Quando se propõe a aprender sobrepondo o conhecimento,
disponível nos livros, periódicos, dissertações e tese, e predispoe a buscar
esse conhecimento a partir de problemas oriundos da prática cotidiana,
valorizando as experiencias existentes e necessárias métodos e técnicas que
levam criteriosamente a resolver os problemas, frutos das necessidades enquanto
profissionais das diversas áreas do conhecimento.
Almeida Júnior falar q os métodos são caminhos para orientar
seu trabalho acadêmico para um saber sempre mais, para uma incorporação rica de
informações, a fim de que, no domínio desse conheciemnto, possa pensar
globalmente a realidade e analisá-la com rigor e críticas.
É pertinete q a pesquisa científica esteja alicerçada pelo
método e pela metodologia, o que significa elucidar a capacidade de observar,
selecionar e organizar cientificamente os caminhos que devem ser percorrifdos
para que a investigação se concretize.
O método pressupõe regras, tendo por objetivo normatizar e
definir os procedimentos científicos.
Pádua diz que foi atravéz do método que a ciencia se propôs
a cosntruir um conhecimento sistemático, sendo necessária uma visão
multidimensional do fenômeno humano.
Metodologia é a ciencia dos caminhos a seguir e/ou uma
doutrina filosófica que estuda as técnicas de pesquisa próprias de um
determinado campo de saber.
A metodologia definida possibilita so pesquisador a
identificar o tipo de estudo a ser realizado. Dentre os diversos tipos de
estudo, se aborda a seguir, a título de ilustração a pesquisa bibliogrfica, descritiva,
histórica oral e experimental.
A pesquisa bibliográfica é uma investigação e promove o contato do pesquisador com tudo o que já foi
produzido na área de interesse. Prevê o levantamento das obras, principalmente
livros e artigos científicos, fundamentais para o estudo em questão, a partir
das palavras-chave elencadas como representantes do assunto.
Gil salienta que há vantaguem neste tipo de pesquisa, pois
considera que ela permite a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla
do que aquela que poderia pesquisar diretamente.
Severino diz que esse tipo de pesquisa deve seguir cinco
etapas como a análize extual, que prepara o texto, a análize temática que é a
compreensão da mensagem do autor, a análize interpretativa que interpreta a
mensagem do autor a partir da situação filosófica e influencias, a problemática
que faz levantamento e discussões de problemas relacionados com a mensagem do
autor e, por fim a síntese que reelabora a mensagem com base na reflexão
pessoal.
A pesquisa descritiva esta interessada em descobrir e
observar fenômenos, procurando descrevê-los, classificá-los e interpretálos.
Na pesquisa descritiva, o pesquisador está interessado em
conhecer a realidade, sem num primeiro momento interferir para modificá-la.
Há diversas formas de pesquisa descritiva e dentre elas pode
aparecer a pesquisa documental que assemelha-se à pesquisa bibliogáfica, tendo
como único diferencial o tipo de fonte pesquisada, a pesquisa de opinião que
procura atitudes, pontos de vista e preferências que têm as pessoas a respeito
de algum tema ou problema, e por fim o estudo de caso que prevê a descrição
exaustiva de um determinado fenômeno.
Pesquisa em história oral é um tipo de pesquisa que
valoriza, além dos dados escritos, os relatos orais, esfatizado a importância
da memória e dos fatos contados a partir da mesma.
Ferreira diz que um dos objetos da história é oral, é
preencher as lacunas deixadas pelas fontes escritas.
Dentre as formas em que se apresenta a história oral temos a
história de vida que é um relato de um narrador sobre sua existência através
dos tempos, tentando reconstruir os acontecimentos que vivenciou e transmitir a
existencia que adquiriau, e os depoimentos pessoais que está intimamente ligada
à técnica de história de vida, e deve ser utilizada quando o pesquisador quer
atinguir um lapso de tempo mais reduzido, mais localizado.
Nesse tipo de pesquisa é solidificado que o pesquisador
tenha um contato direto com o sujeito a serem investigados, e que possam os
mesmos relatar livremente sobre sua vida.
A pesquisa experimental promove o conhecimento do fenomeno
estudado a partir das causas e modos que o mesmo é reproduzido.
Gil, rudio e tantos outros fala que um estudo reconhecido
como pesquisa experimental pode apresentar como caracteríscica o estudo da
relação entre fenomênos, como objetivo de saber se um é causa do outro.
Propõe-se a admitir ou não veracionalidade das hipoteses anteriormente
levantadas. Prevê que o niverso da pesquisa seja composto por dois grupos com
característica semelhantes, sendo um denominado experimentaç e o outro
controle. Prevê que os grupos recebam tratamentos diversos, mas com
acompanhamentos semelhantes. E por fim em função da comparação entre dois
grupos, é necessário um tratamento estatístico complexo.
A técnica está associada aos instrumentos que vão auxiliar a
busca dos resultados, ela define os procedimentos empregados pelo pesquisador
para ao problema estabelecido.
Como exemplo de técnica, o questionário que é precios
considerar o fim e o propósito a ser alcançado, selecionando questões que efetivamente representante o
objetivo da investigação que acompanha a pergunta de fato, que são as que têm
relação com o perfio do participante, a pergunta de ação é as que estão
relacionadas ao comportamento e alções do presente e do passado, as pesgutas de
opinião elas são as que focam a opinião dos participantes em relação a um
assunto, e a pergunta de intenção que é as relativas so futuro, buncando
identificar as ações.
O questionário pode ser aplicado de duas formas, através do
contato direito ou ser enviado pelo correio.
O formulário que caracteríza-se por designar um rol de
questões que são perguntadas e anotadas por um entrevistador, numa situação de
face a face com o entrevistado. Se constitui de perguntas fechadas, sendo mais
adequadas à quantificação por serem mais fáceis de codificar e tabular.
Como desvantagem oferece menos liberdade de resposta e, se
tem um risco de distorções, pela influência do aplicador, se tem menos tempo
para responder às perguntas e mais demorado por ter que ser aplicado a uma
pessoa de cada vez.
Outra usada é a de observação que é uma técnica de dados no
campo, que tem por objetivo conseguir informações de determinados aspectos da
realidade. Apenas ver e ouvir não são suficientes para que a investigação
ocorra, mas também é preciso examinar com rigor
os fatos ou fenêmonos que estão sendo estudados.
E para concluir existe também a técnica de entrevista que
pode ser a principal fonte de coleta de dados ou ser parte de outras formas de
buscar as informações necessárias, permitindo tratar de temas complexos que
dificilmente poderiam ser investigados adequadamente através de questinamentos
ou outras formas de coleta.
Em geral utiliza-se um gravador para trascição posterior, sendo necessária a
autorização do entrevistado. As entrevistas podem ser estruturadas,
semi-estruturadas, não-estruturadas ou mistas.
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