Concílios


Na reflexão e relação das três pessoas é que o dogma trinitário foi criado.
A base do dogma trinitário é criada nos três primeiros séculos.
Como integrar a unidade e a trindade em De?

O Filho de Deus está unido ao Pai também na obra criadora.
O Espírito Está unido ao Pai e ao Filho na obra Salvadora.

Padres apostólicos:
Clemente Romano - morto por volta do ano 100.
Inácio de Antioquia - morto por volta do ano 110.
Epístola do Pseudo-Barnabé - séc. I/II.
Didaché - final do séc. I.
O "Pastor" de Hermas - primeira metade do séc. II.
Eles estão escrevendo para suas comunidades, tiram a teologia trinitária a partir do NT.

Em Clemente a paternidade divina está unida a criação.
O Deus para os padres apostólicos é o Pai, não afirmam diretamente que Jesus Cristo é Deus.
Inácio se refere do Espírito em relação com a Economia da salvação, não o relaciona na vida intra-trinitária.

Não há nos padres apostólicos uma  teologia elaborada, há uma teologia superficial. Se fala mais da figura do Pai com o Filho, do Espírito quase não se fala.
Não há uma noção de pessoa na Trindade.

Padres apologetas:
Justino - morto por volta de 165.
Taciano - morto depois de 172.
Atenágoras - segunda metade do séc. II.
Teófilo de Antioquia - morto por volta de 186.

Reflexão sobre a geração do Filho. O Espírito Santo ainda não é refletido com os padres apologetas.
Se tem uma reflexão apenas do Deus Trino, mas Justino fala algo, mas pouco sobre a unidade.
O Filho é diverso do Pai, é inseparável, mas distinto.

Para Taciano, a Geração do Verbo não é física, mas sim espiritual.

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