Autores Modernos

Rene Descartes:
Percebe a falta do método ordenador (queria uma coisa verdadeira, um pensamento novo)
Parte da razão, da questão do homem, do eu
Quatro normas que constituem o método cartesiano
Evidencia (verificar) se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada
...
A única dúvida que eu não posso ter é que eu existo
Existe um ser perfeito que criou todas as coisas, e esse ser perfeito ele conclui ser Deus
A alma está situada no celebro, a alma é pensamento e não vida, a alma fora do corpo não provoca a morte, ela está no centro do celebro
Deus é um ser perfeito
O que influenciou o pensamento de Descartes? O próprio renascimento influenciou o pensamento de Descartes, seu método serve de pondo de partida para outros pensamentos

Jean-Jacques Rousseau:
Para pessoa ser livre, tem que se investir, principalmente no desenvolvimento da criança e na educação
As pessoas buscam a cada dia o auto-amor
O ser humano já traz na sua forma de ser a compaixão, e isso alivia, toda a expectativa de vida de uma pessoa é em torno da compaixão
A criança, desde a primeira faze de sua vida ela deixa ser cuidada pelos pais porque ela sabe que precisa dos cuidados dos seus pais para existir, para sobreviver
Diante dos estágios, ela vai modificando seu pensamento e seu modo de ser, está em constante busca pela sua liberdade
Liberdade - é a capacidade de não ser regida elos desejos
Perfectibilidade - é a capacidade de aprende
A reconciliação da liberdade do indivíduo com a autoridade do Estado (Contrato social)
A reconciliação é necessária porque as pessoas já evoluirão a tal ponto que as pessoas já não conseguem suprir
Vontade geral - vontade coletiva do corpo do cidadão como um todo
O homem pela vontade geral se torna a ser livre - isso tem a afirmação "forçado a ser livre" de Rousseau
O que nos distingue dos animais é a capacidade de escolher, apenas isso nos distingue dos animais

Baruch Spinoza:
"A maioria dos filósofos tentam construir uma filosofia do homem dentro da natureza, enquanto que Spinoza construiu uma filosofia da natureza dentro do homem"
"O objetivo do estado é a liberdade"
A busca da verdade que dá sendo a vida
Coloca um Deus panteísta
Os atributos vem de Deus
A ordem das ideias é a ordem das coisas, as coisas estão em Deus e Deus está nas coisas, onde cai novamente no panteísmo
Critica muito a questão da obediência porque a religião escraviza, a religião impões, não é necessário de ritos, de sacrifícios, Deus está em todos
O estado é quem deve garantir a liberdade, garantir a vida livre para o cidadão.

Immanuel Kant:
Afirma que a filosofia deve responder a quatro questões fundamentais:
  1. O que posso saber?
  2. Como devo esperar?
  3. O que posso esperar?
  4. O que é o ser humano?
Não é a forma com que se relaciona com o objeto que o define mais sim o que está no intelecto
O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades, e o leva ao conhecimento
Fenômeno - como o objeto se manifesta para nós, é a manifestação do objeto
Númeno - como é o objeto, como é dentro
Espaço e tempo
Podemos eliminar a cadeira do tempo mais não pode eliminar o tempo da cadeira (a cadeira foi usada como um exemplo)

Erasmo de Rotterdam:
A necessidade que Erasmo ver é conhecer-se a si mesmo ao modo de Sócrates
Para que serve tanta escolástica e tanto aristotelismo? Para nada
É preciso retornar as origens
Abandona toda escolástica para se voltar ao conhecimento sapiencial da vida
Não há nada mais simples do que o evangelho e as cartas paulinas porque faz-se se conhecer a si próprio
O que é essa loucura? Arranca os véus fazendo-nos ver a verdadeira face que está entre as máscaras, é a reveladora da verdade, é a verdade a loura erasmiana, se consegue através de uma boa vida cristã

John Locke:
Empirista
Para se tornar ideia tem que vir a partir da experiência
Todas as ideias vem só e somente através da experiências
As ideias provem sempre das experiências

O conhecimento em si não se pode falar que é verdadeiro ou falso, só a partir do momento que correlaciona, ai sim pode fazer a diferenciação de verdadeiro ou falso

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