Na reflexão e
relação das três pessoas é que o dogma trinitário foi criado.
A base do dogma
trinitário é criada nos três primeiros séculos.
Como integrar a unidade e a trindade em De?
O Filho de Deus está
unido ao Pai também na obra criadora.
O Espírito Está
unido ao Pai e ao Filho na obra Salvadora.
Padres apostólicos:
Clemente Romano -
morto por volta do ano 100.
Inácio de Antioquia
- morto por volta do ano 110.
Epístola do
Pseudo-Barnabé - séc. I/II.
Didaché - final do
séc. I.
O "Pastor"
de Hermas - primeira metade do séc. II.
Eles estão
escrevendo para suas comunidades, tiram a teologia trinitária a partir do NT.
Em Clemente a
paternidade divina está unida a criação.
O Deus para os
padres apostólicos é o Pai, não afirmam diretamente que Jesus Cristo é Deus.
Inácio se refere do
Espírito em relação com a Economia da salvação, não o relaciona na vida
intra-trinitária.
Não há nos padres
apostólicos uma teologia elaborada, há
uma teologia superficial. Se fala mais da figura do Pai com o Filho, do
Espírito quase não se fala.
Não há uma noção de
pessoa na Trindade.
Padres apologetas:
Justino - morto por
volta de 165.
Taciano - morto
depois de 172.
Atenágoras - segunda
metade do séc. II.
Teófilo de Antioquia
- morto por volta de 186.
Reflexão sobre a
geração do Filho. O Espírito Santo ainda não é refletido com os padres
apologetas.
Se tem uma reflexão
apenas do Deus Trino, mas Justino fala algo, mas pouco sobre a unidade.
O Filho é diverso do
Pai, é inseparável, mas distinto.
Para Taciano, a
Geração do Verbo não é física, mas sim espiritual.
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