Sacramentos da Iniciação Cristã


Liturgia
Sacramento é um sinal visível que realiza uma graça invisível eficaz em nossa vida.

Os sacramentos só aparecem com o surgimento da Igreja em Jesus Cristo, mas antes existia os sinais prefigurativos que já apontava para os sacramentos.

Na liturgia (missa) lembramos todos os grandes feitos de Deus a favor da humanidade descritos no AT e NT.
Pelos gestos e ritos nos é lembrado o que Deus fez e faz em nosso favor, para nossa salvação.

Na liturgia é levada a termo a obra da salvação - missa
Memoria meche com o sentimento, com o afetivo.
Lembrança nem sempre meche com o sentimento, a lembrança pode ser de qualquer coisa.
A resposta não é definitiva nessa vida porque podemos dizer não à Deus (pecado), por isso devemos sempre renovar este nosso sim a Deus e sua obra em nosso favor.

Presença de Jesus Cristo na Eucaristia
Jesus está presente nas espécies eucarísticas; na pessoa do ministro que preside, nos leitores, na palavra, na assembleia reunida.
Cada uma dessas maneiras de o Senhor estar presente pode-se chamar sacramental porque se manifesta para nossos olhos da fé Jesus em palavras, gestos e sinal simbólicos sensíveis.
A missa é uma celebração, onde nós, alimentados pelo pão e vinho consagrados nos faz corpo de Cristo, nos levando a anunciá-lo, sendo Cristo para o outro.
Em toda ação litúrgica Deus age e nós agimos com Ele.

A presença de Jesus Cristo na Liturgia
Mistério da fé: toda a substância do pão e do vinho é transformada em corpo e sangue de Jesus.
Cristo age em nós pela dinamicidade do Espírito Santo: quando alguém batiza, é Cristo que batiza...
Na palavra de Deus proclamada na liturgia experimentamos Jesus Cristo, que é a palavra de Deus viva em pessoa.

A Liturgia com exercício do Sacerdócio de Cristo
A liturgia é todo o exercício do múnus sacerdotal de Jesus, no qual mediante sinais sensíveis, é significada, realizada a santificação do homem, e é exercido o culto público integral pelo corpo místico de Cristo, cabeça e membro.
Somos filhos no Filho, nele somos ungidos sacerdotes, profetas e rei.

O Sacerdote da Nova Aliança
Existe um só sacerdote, Jesus que se ofereceu uma vez por todas para a salvação da humanidade.
O Sacerdócio de Cristo é amar e servir, somos chamados a fazer o mesmo.

O sacerdócio comum e o Sacerdócio Ministerial
Sacerdócio comum: é a base de todos os cristãos batizados uma vez que juntos com Jesus Cristo oferecem sua vida como oferenda agradável a Deus.
Sacerdócio Ministerial: dentro da comunidade exercem um ministério que advém do batismo pela força do Espírito Santo.

Relação entre o sacerdócio comum e ministerial: Serviço
Os dois dependem de Jesus Cristo. Ele é o sacerdote por natureza, os batizados e ordenados o são por participação; os ordenados estão a serviço de todos os batizados.

Sacramentalidade da Liturgia
Os gestos significam algo mais do que sua realidade física.
Sacramentalidade é a característica de coisas e ações criadas e acessíveis aos nossos sentidos que indica uma realidade invisível, divina, salvífica. Tal força eficaz existe em primeiro lugar em Jesus Cristo.

Na Liturgia nós somos santificados e Deus é glorificado
História da salvação: história da santificação da humanidade e da glorificação de Deus, história que tem plenitude na eternidade.
Deus se inclina, se oferece ao humano e o homem que vivendo o amor glorifica Deus.

Comentários