Uma
área da Ψ
Estuda o
desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor;
intelectual; afetivo-emocional e social - desde o nascimento até a idade
adulta, quando todos os aspectos atingem o seu mais completo amadurecimento e
estabilidade
Ψ do Desenvolvimento
- Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Ψ
- Elas foram construídas a partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes faixas etárias ou em diferentes culturas
- Dentre os teóricos destaca-se Jean Piaget
Aspectos do desenvolvimento:
- Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação fisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo
- Aspecto intelectual - é a capacidade de pensamento e raciocínio
- Aspecto afetivo-emocional - é o modo particular de o indivíduo integrar suas experiências. É o sentir. A sexualidade integra esse aspecto
Aspectos do Desenvolvimento
- Aspecto social - modo como o indivíduo reage diante de situações que envolvem outras pessoas
- Todas as teorias partem do pressuposto de que esses quatro aspectos são indissociados, porém elas enfatizam dimensões diferentes (o aspecto orgânico, emocional e social, três aspectos essenciais para o desenvolvimento)
A teoria do Desenvolvimento humano
de Jean Piaget
- Os períodos de desenvolvimento humano aparecem de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento de novas qualidades do pensamento, o que por sua vez, interfere no desenvolvimento global
- 1º período - Sensório-motor (0 a 2 anos)
- 2º período - Pré-operacional (2 a 7 anos)
- 3º período - Operações concretas (7 a 12 anos)
- 4º período - Operações formais (12 em diante)
Período Sensório-Motor recém-nascido
e lactante
- No recém-nascido a vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexivos, de fundo hereditário, como a sucção
- Os reflexos melhoram com treino
- No final desse período, a criança é capaz de usar instrumentos como meio para atingir um objeto. Essa inteligência envolve percepções e os movimentos
[o mundo entra pra
dentro de nós através dos sentidos]
Sensório-motor (0 a 2 anos)
- O desenvolvimento físico é acelerado: sistema ósseo, muscular e neurológico, permite o aparecimento dos comportamentos de sentar, andar, o que possibilita um maior domínio do ambiente
- A criança admite que um objeto continua a existir, mesmo quando ela não percebe
- Manifestar preferencias por brinquedos, objetos ou pessoas
- Desenvolve uma atitude ativa participativa
- Sua integração ao ambiente se dá pela imitação às regras. Já possui algumas palavras, fala imitativa
Período
Pré-operacional
Ψ = Psicologia
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