Sintese

Quando se propõe a aprender sobrepondo o conhecimento, disponível nos livros, periódicos, dissertações e tese, e predispoe a buscar esse conhecimento a partir de problemas oriundos da prática cotidiana, valorizando as experiencias existentes e necessárias métodos e técnicas que levam criteriosamente a resolver os problemas, frutos das necessidades enquanto profissionais das diversas áreas do conhecimento.
Almeida Júnior falar q os métodos são caminhos para orientar seu trabalho acadêmico para um saber sempre mais, para uma incorporação rica de informações, a fim de que, no domínio desse conheciemnto, possa pensar globalmente a realidade e analisá-la com rigor e críticas.
É pertinete q a pesquisa científica esteja alicerçada pelo método e pela metodologia, o que significa elucidar a capacidade de observar, selecionar e organizar cientificamente os caminhos que devem ser percorrifdos para que  a investigação se concretize.
O método pressupõe regras, tendo por objetivo normatizar e definir os procedimentos científicos.
Pádua diz que foi atravéz do método que a ciencia se propôs a cosntruir um conhecimento sistemático, sendo necessária uma visão multidimensional do fenômeno humano.
Metodologia é a ciencia dos caminhos a seguir e/ou uma doutrina filosófica que estuda as técnicas de pesquisa próprias de um determinado campo de saber.
A metodologia definida possibilita so pesquisador a identificar o tipo de estudo a ser realizado. Dentre os diversos tipos de estudo, se aborda a seguir, a título de ilustração a pesquisa bibliogrfica, descritiva, histórica oral e experimental.
A pesquisa bibliográfica é uma investigação e promove o contato  do pesquisador com tudo o que já foi produzido na área de interesse. Prevê o levantamento das obras, principalmente livros e artigos científicos, fundamentais para o estudo em questão, a partir das palavras-chave elencadas como representantes do assunto.
Gil salienta que há vantaguem neste tipo de pesquisa, pois considera que ela permite a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente.
Severino diz que esse tipo de pesquisa deve seguir cinco etapas como a análize extual, que prepara o texto, a análize temática que é a compreensão da mensagem do autor, a análize interpretativa que interpreta a mensagem do autor a partir da situação filosófica e influencias, a problemática que faz levantamento e discussões de problemas relacionados com a mensagem do autor e, por fim a síntese que reelabora a mensagem com base na reflexão pessoal.
A pesquisa descritiva esta interessada em descobrir e observar fenômenos, procurando descrevê-los, classificá-los e interpretálos.
Na pesquisa descritiva, o pesquisador está interessado em conhecer a realidade, sem num primeiro momento interferir para modificá-la.
Há diversas formas de pesquisa descritiva e dentre elas pode aparecer a pesquisa documental que assemelha-se à pesquisa bibliogáfica, tendo como único diferencial o tipo de fonte pesquisada, a pesquisa de opinião que procura atitudes, pontos de vista e preferências que têm as pessoas a respeito de algum tema ou problema, e por fim o estudo de caso que prevê a descrição exaustiva de um determinado fenômeno.
Pesquisa em história oral é um tipo de pesquisa que valoriza, além dos dados escritos, os relatos orais, esfatizado a importância da memória e dos fatos contados a partir da mesma.
Ferreira diz que um dos objetos da história é oral, é preencher as lacunas deixadas pelas fontes escritas.
Dentre as formas em que se apresenta a história oral temos a história de vida que é um relato de um narrador sobre sua existência através dos tempos, tentando reconstruir os acontecimentos que vivenciou e transmitir a existencia que adquiriau, e os depoimentos pessoais que está intimamente ligada à técnica de história de vida, e deve ser utilizada quando o pesquisador quer atinguir um lapso de tempo mais reduzido, mais localizado.
Nesse tipo de pesquisa é solidificado que o pesquisador tenha um contato direto com o sujeito a serem investigados, e que possam os mesmos relatar livremente sobre sua vida.
A pesquisa experimental promove o conhecimento do fenomeno estudado a partir das causas e modos que o mesmo é reproduzido.
Gil, rudio e tantos outros fala que um estudo reconhecido como pesquisa experimental pode apresentar como caracteríscica o estudo da relação entre fenomênos, como objetivo de saber se um é causa do outro. Propõe-se a admitir ou não veracionalidade das hipoteses anteriormente levantadas. Prevê que o niverso da pesquisa seja composto por dois grupos com característica semelhantes, sendo um denominado experimentaç e o outro controle. Prevê que os grupos recebam tratamentos diversos, mas com acompanhamentos semelhantes. E por fim em função da comparação entre dois grupos, é necessário um tratamento estatístico complexo.
A técnica está associada aos instrumentos que vão auxiliar a busca dos resultados, ela define os procedimentos empregados pelo pesquisador para ao problema estabelecido.
Como exemplo de técnica, o questionário que é precios considerar o fim e o propósito a ser alcançado, selecionando questões            que efetivamente representante o objetivo da investigação que acompanha a pergunta de fato, que são as que têm relação com o perfio do participante, a pergunta de ação é as que estão relacionadas ao comportamento e alções do presente e do passado, as pesgutas de opinião elas são as que focam a opinião dos participantes em relação a um assunto, e a pergunta de intenção que é as relativas so futuro, buncando identificar as ações.
O questionário pode ser aplicado de duas formas, através do contato direito ou ser enviado pelo correio.
O formulário que caracteríza-se por designar um rol de questões que são perguntadas e anotadas por um entrevistador, numa situação de face a face com o entrevistado. Se constitui de perguntas fechadas, sendo mais adequadas à quantificação por serem mais fáceis de codificar e tabular.
Como desvantagem oferece menos liberdade de resposta e, se tem um risco de distorções, pela influência do aplicador, se tem menos tempo para responder às perguntas e mais demorado por ter que ser aplicado a uma pessoa de cada vez.
Outra usada é a de observação que é uma técnica de dados no campo, que tem por objetivo conseguir informações de determinados aspectos da realidade. Apenas ver e ouvir não são suficientes para que a investigação ocorra, mas também é preciso examinar com rigor  os fatos ou fenêmonos que estão sendo estudados.
E para concluir existe também a técnica de entrevista que pode ser a principal fonte de coleta de dados ou ser parte de outras formas de buscar as informações necessárias, permitindo tratar de temas complexos que dificilmente poderiam ser investigados adequadamente através de questinamentos ou outras formas de coleta.

Em geral utiliza-se um gravador  para trascição posterior, sendo necessária a autorização do entrevistado. As entrevistas podem ser estruturadas, semi-estruturadas, não-estruturadas ou mistas.

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