Xenófanes
de Cólofon
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Eleata: independente
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Contra a concepção mítica (Homero e Hesíodo)
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Contra o antropomorfismo
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“Deus uno”: “Deus-cosmo”: Panteísta
O
princípio é a terra (mas só para o nosso mundo)
Parmênides
de Eleia
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Pensador do ser
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“Ser e pensamento são idênticos” = princípio da identidade
Existe
o pensamento de alguma coisa, o pensamento é sinônimo de conhecimento para
Parmênides. O pensamento nunca é o pensamento vazio, ser e pensamento são
iguais, identidade entre ser e pensar, só consigo pensar no que existe, para
alguns filósofos o pensamento esta no celebro, coisas pensadas são diferente do
próprio pensamento, o pensamento é uma faculdade ou uma operação que me faz
pensaçar as coisas isso para alguns filósofos, não para Parmênides, antes de eu
pensar alguma coisa tenho que ter um mecanismo para que pense naquilo que é uma
atividade da mente, coisa pensada é diferente do pensamento, uma coisa é a
atividade do pensamento outra coisa é a coisa já pensada
O
ser é (estático) “eu”
Pensamento é, tem
verbo do pensar, pensamento é substantivo, o é vai ter o verbo no infinitivo
ser, o ser é a essência, Heráclito viu que tudo muda exceto a própria mudança e
Parmênides vio que existe um princípio que nunca munda, o ser é essência e a essência
não muda, não pode mudar a essência de alguma coisa, essência nunca munda, a
essência é imutável.
Do não ser àser ànão-ser
àser
-
O não-ser = não existir
- Ser é verdade: verdadeàSer = aletheia (verdade)
Opinião (doxa) ànão-seràfalsidade
Aparência
Ser é o único pensável e dizível
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Princípio de não-contradição: Ser é/e
não pode não ser, não-ser não é não pode
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“uma coisa não poder outra sobre o mesmo aspecto”
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Univocidade do ser
Uno
+ modo = único modo do ser
- O ser é como uma
esfera perfeita
“É”
#
imutável
#
eterno
#
tudo é uno
#
tudo é igual
-
tempo é
Circular
O ser é indivisível
O ser não falta nada, movimento é
transformação, a forma não pode mudar, porque se a forma mudar a coisa deixa de
ser ela mesma e passa a ser outra, todo movimento significa transformação, tudo
esta em movimento, esse é o movimento de Heráclito, tudo esta em transformação.
O copo para Parmênides não esta em
movimento, o copo é como e não pode deixar de ser como, ele é copo.
Movimento
Transformação
– transformação < trans+forma à mudar a forma
O ser e o pensar não é a mesma coisa,
tudo é, transformação da natureza é ilusão dos sentidos, o sentido nos engana.
Zenão de Eleia
Para negar alguma coisa se deve
afirmara verdade de alguma coisa, só
nega aquilo que existe, ara alguém
refutar seu pensamento ou suas ideias antes tem que falar que ela é, quando
fala que não é esta falando que é, toda negação se supõe uma afirmação,
O mesmo instante é todos os outros
instantes, por isso a flecha que se vê em movimento esta em repouso e não em
movimento
A tartaruga e Aquiles estaria em todo
instante em todo percurso e estaria iguais
Empédocles de Agregento à
Pluralista à Procura dar importância aos fenômenos
Anaxágoras de Clazôma à
homeomerias à inteligência cósmica
O nascer é sempre um vir por composição,
de coisos que existem, os quais são como as sementes de todos os coisos, ou
seja, os homeomeria.
Demócrito e Leucipo à
Atomista
Pitágoras de Salmos
- Núcleo como princípio[A1] da realidade
Tudo é a partir matemática do numero, o
um é um único numero, os outros números só são soma do um, só existem porque
existe o um, isso é um dos teoremas,
Ler em casa Pitágoras e os pitagóricos,
pg 38 a 47
Período cosmológico
Deixou de ser porque não chegou a lugar
nenhum,, porque cada um dizia uma coisa, não chegou a um consenso, daí foi
abandonado as pesquisas mas importante destacar que daí é que surgiu toda uma
ideia de princípio de harmonia de mundo e o problema passa a ser o ser humano
Sofística grega
- Período humanístico
Os Erísticos à
Perderam interesse pelo conteúdo, é o conteúdo não é importante, o importante é
a forma de dizer, é a argumentação, lei positiva são leis criadas e alguns que
vão opor e se opor a essas leis e vão se opor as leis naturais que são
naturalistas, na sofistica vale o poder das palavras.
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