Teologia Sacramental


Em nome de Cristo - na pessoa de Cristo.

Uma teologia do batismo-crisma
A teologia batismal e da crisma deve integrar o rito a vida cristã.
Deve haver uma junção da teologia do batismo com a da crisma e, numa volta à genuína tradição, vê o batismo e a confirmação em sua fundamental unidade.
O batismo-crisma nos dá a identidade de sermos leigos, pertencente na Igreja. É o sacramento que faz ser cristão.

  • Batismo - ser cristão.
  • Crisma - agir cristão.
O sacramento da crisma é o sacramento da maturidade cristã.
  • Eucaristia - construção contínua da Igreja.
A iniciação cristã se designa a iniciação das religiões e cultos místicos.
Trata-se da entrada numa vida nova que se realiza em etapas; as etapas são constituídas pelos três sacramentos.

A experiência litúrgica do Batismo
Mc 16,15-16: "Ide proclamai... Aquele que crer e for batizado será salvo".
É preciso crer e ser batizado para a salvação.
Mt 28,18-19: fórmula trinitária (não é formula do rito, mas da inserção).
At 1,5: "Sereis batizados no Espírito". Isso significa que o cristão é batizado na pessoa de Jesus Cristo.
Com o batismo Cristo propõe uma nova vida, uma realidade voltada e pautada no Evangelho.
Na comunidade apostólica o Batismo de água é conferido "em nome de Jesus" (At 2,38; 10,48; 19,5; Gl 3,27).
O Batismo no Espírito é complemento da missão de Jesus. O Batismo cristão está ligado à vinda do Espírito como à vinda de Jesus.
O batismo exige de nós uma crença na boa nova.
Primeiro creio para depois ser batizado.
O Batismo é uma condição de vida.
Quando o cristão é batizado ele é inserido na Trindade.

Batismo: imergir, mergulhar... Lavar, purificar, destruir.
Ez 36: a purificação adquire o significado de conversão. A purificação divina que se verificará na vinda messiânica: purificação no "espírito de santidade".

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