Em nome de Cristo -
na pessoa de Cristo.
Uma teologia do batismo-crisma
A teologia batismal
e da crisma deve integrar o rito a vida cristã.
Deve haver uma
junção da teologia do batismo com a da crisma e, numa volta à genuína tradição,
vê o batismo e a confirmação em sua fundamental unidade.
O batismo-crisma nos
dá a identidade de sermos leigos, pertencente na Igreja. É o sacramento que faz
ser cristão.
- Batismo - ser cristão.
- Crisma - agir cristão.
O sacramento da
crisma é o sacramento da maturidade cristã.
- Eucaristia - construção contínua da Igreja.
A iniciação cristã
se designa a iniciação das religiões e cultos místicos.
Trata-se da entrada
numa vida nova que se realiza em etapas; as etapas são constituídas pelos três
sacramentos.
A experiência litúrgica do Batismo
Mc 16,15-16:
"Ide proclamai... Aquele que crer e for batizado será salvo".
É preciso crer e ser
batizado para a salvação.
Mt 28,18-19: fórmula
trinitária (não é formula do rito, mas da inserção).
At 1,5: "Sereis
batizados no Espírito". Isso significa que o cristão é batizado na pessoa
de Jesus Cristo.
Com o batismo Cristo
propõe uma nova vida, uma realidade voltada e pautada no Evangelho.
Na comunidade
apostólica o Batismo de água é conferido "em nome de Jesus" (At 2,38;
10,48; 19,5; Gl 3,27).
O Batismo no
Espírito é complemento da missão de Jesus. O Batismo cristão está ligado à
vinda do Espírito como à vinda de Jesus.
O batismo exige de
nós uma crença na boa nova.
Primeiro creio para
depois ser batizado.
O Batismo é uma
condição de vida.
Quando o cristão é
batizado ele é inserido na Trindade.
Batismo: imergir, mergulhar... Lavar,
purificar, destruir.
Ez 36: a purificação
adquire o significado de conversão. A purificação divina que se verificará na
vinda messiânica: purificação no "espírito de santidade".
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