Desenvolvimento biopsicossocial de 0 a 2 anos
Tamanho: ao nascer
aproximadamente 48 a 50cm
Até dois anos deve
ter a metade do tamanho do adulto
Peso: 2,5 a 3,00 kg
Aos dois anos pesa
aproximadamente 13 kg
As células nervosas
são chamadas de neurônios
Experiência:
Não crie seus filhos
em quarto fechado, não os deixe com fome, nem lhes bata na cabeça (Petersen,
citado po Hall, 1998)
Acariciar a criança,
mesmo que ainda não fale, é demonstração de afeto, um passo importante para seu
desenvolvimento humano.
Habilidades motoras
Habilidades motoras
grossas-movimentar com o corpo, braços pernas para avançar com a barriga em
torno dos seis meses sentar depois engatinhas, subir nas poltronas, cambalear
até que aos 2 anos a marcha já está firme.
Linguagem
As habilidades de
Linguagem começam a proporção que os bebes se comunicam por meio de ruídos,
gestos e depois balbucios;
Os bebês dizem
algumas palavras ao fim de um ano e vão aos poucos, acrescentando palavras a
cada mês;
Aos 18 meses há um
aumento do vocabulário;
Aos dois anos
apresenta a compressão de palavras simples, gestos e a disposição de se
comunicarem são mais significados;
É importante
estimular os sons, gestos, repedir o que ouvem e o que falam;
As peculiaridades da
aprendizagem infantil de uma linguagem dependem do temperamento do bebê, da
sensibilidade do cuidado e do meio cultural.
Emoções
Desde o nascimento,
as crianças expressam angústia, tristeza e contentamento. O prazer é expresso
com um sorriso social em aproximadamente 6 semanas;
O medo se manifesta
cedo, é a cautela com estranhos, etc.;
Dos 3 aos 6 anos
Época de Brincar ou
Pré-escolar
Biopsicossial
Tamanho e Forma
Nessa fase as
crianças crescem 7 cm e 2 kg por ano. O apetite diminui por volta dos 5 anos,
no caso de crianças que fazem muito exercício
Cérebro:
O cérebro aumenta e
a mielinização (amadurecimento das células nervosas) melhora a coordenação
entre suas duas partes.
A proposição que as
crianças ficam mais velhas, elas desenvolvem reações mais rápidas aos estímulos
e adquirem maior capacidade para controlar as reações.
A coordenação dos
trajetos visuais melhora, bem como a
coordenação entre os olhos e as mãos, capacitando a criança a ler e escrever
por volta de 6 anos.
Habilidades motoras:
As habilidades
motoras grossas melhoram consideravelmente durante a primeira infância. Espaço
seguro para brincar, amadurecimento e práticas orientais ajudam avançar.
Linguagem
As crianças nessa
fase aumentam seu vocabulário;
Os pré-escolares
mostram crescimento no conhecimento das formas gramaticais básicas;
Psicossocial:
O eu e o mundo
social - o autoconhecimento ajuda na relação com os outros - base da confiança;
Controle da raiva e
do medo tornam as crianças mais simpáticas e sociáveis;
A agressão pode
gerar vários problemas;
As crianças aprendem
a interagir por maios das brincadeiras.
Comentários
Postar um comentário