O papel de Pedro é
para afirmar a fé dos apóstolos em Jesus Cristo o Messias.
Em que sentido
Cristo funda uma Igreja? No sentido de fé, esperança e caridade.
A Igreja é sempre um
coletivo, uma comunidade.
A Igreja é uma
comunidade de fé, esperança e caridade.
- Fé: dimensão da profissão de fé;
- Esperança: dimensão escatológica;
- Caridade: dimensão do serviço a humanidade.
São as virtudes
teologais.
O espírito da vida a
Igreja, e já em Pentecostes o Espírito Santo vem a Igreja para dar a natureza
missionária da Igreja.
A Igreja deve dar
visibilidade naquilo que ela crê.
Está na gênese da
Igreja a unidade, unidade de fé e unidade de espírito.
A Igreja no tempo
apostólico se reunia para ouvir a palavra e para a fração do pão.
Em Atos dos
Apóstolos aparecem também a expressão "ekklesía
tou Theou", isto é, "Igreja de Deus" (At 20,28).
São Paulo
Em São Paulo o termo
"ekklesía" aparece 65 vezes.
Na maioria das vezes para indicar as Igrejas locais.
É o primeiro a usar
o termo "ekklesiai" para
indicar a igualdade de várias igrejas locais.
Fala de Cristo como
cabeça do corpo (Igreja).
Fala de Cristo como
esposo da Igreja.
Concílio Vaticano II
O que a Igreja diz
de si mesma?
Lumen Gentium:
- Apresentada em 23/11/1962
- Promulgação em 21/11/1964
- Dividida em 8 capítulos
- Eram 2156 padres presentes no concílio e apenas 5 votaram conta a publicação da LG.
1301 - De Eclesia -
Tiago de Viterbo: destaca o valor hierárquico da Igreja.
Idade Média: destaca
as sumas.
Séc. XVI: De Vera
Eclesia.
Até aí aparece uma
Eclesiologia Apologética.
Via Notarum: uma,
santa católica, apostólica = Igreja Católica Apostólica Romana.
1870: Vaticano I.
Até aqui existe uma Igreja jurídica
Instituição:
Organização
hierárquica:
- Papa
- Bispos
- Presbíteros
- Povo
"Sociedade
perfeita"
Lumen Gentium
A Igreja é mistério
de Cristo, a luz verdadeira é Cristo, a igreja vive a luz do Cristo
crucificado.
A Igreja liga a
humanidade a Deus e a eles mesmos.
É um instrumento de
salvação, mas não é portadora da salvação, pois o portador da salvação é Jesus
Cristo, ela está a serviço de Cristo.
A questão
sacramental da Igreja é comparativa, analógica, é como sacramento, mas não é um
sacramento.
A Igreja vive no
mundo como instrumento de salvação, como instrumento do Reino de Deus.
A Igreja não é o
Reino, mas sim está a serviço do Reino.
O Reino se
desenvolve na medida que a Igreja se torna cada vez mais universal.
O Reino se serve da
Igreja através da palavra, dos sacramentos.
A Igreja em sua
dimensão histórica deve ser um sinal ou uma imagem do Reino de Deus e está a
serviço desse Reino.
A Igreja Católica
Romana não é o todo da Igreja de Cristo, a Igreja de Cristo na dimensão de
mistério visível e invisível é mais ampla do que a Igreja de Rito Romano, no
entanto essa Igreja de Rito Romano é sinal de comunhão, ou ponto de comunhão
dessa Igreja de Cristo.
A Igreja de Cristo
aparece de maneira visível na Igreja hierarquizada.
A Igreja de Cristo
em sua realidade Teândrica subsiste na Igreja Católica presidida pelo Papa.
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