus é soteriológico.
Qual Deus que Jesus quer revelar? É preciso saber qual Deus Jesus revela.
A missão de Cristo é de salvação e misericórdia. Jesus revela a face do Amor de Deus.
O sinal do reino de Deus é a conversão dos pecadores.

Enquanto em João o motivo da conversão está na condenação, em Jesus está no amor.
O centro do anuncio de Jesus é o reino de Deus. Jesus quer formar uma comunidade, mas o centro da sua pregação é o reino, para que todos participem dele.

Pericorese - ser relacional com Deus enquanto trindade, autocomunicação.

Cristologia de S. Marcos. O ambiente de S. Marcos está imbuído com correntes heréticas do tempo.
É possível chegar a Deus pelo seu Filho.
A revelação, a verdadeira identidade do Filho de Deus aparece na cruz.
Em Marcos aparece uma teologia chamada - segredo messiânico.
O ponto fundante da Cristologia de Marcos é mostrar que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Deus estava avelado até a crus, que é onde Deus se revela completamente.
A Cristologia de Marcos é cristologia da cruz.


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