Desenvolvimento Biopsicossocial - Psicologia

Desenvolvimento biopsicossocial de 0 a 2 anos
Tamanho: ao nascer aproximadamente 48 a 50cm
Até dois anos deve ter a metade do tamanho do adulto
Peso: 2,5 a 3,00 kg
Aos dois anos pesa aproximadamente 13 kg
As células nervosas são chamadas de neurônios

Experiência:
Não crie seus filhos em quarto fechado, não os deixe com fome, nem lhes bata na cabeça (Petersen, citado po Hall, 1998)
Acariciar a criança, mesmo que ainda não fale, é demonstração de afeto, um passo importante para seu desenvolvimento humano.

Habilidades motoras
Habilidades motoras grossas-movimentar com o corpo, braços pernas para avançar com a barriga em torno dos seis meses sentar depois engatinhas, subir nas poltronas, cambalear até que aos 2 anos a marcha já está firme.

Linguagem
As habilidades de Linguagem começam a proporção que os bebes se comunicam por meio de ruídos, gestos e depois balbucios;
Os bebês dizem algumas palavras ao fim de um ano e vão aos poucos, acrescentando palavras a cada mês;
Aos 18 meses há um aumento do vocabulário;
Aos dois anos apresenta a compressão de palavras simples, gestos e a disposição de se comunicarem são mais significados;
É importante estimular os sons, gestos, repedir o que ouvem e o que falam;
As peculiaridades da aprendizagem infantil de uma linguagem dependem do temperamento do bebê, da sensibilidade do cuidado e do meio cultural.

Emoções
Desde o nascimento, as crianças expressam angústia, tristeza e contentamento. O prazer é expresso com um sorriso social em aproximadamente 6 semanas;
O medo se manifesta cedo, é a cautela com estranhos, etc.;

Dos 3 aos 6 anos
Época de Brincar ou Pré-escolar
Biopsicossial
Tamanho e Forma
Nessa fase as crianças crescem 7 cm e 2 kg por ano. O apetite diminui por volta dos 5 anos, no caso de crianças que fazem muito exercício

Cérebro:
O cérebro aumenta e a mielinização (amadurecimento das células nervosas) melhora a coordenação entre suas duas partes.
A proposição que as crianças ficam mais velhas, elas desenvolvem reações mais rápidas aos estímulos e adquirem maior capacidade para controlar as reações.
A coordenação dos trajetos visuais  melhora, bem como a coordenação entre os olhos e as mãos, capacitando a criança a ler e escrever por volta de 6 anos.

Habilidades motoras:
As habilidades motoras grossas melhoram consideravelmente durante a primeira infância. Espaço seguro para brincar, amadurecimento e práticas orientais ajudam avançar.

Linguagem
As crianças nessa fase aumentam seu vocabulário;
Os pré-escolares mostram crescimento no conhecimento das formas gramaticais básicas;

Psicossocial:
O eu e o mundo social - o autoconhecimento ajuda na relação com os outros - base da confiança;
Controle da raiva e do medo tornam as crianças mais simpáticas e sociáveis;
A agressão pode gerar vários problemas;
As crianças aprendem a interagir por maios das brincadeiras.


Comentários