Igreja no Concílio


O papel de Pedro é para afirmar a fé dos apóstolos em Jesus Cristo o Messias.
Em que sentido Cristo funda uma Igreja? No sentido de fé, esperança e caridade.
A Igreja é sempre um coletivo, uma comunidade.
A Igreja é uma comunidade de fé, esperança e caridade.
  • Fé: dimensão da profissão de fé;
  • Esperança: dimensão escatológica;
  • Caridade: dimensão do serviço a humanidade.
São as virtudes teologais.

O espírito da vida a Igreja, e já em Pentecostes o Espírito Santo vem a Igreja para dar a natureza missionária da Igreja.
A Igreja deve dar visibilidade naquilo que ela crê.
Está na gênese da Igreja a unidade, unidade de fé e unidade de espírito.

A Igreja no tempo apostólico se reunia para ouvir a palavra e para a fração do pão.
Em Atos dos Apóstolos aparecem também a expressão "ekklesía tou Theou", isto é, "Igreja de Deus" (At 20,28).

São Paulo
Em São Paulo o termo "ekklesía" aparece 65 vezes. Na maioria das vezes para indicar as Igrejas locais.
É o primeiro a usar o termo "ekklesiai" para indicar a igualdade de várias igrejas locais.
Fala de Cristo como cabeça do corpo (Igreja).
Fala de Cristo como esposo da Igreja.

Concílio Vaticano II
O que a Igreja diz de si mesma?
Lumen Gentium:
  • Apresentada em 23/11/1962
  • Promulgação em 21/11/1964
  • Dividida em 8 capítulos
  • Eram 2156 padres presentes no concílio e apenas 5 votaram conta a publicação da LG.

1301 - De Eclesia - Tiago de Viterbo: destaca o valor hierárquico da Igreja.
Idade Média: destaca as sumas.
Séc. XVI: De Vera Eclesia.
Até aí aparece uma Eclesiologia Apologética.
Via Notarum: uma, santa católica, apostólica = Igreja Católica Apostólica Romana.
1870: Vaticano I.
Até aqui existe uma Igreja jurídica

Instituição:
Organização hierárquica:
  • Papa
  • Bispos
  • Presbíteros
  • Povo
"Sociedade perfeita"

Lumen Gentium
A Igreja é mistério de Cristo, a luz verdadeira é Cristo, a igreja vive a luz do Cristo crucificado.
A Igreja liga a humanidade a Deus e a eles mesmos.
É um instrumento de salvação, mas não é portadora da salvação, pois o portador da salvação é Jesus Cristo, ela está a serviço de Cristo.
A questão sacramental da Igreja é comparativa, analógica, é como sacramento, mas não é um sacramento.

A Igreja vive no mundo como instrumento de salvação, como instrumento do Reino de Deus.
A Igreja não é o Reino, mas sim está a serviço do Reino.
O Reino se desenvolve na medida que a Igreja se torna cada vez  mais universal.
O Reino se serve da Igreja através da palavra, dos sacramentos.
A Igreja em sua dimensão histórica deve ser um sinal ou uma imagem do Reino de Deus e está a serviço desse Reino.

A Igreja Católica Romana não é o todo da Igreja de Cristo, a Igreja de Cristo na dimensão de mistério visível e invisível é mais ampla do que a Igreja de Rito Romano, no entanto essa Igreja de Rito Romano é sinal de comunhão, ou ponto de comunhão dessa Igreja de Cristo.
A Igreja de Cristo aparece de maneira visível na Igreja hierarquizada.
A Igreja de Cristo em sua realidade Teândrica subsiste na Igreja Católica presidida pelo Papa.

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