Filósofos Brasileiros - DOMINGOS GUEDES CABRAL, JONATHAS SERRANO e JORGE JAIME DE SOUZA MENDES

DOMINGOS GUEDES CABRAL
Domingos Guedes Cabral nasceu em Salvador, no dia 29 de outubro de 1852, sendo seus pais o educador Dominos Guedes Cabral e Faustina Maria do Nascimento. Tentou, inicialmente, a carreira jurídica. Depois, estudou Filosofia, mas terminou descobrindo que a Medicina seria a sua profissão. vindo a falecer precocemente, no ano de 1883.

JONATHAS SERRANO
Rio de Janeiro, 06.05.1885 - 1944 foi um professor e pedagogo brasileiro. Filho do capitão-de-mar-e-guerra Frederico Guilherme de Souza Serrano, senador da República pelo estado de Pernambuco e de sua esposa, Ignez da Silveira Serrano. Tendo estudado no Colégio Pedro II, formou-se em Direito. A sua atuação pautou-se na busca da conciliação entre os princípios fundamentais da fé católica e as novas idéias da Pedagogia, conforme expôs em sua obra "Escola Nova" (1932), fruto de suas vivências no magistério naquelas instituições. Foi membro do Centro Dom Vital do Rio de Janeiro tendo escrito diversos artigos na Revista "A Ordem" publicado pelo mesmo Centro.

JORGE JAIME DE SOUZA MENDES

Nasceu a 23 de maio de 1925, no Rio de Janeiro. Concluiu a Faculdade de Direito em 1948, aos 23 anos de idade. Frequentou também os cursos de filosofia e psicologia da Faculdade Nacional de Filosofia e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fundou a Academia Brasileira de Filosofia, sendo o seu primeiro Presidente, cargo que ocupou entre 1989 e 1992. A par da obra filosófica, publicou textos literários e didáticos, entre estes um dicionário de português. Assíduo colaborador na imprensa periódica e nas revistas de filosofia. Sua História da Filosofia no Brasil, cuja publicação foi iniciada em 1997, compreende quatro volumes. Idênticas dimensões tem a obra inédita dedicada à Axiologia. Faleceu a 17 de agosto de 2013.

Comentários