Teoria do Desenvolvimento

Uma área da Ψ
Estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor; intelectual; afetivo-emocional e social - desde o nascimento até a idade adulta, quando todos os aspectos atingem o seu mais completo amadurecimento e estabilidade

Ψ do Desenvolvimento
  • Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Ψ
  • Elas foram construídas a partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes faixas etárias ou em diferentes culturas
  • Dentre os teóricos destaca-se Jean Piaget

Aspectos do desenvolvimento:
  • Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação fisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo
  • Aspecto intelectual - é a capacidade de pensamento e raciocínio
  • Aspecto afetivo-emocional - é o modo particular de o indivíduo integrar suas experiências. É o sentir. A sexualidade integra esse aspecto

Aspectos do Desenvolvimento
  • Aspecto social - modo como o indivíduo reage diante de situações que envolvem outras pessoas
  • Todas as teorias partem do pressuposto de que esses quatro aspectos são indissociados, porém elas enfatizam dimensões diferentes (o aspecto orgânico, emocional e social, três aspectos essenciais para o desenvolvimento)

A teoria do Desenvolvimento humano de Jean Piaget
  • Os períodos de desenvolvimento humano aparecem de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento de novas qualidades do pensamento, o que por sua vez, interfere no desenvolvimento global
  • 1º período - Sensório-motor (0 a 2 anos)
  • 2º período - Pré-operacional (2 a 7 anos)
  • 3º período - Operações concretas (7 a 12 anos)
  • 4º período - Operações formais (12 em diante)

Período Sensório-Motor recém-nascido e lactante
  • No recém-nascido a vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexivos, de fundo hereditário, como a sucção
  • Os reflexos melhoram com treino
  • No final desse período, a criança é capaz de usar instrumentos como meio para atingir um objeto. Essa inteligência envolve percepções e os movimentos
[o mundo entra pra dentro de nós através dos sentidos]

Sensório-motor (0 a 2 anos)
  • O desenvolvimento físico é acelerado: sistema ósseo, muscular e neurológico, permite o aparecimento dos comportamentos de sentar, andar, o que possibilita um maior domínio do ambiente
  • A criança admite que um objeto continua a existir, mesmo quando ela não percebe
  • Manifestar preferencias por brinquedos, objetos ou pessoas
  • Desenvolve uma atitude ativa  participativa
  • Sua integração ao ambiente se dá pela imitação às regras. Já possui algumas palavras, fala imitativa

Período Pré-operacional

Ψ = Psicologia

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